Questões de Biomedicina - Análises Clínicas

Lista completa de Questões de Biomedicina - Análises Clínicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O hemograma é um exame laboratorial que possibilita a avaliação qualitativa e quantitativa das séries vermelha (eritrócitos ou hemácias), branca (leucó-citos) e plaquetária (plaquetas ou trombócitos) a partir das seguintes etapas, respectivamente: eritrograma, leucograma e plaquetograma.

Considerando a importância clínica do exame, analise os itens e assinale a alternativa CORRETA:

    A) Concentração de hemoglobina (HGB): os eritrócitos são lisados, a hemoglobina (proteína contida no interior do eritrócito) é dosada e sua medicação realizada espectrofotometricamente em comprimento de onda de 530 nm. O método mais recomendado é o método da ciano-metahemoglobina e os valores são expressos em g/dL. É um importante parâmetro para avaliação da ocorrência de anemia.

    B) Com a contagem de eritrócitos, a dosagem de hemoglobina e a determinação do he-matócrito, calcula-se os seguintes índices: VCM (volume corpuscular médio), HCM (hemoglobina corpuscular média) nesta etapa.

    C) HCM: indica, na média, o peso de hemoglobina dentro dos eritrócitos, sendo um valor absoluto que é calculado a partir da fórmula: HCM = (HGB × 10)/RBC). O resultado é expresso em picogramas (pg). Quanto menor for o VCM, maior será o HCM.

    D) Quando são visualizadas de 8 a 20 plaquetas em objetiva de aumento de 100 vezes (em imersão), em um campo microscópio bom, é porque o número plaquetário está normal.

    E) Em amostras refrigeradas a 4°C, uma boa parte dos parâmetros do hemograma se mantêm estáveis por até 12 horas.

O exame microscópico é parte vital do exame de urina de rotina. Este consiste em uma valiosa ferramenta diagnóstica para detecção e avaliação de distúrbios dos tratos renal e urinário, bem como de outras doenças sistêmicas. O valor do exame microscópico depende de dois fatores principais: o exame de uma amostra adequada e o conhecimento do profissional que realiza o exame.

Sendo assim, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA.

    A) Os leucócitos encolhem em urina hipertônica e incham ou sofrem lise em urina hipotônica ou alcalina. O número de leucócitos em urina hipotônica e alcalina é reduzido em cerca de 50% no decorrer de 2 horas após a coleta, caso a amostra seja mantida à temperatura ambiente.

    B) O corante mais comum para sedimentos urinários é o corante supravital de Sternheimer-Malbin. O corante de Sternheimer-Malbin contém os corantes cristal violeta e safranina, podendo ser utilizado como um corante geral para a maioria das estruturas urinária.

    C) Cristais são geralmente encontrados em urina recém-eliminada, contudo tornam-se presentes se a urina permanecer em repouso por determinado período.

    D) Sais de urato de sódio, potássio, magnésio e cálcio frequentemente estão presentes na urina em uma forma amorfa, cristalina.

    E) Os cristais de fosfato de cálcio são prismas curtos, delgados e incolores, podendo apresentar uma extremidade afilada, arranjando-se em rosetas ou estrelas (fosfatos estelares), ou sob a forma de agulha.

Na dosagem de triglicérides, são fatores pré-analíticos que aumentam a dosagem, exceto:

    A) Icterícia.

    B) Hemólise.

    C) Gravidez.

    D) Coleta com heparina.

    E) Uso de ácido ascórbico.

Com relação ao exame de Colesterol em frações, é correto afirmar que no laboratório clínico, para o Colesterol – HDL, o método, comumente, empregado é:

    A) Turbidimetria.

    B) Nefelometria.

    C) Cinético – UV.

    D) Imunocromatográfico.

    E) Colorimétrico enzimático.

É o método indicado para dosagem de desidrogenase lática:

    A) Turbidimetria.

    B) Nefelometria.

    C) Cinético – UV.

    D) Imunocromatográfico.

    E) Colorimétrico enzimático.

Lactato desidrogenase - LDH é uma enzima encontrada no citoplasma da maioria das células, responsável em catalisar a conversão de lactato a piruvato. As suas 5 isoenzimas separadas por eletroforese são assim distribuídas nos tecidos:

    A) LDH1 (pulmão), LDH2 (músculo esquelético e fígado), LDH3 (pulmão e músculo esquelético), LDH4 e LDH5 (músculo cardíaco, córtex renal e nas hemácias).

    B) LDH2 (pulmão), LDH4 (músculo esquelético e fígado), LDH3 (pulmão e músculo esquelético), LDH1 e LDH5 (músculo cardíaco, córtex renal e nas hemácias).

    C) LDH3 (pulmão), LDH5 (músculo esquelético e fígado), LDH4 (pulmão e músculo esquelético), LDH1 e LDH2 (músculo cardíaco, córtex renal e nas hemácias).

    D) LDH4 (pulmão), LDH1 (músculo esquelético e fígado), LDH5 (pulmão e músculo esquelético), LDH2 e LDH3 (músculo cardíaco, córtex renal e nas hemácias).

    E) LDH5 (pulmão), LDH1 (músculo esquelético e fígado), LDH2 (pulmão e músculo esquelético), LDH3 e LDH4 (músculo cardíaco, córtex renal e nas hemácias).

A CK atípica ou macro CK tipo 1 é um complexo de CK-BB ligada à _________ e a macro CK tipo 2 é um complexo polimérico de CK __________. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto:

    A) IgA / Lisossomal.

    B) IgA / Mitocondrial.

    C) IgG / Lisossomal.

    D) IgG / Mitocondrial.

    E) IgM / Lisossomal.

A dosagem da isoenzima creatinoquinase MB é um marcador sensível e específico, das lesões das células do tecido muscular:

    A) Hepático.

    B) Cardíaco.

    C) Esquelético.

    D) Pulmonar.

    E) Geniturinário.

Os níveis baixos de triglicerídeos podem estar associados às seguintes condições:

    A) Desnutrição, hipertireoidismo.

    B) Cardiopatias, hipotireoidismo.

    C) Síndrome nefrótica, diabetes mellitus.

    D) Hepatopatia, Hemodiálise.

    E) Síndrome da má absorção, pancreatite aguda.

Em julho de 2009, foi proposta a utilização de hemoglobina glicada (HbA1c) como critério de diagnóstico para o DM. A alegação é que a medida da HbA1c avalia o grau de exposição à glicemia, durante o tempo, e os valores mantêm-se estáveis após a coleta. Em janeiro de 2010, a Associação Americana de Diabetes - ADA modificou o critério inicial. O valor de 6,5% foi escolhido com base no ponto de inflexão para a prevalência de:

    A) retinopatia.

    B) neuropatia periférica.

    C) disfunção sexual.

    D) isquemia cardíaca.

    E) doença renal.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...