Questões sobre Campanha Publicitária

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O tipo de campanha mais adequado para destacar um órgão, como o Conselho Nacional do Ministério Público, perante a sociedade é uma campanha

  • A. de oportunidade.
  • B. de sustentação.
  • C. promocional.
  • D. política.
  • E. institucional.

Planejar uma campanha é a essência do trabalho de publicidade. Pensar estratégias para alcançar o consumidor e usar a criatividade para torná-las reais é uma arte. A propósito desse tema, julgue os itens subsecutivos. As informações coletadas pela agência junto ao cliente, para dar início à produção de uma campanha, são conhecidas como briefing.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às pesquisas de opinião e mercado, julgue os itens subsecutivos.

Nos grupos focais, é possível utilizar um guia de discussão com uma lista de verificação de todos os tópicos que devem ser obrigatoriamente discutidos pelo moderador.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto, é correto afirmar que uma campanha publicitária como a descrita

  • A. deve apresentar as mesmas peças em todos os tipos de mídias, para criar uma identidade visual e ser mais bem memorizada pelo público-alvo. Porém não deve repetir o slogan, sendo criado um para cada material.
  • B. é composta por um conjunto de peças publicitárias, que podem ser lidas individualmente, pois são mensagens completas. Porém o uso de várias peças em diferentes mídias pode confundir o consumidor e não favorecer a memorização da marca.
  • C. é o resultado de vários conceitos criativos que são apresentados nos títulos das diversas peças que devem se adequar ao formato de cada mídia, com exceção da mídia digital, que somente reproduz as peças já veiculadas em outras mídias.
  • D. é um conjunto de peças que são criadas objetivando atingir determinado público-alvo e persuadi-lo à compra ou à aderência a uma ideia. As peças devem trazer o mesmo conceito criativo, além do slogan que é reproduzido em todo material, porém não devem ser idênticas, uma vez que são veiculadas em mídias que trazem características diferentes.
  • E. deve apresentar peças fragmentadas para melhor persuadir o receptor, o qual deve completar o sentido da mensagem.

No mundo atual, icônico e repleto de anúncios publicitários, irão se destacar aqueles nos quais a atenção, a compreensão, a memorização e a credibilidade forem valorizadas, tanto no texto linguístico, quanto na ilustração. Vale lembrar que a função da publicidade e propaganda é persuadir e influenciar o comportamento das pessoas, além de divulgar produtos, serviços e ideias. Para isso, utiliza recursos argumentativos no seu discurso, tanto na linguagem verbal quanto na não verbal. Em 2012, o cantor Leonardo foi o protagonista de duas campanhas publicitárias do Ministério das Cidades para alertar os motoristas sobre os riscos de acidentes nas ruas e estradas durante o feriado de Corpus Christi e as festas de São João. Nesse caso, é correto afirmar que

  • A. essa campanha publicitária apresenta função comercial e trabalha, no seu discurso, com a comunicação de interesse público.
  • B. essa campanha publicitária apresenta função social e trabalha, no seu discurso, com a comunicação de interesse público.
  • C. essa campanha publicitária apresenta função social e não trabalha, no seu discurso, com a comunicação de interesse público.
  • D. essa campanha publicitária não tem função social, pois não trabalha com a comunicação de interesse público no seu discurso.
  • E. a comunicação de interesse público não é utilizada nos discursos publicitários. Logo, a campanha do Ministério das Cidades referenciada não apresenta esse tipo de comunicação.

Leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

Com base no cenário atual, o Ministério das Cidades, por meio do Denatran, lançou, neste ano, uma campanha de conscientização que tem como principal objetivo alertar os motociclistas e os motoristas sobre a urgente necessidade de redução dos acidentes de trânsito. A segurança sobre duas rodas é uma via de mão dupla, pois depende da consciência do motociclista e do respeito dos motoristas. Por isso, neste ano, deu-se continuidade ao conceito que guiou a bem-sucedida campanha do ano passado que teve como slogan “Moto. É preciso saber usar. É preciso respeitar”. O slogan, presente nas peças publicitárias, deve ter características como benefício-chave, diferenciação da marca, sentimentos positivos, e reproduz, no formato de texto, o(a) _______________ da campanha publicitária.

  • A. estratégia
  • B. target
  • C. posicionamento
  • D. atendimento
  • E. checklist

Ouvindo parte de uma conversa entre profissionais de outro setor, um funcionário de uma empresa ouviu um comentário a respeito do crescimento das vendas do produto X, na ordem de 10%, no último trimestre. Ao chegar a seu departamento, fez elogios à equipe de criação pelo êxito da campanha.

Considerando-se a importância do contexto na interpretação de uma pesquisa de mercado e a complexidade de suas variáveis, verifica-se que o

  • A.

    período observado é insuficiente para análise.

  • B.

    dado apresentado ainda não constitui uma informação.

  • C.

    funcionário não tinha razão ao fazer os elogios.

  • D.

    valor de 10% é baixo para o período de três meses.

  • E.

    profissional da criação não é influenciado pela pesquisa.

Considerando que a aplicação prática do projeto de design de uma publicação é denominada diagramação, julgue os itens que se seguem.

O texto com alinhamento centralizado é considerado estático, convencional e conservador, e seu uso é mais efetivo em parágrafos pequenos, como em convites, títulos de páginas, certificados e diplomas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Durante o intervalo da novela, vê-se o seguinte comercial: “... só R$ 29,90. Espremedor de laranja automático de três velocidades por apenas R$ 29,90. Última oportunidade...”

Esse anúncio é um exemplo de

  • A.

    hard sell

  • B.

    rich sell

  • C.

    soft sell

  • D.

    product placement

  • E.

    merchandising

Uma agência de publicidade é dividida em departamentos que se complementam na busca do desenvolvimento perfeito da comunicação de seus clientes, seguindo uma ordem lógica própria de procedimentos.

Em uma campanha de desempenho perfeito, com todas as partes acertando suas funções de imediato, duas áreas que atuam tanto antes quanto depois do trabalho da criação são:

  • A.

    atendimento e mídia

  • B.

    mídia e prospecção

  • C.

    planejamento e atendimento

  • D.

    planejamento e mídia

  • E.

    produção gráfica e planejamento

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