Questões sobre História da Imprensa

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Quanto à realidade e às tendências das políticas de comunicação, julgue os itens que se seguem.

A política de comunicações do presidente Fernando Henrique Cardoso estimulou a participação crescente dos chamados global players, de forma direta ou por associação aos grandes grupos nacionais, na expansão e operação das estruturas e serviços da área.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre a sociedade da informação, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Da década de 60 em diante, as mensagens, públicas e privadas, verbais ou visuais, começaram a ser consideradas dados, informação que podia ser transmitida, coletada e registrada qualquer que fosse seu lugar de origem.
  • B. Foi na sociedade da informação que surgiram os trabalhadores da informação, grupo que lidava com o conhecimento e que estava livre de ideologias.
  • C. A imprensa perdeu força durante a era da sociedade da informação porque um meio eliminou o outro ou confrontou o outro, a exemplo do rádio e da televisão.
  • D. A palavra paradigma passou a ser usada na linguagem geral.

Os primeiros impressos foram produzidos com tipos góticos. O desenho desses tipos foi determinado pela busca de Guttenberg em estabelecer semelhanças com os manuscritos que a tipografia pretendia substituir. Desde então tipógrafos, calígrafos e outros profissionais desenharam toda uma infinidade de tipos. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:

I. É comum que fontes levem os nomes de seus criadores como Garamond, Frutiger, Zapf e Lubalin.

II. Max Miedinger é o desenhista da tipologia Helvética, que originalmente se chamava Neue Haas Grotesk.

III. A tipologia Univers foi criada por Adrian Frutiger e originalmente possuía 21 variações diferenciadas por um sistema de numeração.

IV. A Sabon é uma lapidária criada por Jan Tschichold na década de 1960.

Está correto o que se afirma em:

  • A. somente I e II;
  • B. somente I, II e III;
  • C. somente II, III e IV;
  • D. somente III e IV;
  • E. I, II, III e IV.

Segundo Allen Hurlburt (1986, p. 8) “(...) não há palavra melhor que layout para sintetizar a ideia, a forma, o arranjo ou composição de uma página impressa”.

No entanto, tecnicamente o termo layout designa especificamente:

  • A. esboços nos quais se estabelecem possíveis estruturas gráficas para o trabalho;
  • B. arquivos para aprovação dos clientes e envio aos setores seguintes para a produção do impresso;
  • C. arquivos em formatos nativos que servem para aprovação pelo cliente das etapas do trabalho;
  • D. simulações que devem permitir que o cliente perceba como ficará o impresso quando pronto;
  • E. imagens necessárias para a execução do trabalho nos outros setores da indústria gráfica.

O papel é um dos mais importantes componentes de custo de um impresso. A escolha do suporte de impressão correto passa pelo conhecimento dos diferentes tipos existentes no mercado. Cada tipo de papel possui características próprias e é indicado para determinado grupo de trabalho.

A opção a seguir que descreve o papel de forma acertada é:

  • A. jornal – produzido com elevado percentual de pasta mecânica, tende a descolorir e tornar-se quebradiço com o passar do tempo, utilizado principalmente na imprensa comercial e para impressos de qualidade inferior;
  • B. offset – produzido fundamentalmente com pasta química branqueada, com colagem superficial e percentual entre 20 e 30% de cargas minerais na composição da massa, utilizado principalmente para a produção de folhetos e cartazes;
  • C. bíblia – produzido com pasta química branqueada e sem carga mineral para evitar pesos padrões superiores a 45g/m², destinado sobre tudo à impressão de Bíblias, dicionários e outros livros com elevado volume de páginas;
  • D. bíblia – produzido com pasta química branqueada e sem carga mineral para evitar pesos padrões superiores a 45g/m², destinado sobre tudo à impressão de Bíblias, dicionários e outros livros com elevado volume de páginas;
  • E. bouffant – produzido com mescla de pasta química e mecânica (em pequeno percentual), recebe elevado percentual de carga mineral, o que lhe confere boa absorção e corpo, indicado para a produção de livros.
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