Questões sobre História da Imprensa

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Ele foi um dos principais nomes da chamada Pop Art, movimento artístico de caráter midiático surgido em meados do século XX, que utilizou signos estéticos da Comunicação de Massa, sobretudo relacionados à publicidade, como crítica à sociedade do consumo.

O texto acima se refere a:

  • A. Theodor Adorno
  • B. Tom Wolfe
  • C. Walter Benjamin
  • D. Andy Warhol
  • E. Max Horkheimer

A respeito da história da imprensa no Brasil, assinale a alternativa correta.

  • A. Até a proclamação da República, apenas os jornais Gazeta do Rio de Janeiro e as revistas impressas pela Imprensa Régia tinham licença para circular no País.
  • B. No Brasil colonial, após sucessivas iniciativas terem sido sufocadas pela coroa portuguesa, a imprensa foi oficialmente instalada no País em 1808, mediante o Ato Real de D. João VI.
  • C. Nos primeiros 15 anos após 1822, com a independência do Brasil, passou a existir no País a censura prévia, destinada a fiscalizar que nada se imprimisse contra a religião, o governo e os bons costumes.
  • D. O período que antecedeu a abolição da escravatura foi marcado pelo retrocesso da imprensa brasileira, causado principalmente por jovens de famílias abastadas que voltavam do sul dos Estados Unidos, influenciados pela ideologia escravocrata.
  • E. O jornal Província de São Paulo, que mais tarde passou a chamar-se Folha de S. Paulo, nasceu em 1875.

Um influente filósofo contemporâneo, morto em 1937, pregava que “tudo o que se publica é constantemente influenciado por uma ideia: servir a classe dominante, o que se traduz sem dúvida num fato: combater a classe trabalhadora”. E arremata afirmando que existem “casos em que o jornal burguês ou cala, ou deturpa, ou falsifica para enganar, iludir e manter na ignorância o público trabalhador”.

O autor dessas afirmações é

  • A. Edgard Morin.
  • B. Maxwell McCombs.
  • C. Antonio Gramsci.
  • D. Maurice Merleau-Ponty.
  • E. Dominique Wolton.

O nome desse radiojornal era

  • A. Primeira Hora.
  • B. O Grande Jornal Falado Tupi.
  • C. Jornal da Manhã.
  • D. Notícias Tupi.
  • E. Repórter Esso.

Após a Segunda Grande Guerra, a circulação de notícias dependia de quatro agências: Reuters, Associated Press (AP), Agence France Presse (AFP) e United Press International (UPI). Essas agências

  • A. foram associadas à disseminação de notícias ideologicamente vinculadas aos interesses dos países que as sediavam e a uma determinada ordem política e econômica.
  • B. conseguiram fazer que a cultura dos diferentes países fosse disseminada e criasse ambiente propício para incrementar respeito mútuo entre os povos.
  • C. desapareceram com a popularização dos novos meios de comunicação que permitem acesso sem restrições ao noticiário de todos os países do mundo.
  • D. democratizaram o acesso às informações de todo o mundo pela cobertura dos acontecimentos de forma ampla e confiável.
  • E. incorporaram as novas tecnologias e tornaram desnecessários os serviços jornalísticos dos correspondentes estrangeiros.

O crime do século (no original “Crime Of The Century) é um longa-metragem lançado em 1996 e dirigido por Mark Rydell. O seu roteiro é inspirado no sequestro e morte de Charles Lindbergh III, filho de um piloto americano considerado herói em seu país. O episódio ocorreu em 1932. Em 12 de maio daquele ano o cadáver de uma criança foi encontrado e identificado como o corpo do sequestrado. O imigrante alemão Bruno Richard Hauptmann (Stephen Rea), por uma série de acontecimentos, foi acusado de ser o criminoso e, mesmo apresentando argumentos de que não tinham nenhuma ligação com o crime, foi condenado à pena de morte e eletrocutado em abril de 1936. O filme mostra que a mídia escrita e a mídia radiofônica fizeram cobertura sensacionalista do julgamento de Hauptmann e influenciaram as pessoas envolvidas no processo (jurados, depoentes, juiz e advogados) e a população que acompanhava interessada o julgamento. De acordo com essa descrição sucinta, é possível afirmar que o enredo tem influência da

  • A. teoria do newsmaking.
  • B. Escola de Frankfurt.
  • C. hipótese do agenda setting.
  • D. Escola de Chicago.
  • E. hipótese do gate kepping.

Há uma teoria do Jornalismo que se inspira no Positivismo. Para essa teoria o jornalismo assemelha-se a uma fotografia e sua reprodutibilidade técnica. O jornalista é um comunicador isento que apresenta a verdade descrita por meio de um trabalho objetivo porque sua atividade é pautada por métodos criteriosos de pesquisa e checagem dos fatos. Essa descrição pertence à Teoria

  • A. da Ação Política.
  • B. Interacionista.
  • C. Estruturalista.
  • D. do Espelho.
  • E. Organizacional.

Manifestante é agredido por multidão na Praça da República

O título acima se refere à agressão que um black-block sofreu de integrantes de uma passeata organizada pelo MPL (Movimento Passe Livre). A multidão caracteriza-se por

  • A. reunir múltiplas coletividades em oposição a um aglomerado único e se observa em seu meio a existência de pessoas e grupos que não reagem de forma homogênea aos estímulos da mídia.
  • B. ser um grupo espontâneo, temporário e desorganizado, formado por indivíduos que dividem um sentimento comum. Seus componentes estão próximos fisicamente, mas possuem fracos laços sociais.
  • C. ser um conjunto de pessoas, em geral dispersas geograficamente, que tem um interesse em comum. Os seus componentes nem sempre atuam em conjunto, mas, individualmente, podem tomar decisões homogêneas.
  • D. não possuir noção de identidade ou regras. Sua composição (os indivíduos que a formam) está sempre se alterando. A interação entre os membros e deles com os emissores das mensagens é mínima..
  • E. reforçar os vínculos que todos os seres humanos têm como membros de grupos organizados e por ampliar os laços afetivos das pessoas que os formam, porque seus destinos estão indissoluvelmente a esses grupos.

Considerando as informações do texto, são autores da Mass Communication Research, também chamada de escola americana:

  • A. Jurgen Habermas e Paul F. Lazarsfeld.
  • B. Harold Lasswell e Herbert Marcuse.
  • C. Stuart Hall e Erich Fromm.
  • D. Harold Lasswell e Carl Hovland.
  • E. Paul F. Lazarsfeld e Stuart Hall.

O fato relatado no texto do Observatório da Imprensa em 15/4/2014, trazendo novas perspectivas em relação à regulamentação da profissão de jornalista, ocorreu em

  • A. 2009.
  • B. 2010.
  • C. 2012.
  • D. 2013.
  • E. 2014.
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