Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais

Lista completa de Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com respeito às primeiras teorias da comunicação, julgue os itens subseqüentes.

O público é formado por leitores, ouvintes e espectadores que têm por hábito ler jornais e ouvir programas que reforcem seus pontos de vista. Esse comportamento do público corresponde ao que Paul Lazarsfeld denominou de exposição seletiva à ação da mídia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os meios de comunicação são capazes de constituir o que McCombs denomina de agenda-setting. A partir dessa hipótese teórica, julgue os itens a seguir.

Uma das fases do processo de agenda é a do enquadramento do objeto focalizado pelos mass media a qualquer tipo de problema que ele simboliza. É a fase do framming, isto é, da imposição de um quadro interpretativo àquilo que foi intensivamente coberto.

  • C. Certo
  • E. Errado

O texto acima apresenta um cenário contemporâneo do fenômeno da comunicação. A partir do que propõe o texto e dos estudos atuais, julgue os seguintes itens.

A comunicação é algo muito improvável, uma vez que as pessoas e os sistemas sociais estão abertos ao ambiente e permanentemente mudam sua identidade em função das informações e das demandas externas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O texto acima apresenta um cenário contemporâneo do fenômeno da comunicação. A partir do que propõe o texto e dos estudos atuais, julgue os seguintes itens.

Os meios de comunicação são hoje máquinas de simulação, que fazem a informação disseminada refluir sobre si mesma, em processo de auto-referenciação e permanente reciclagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

A temática da comunicação pública tem dominado o debate acadêmico e profissional nos últimos anos. Julgue os itens a seguir, levando em consideração as reflexões teóricas acerca do tema.

Segundo Heloiza Matos, a comunicação pública não diminuiu o abismo entre o círculo de tomada de decisões políticas e o homem comum, não aproximou os jornalistas, os políticos e as elites do resto da sociedade e não deu conta do funcionamento da vida democrática.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no conhecimento teórico e nas rotinas produtivas da profissão de jornalista, julgue os itens subseqüentes.

Segundo Chaparro, seriam atributos do produto jornalístico o interesse (atributo de definição) e a atualidade, a proximidade, a notoriedade, a curiosidade, o conflito, a dramaticidade, a emoção, a surpresa e as conseqüências.

  • C. Certo
  • E. Errado

O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente pelos jornais, revistas e demais veículos impressos. O jornalismo impresso tem suas regras de redação e linguagem, que podem variar nos diferentes veículos, mas sempre a partir de alguns critérios comuns. Julgue os itens que se seguem, acerca desse assunto.

No jornalismo, o uso de entretítulos varia de acordo com a natureza do texto. No entanto, os entretítulos são usados sempre e necessariamente nos artigos e editoriais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação é um sistema aberto. Como sistema, a comunicação é organizada pelos elementos fonte, codificador, canal, mensagem, decodificador e receptor, que vitalizam o processo. Por sua vez, a organização persegue um equilíbrio entre as partes que a formam. Tal equilíbrio é resultante da disposição ordenada entre as partes da organização e essa integração é obtida graças ao processo comunicacional.

A partir desses princípios julgue os itens a seguir.

A comunicação é responsável pelo envio e recebimento de mensagens em três grandes sistemas: o sistema sociopolítico, em que se inserem os padrões da competição, as leis de mercado, oferta e procura; o sistema econômico-industrial, em que se inserem os valores globais e as políticas do meio ambiente; e o sistema inerente ao microclima interno das organizações, em que estão estabelecidas as normas e políticas necessárias às operações empresariais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação é um sistema aberto. Como sistema, a comunicação é organizada pelos elementos fonte, codificador, canal, mensagem, decodificador e receptor, que vitalizam o processo. Por sua vez, a organização persegue um equilíbrio entre as partes que a formam. Tal equilíbrio é resultante da disposição ordenada entre as partes da organização e essa integração é obtida graças ao processo comunicacional.

A partir desses princípios julgue os itens a seguir.

A comunicação é uma área multidisciplinar, mediando os interesses dos participantes, os interesses da empresa, enquanto unidade econômica, e os interesses da administração, enquanto instituição. Essa grande característica do fenômeno comunicacional — de mediação de objetivos — mostra sua magnitude e importância para o equilíbrio do microclima interno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, a respeito das novas tecnologias de comunicação. A convergência da base tecnológica, a dinâmica da indústria e o crescimento da Internet são fatores relacionados às transformações promovidas pelas novas tecnologias de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...