Questões de Comunicação Social da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

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Em relação ao sigilo profissional, marque a alternativa que NÃO apresenta os princípios fundamentais do Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas:

  • A.

    A quebra de sigilo é necessária quando se tratar de fato delituoso, previsto em lei, cuja gravidade de suas consequências imponha para o Profissional de Relações Públicas o imperativo de consciência de denunciar o fato.

  • B.

    Nos casos de perícia, o profissional de Relações Públicas deverá tomar todas as precauções para que, servindo à autoridade que o designou, não exponha indevida e desnecessariamente ações do caso em análise.

  • C.

    O profissional de Relações Públicas guardará sigilo das ações que lhe forem confiadas e não poderá ser obrigado a revelar assuntos que possam ser lesivos a seus clientes ou empregadores.

  • D.

    Quando o profissional de Relações Públicas faz parte de uma equipe, o cliente deverá ser informado de que seus membros poderão ter acesso a material referente aos projetos e ações.

  • E.

    Justifica-se a quebra de sigilo apenas quando o profissional de Relações Públicas aceitar serviços incompatíveis com os princípios e técnicas de Relações Públicas.

O veículo rádio, apesar da grande penetração da televisão e da Internet nos últimos anos, continua sendo uma mídia popular de grande penetração nas massas, possuindo em seus programas jornalísticos as seguintes características:

I. A utilização constante de lides opinativos distingue o rádio dos demais veículos pelo caráter informal das apresentações e pela busca do entrosamento através da expressão de posicionamentos e opiniões.

II. A não utilização do texto manchetado apresentado por dois ou três apresentadores, como ocorre na televisão, optando por uma apresentação mais intimista e pessoal, como se fosse um diálogo com o ouvinte.

III. A repetição das informações mais importantes e, no caso de um fato já veiculado, a reapresentação de seus pontos principais após o lide.

IV. Em fatos que não sejam policiais, a palavra indicativa de tempo, se for passada, deve ser evitada no lide para que não deixe a impressão de que se trata de uma notícia “velha”, já ultrapassada.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  • A.

    I, II

  • B.

    III, IV

  • C.

    I, III

  • D.

    II, IV

  • E.

    I, IV

O surgimento da web apresenta um novo e vasto universo de opções em se tratando de ações e produtos publicitários exclusivamente para as redes, dos quais podemos destacar podcastings, que:

  • A.

    Objetiva promover a comunicação através de arquivos de áudio transmitidos via Internet, possibilitando a divulgação de diversos temas através de um agregador de informação.

  • B.

    É uma ferramenta paralela às páginas web, utilizada para divulgação de mensagens rápidas e pontuais em formato de texto.

  • C.

    É um boletim informativo para ambientes digitais, com imagens e sons destinados aos diferentes públicos da organização (interno e/ou externo) e com periodicidade regular, além de possuir temática definida e constante.

  • D.

    É um instrumento que dispõe de imagem e som para compartilhamento de informações em tempo real, que foi criado a princípio para a agilização de processos decisórios, tornando-se posteriormente muito eficaz no envio de mensagens promocionais.

  • E.

    Foi planejado para a disseminação exponencial de mensagens de texto a partir de um conjunto de multiplicadores selecionados para interação intensiva em ambiente digital.

A Constituição Brasileira de 1988 possui um capítulo voltado a Comunicação Social onde estabelece entre outras prerrogativas, EXCETO:

  • A.

    Que qualquer censura de natureza política, ideológica e artística é vedada no Brasil.

  • B.

    Os meios de comunicação não podem ser objetos de monopólio ou oligopólio direta ou indiretamente.

  • C.

    A publicação de veículo impresso, assim como rádio e televisão, depende de licença de autoridade.

  • D.

    Em qualquer meio de comunicação social, a responsabilidade editorial é privativa a brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos.

  • E.

    A propaganda comercial de tabaco e bebidas alcoólicas está sujeita a restrições legais e deve conter advertência sobre os malefícios decorrentes de seu consumo.

As notícias podem ser classificadas sob vários aspectos como ocorrência, oportunidade de publicação, ocorrência por procedência e inconsistências. Sobre esse tema, só NÃO é possível afirmar:

  • A.

    No que diz respeito à ocorrência por procedência, a notícia pode ser classifica em internacional, regional e local.

  • B.

    Uma matéria quente ou feature é aquela divulgada imediatamente ao acontecimento.

  • C.

    No que se refere à ocorrência, as matérias previsíveis são aquelas nas quais há um planejamento da cobertura antecipadamente.

  • D.

    Quando um repórter sai para cobrir um fato previsto e se depara com um novo acontecimento, muitas vezes de maior importância voltando à redação com uma nova reportagem, essa notícia é classificada como mista.

  • E.

    Um erro ocasionado pela falta de atenção do repórter no que tange à visão ou audição, é tradicionalmente denominado lapso fisiológico.

As novas tecnologias se transformaram em importantes aliadas das assessorias de comunicação em diversas tarefas, dentre as quais a de pesquisa na web, de notícias e informações sobre a organização. Os clippings digitais são hoje parâmetros para mensuração de resultados de divulgação em diversas assessorias de imprensa, através de “mecanismos de buscas”, como se pode exemplificar tecnicamente na seguinte alternativa:

  • A.

    “cadê”

  • B.

    “yahoo”

  • C.

    “britannica”

  • D.

    “google”

  • E.

    “search”

Analise as afirmativas:

I. “Na World Wide Web, o texto deve ser escrito de forma linear evitando que o internauta navegue pela estrutura do hipertexto.”

II. “A luz do monitor do computador faz com que o leitor pisque mais os olhos, o que gera uma capacidade de leitura 25% superior aos veículos impressos, portanto, o texto para a internet pode ser mais extenso até 25% do que o texto para impresso.”

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Ambas as afirmativas estão incorretas.

  • B.

    Apenas a afirmativa I está correta.

  • C.

    As duas afirmativas estão parcialmente corretas.

  • D.

    Apenas a afirmativa II está correta.

  • E.

    Ambas as afirmativas estão corretas.

“O relacionamento assessoria de comunicação e mídia é essencial na construção de uma imagem estruturada de forma positiva frente à opinião pública.” No que diz respeito aos instrumentos deste trabalho, é correto afirmar:

  • A.

    O press release é uma ferramenta ultrapassada, não mais recomendada seu envio à imprensa, já que os instrumentos digitais são hoje predominantes nas redações.

  • B.

    Muito utilizado na década de 1990, o press tour é condenável hoje, pois leva o jornalista a um local de interesse da organização, compromete o trabalho isento de reportagem sobre o tema, ferindo, portanto, a ética profissional.

  • C.

    Através do media training, as organizações preparam seus executivos, dispensando a utilização de porta-vozes.

  • D.

    O press kit com brindes é uma ação constante nas assessorias e muito bem aceita nas redações, gerando bons espaços nos veículos de comunicação de massa.

  • E.

    A formação de porta-vozes é uma ação fundamental da Assessoria, já que não se recomenda ao assessor falar em nome da empresa, mas um executivo qualificado e treinado para atender às demandas dos diversos veículos.

“A melhoria dos contatos – ou dos resultados advindos desses contatos – passa pelo entendimento das motivações que as organizações e a imprensa têm. Isso envolve compreender o porquê do contato, manter no discurso as key messages (...), definir o público-alvo da mensagem, (...)” Qual das definições melhor define a palavra sublinhada no trecho anterior:

  • A.

    Os pontos mais relevantes a serem destacados.

  • B.

    A política e a cultura da organização.

  • C.

    A missão que a organização almeja alcançar.

  • D.

    As visões da organização diante do fato divulgado.

  • E.

    As fontes de informação a ser contactadas para tratar do tema.

Na comunicação integrada pode-se apontar como integrantes da Comunicação Institucional:

  • A.

    Acionistas, Governos e Sindicatos.

  • B.

    Funcionários, Consultores e Cooperados.

  • C.

    Franqueados, Concorrência e Parceiros.

  • D.

    Clientes/Consumidores e Usuários.

  • E.

    Familiares dos empregados, Profissionais de Mercado e Comunidades.

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