Questões de Comunicação Social da MSConcursos

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Leia os trechos a seguir: “[...] é o resumo da notícia, o sumário do fato narrado, a „ementa‟ da informação e fica localizada nas primeiras linhas do texto. [...] Nela surgem os elementos estruturais básicos da ocorrência: a ação, o agente, o tempo, o modo, o lugar e o motivo”. Agora, veja o exemplo a seguir, publicado no jornal O Estado de S. Paulo, em 21 de março de 2016: “O presidente americano, Barack Obama, deu início ontem à sua histórica visita a Cuba sob chuva, sem povo nas ruas e cinco horas depois da detenção de dissidentes com os quais planeja se encontrar amanhã. A situação dos direitos humanos em Cuba é um dos mais espinhosos temas da relação entre os governos de Washington e Havana, que tentam superar 53 anos de isolamento com uma nova política de engajamento, anunciada há 15 meses”. Diante do que apresentam os textos mencionados, o trecho que foi publicado no jornal O Estado de S. Paulo é:

  • A. Nota oficial
  • B. Comunicado
  • C. Lead da matéria
  • D. Crônica

Veja o texto publicado por ocasião da morte do empresário Roger Agnelli, ex-presidente da Vale, e de sua família, em um acidente de avião, no dia 19 de março de 2016, em São Paulo: “Foi com grande pesar que recebi a notícia do falecimento do empresário Roger Agnelli, sua mulher, filhos, genro e nora, em acidente aéreo. Agnelli dedicou sua carreira profissional a grandes empresas brasileiras, sempre comprometido com o desenvolvimento do País. Perdemos um brasileiro de extraordinária visão empreendedora. Neste momento, manifestamos nossa solidariedade a seus parentes e amigos. Dilma Rousseff - Presidenta da República Federativa do Brasil”. A motivação do texto e sua autoria revelam que se trata de:

  • A. Nota oficial
  • B. Comentário
  • C. Relatório
  • D. Artigo

Leia o trecho a seguir: “[...] é a técnica do relato dos fatos segundo a ordem decrescente da sua importância. O redator seleciona os incidentes mais substanciais para encimar a construção; vai colocando em seguida os fatos e detalhes para terminar com aqueles de menos interesse e valor. [...] No jornalismo diário moderno, notadamente nos tabloides, cuja matéria deve ser bastante condensada, esta técnica é a mais usada porque permite cortes dos últimos parágrafos sem que o leitor fique privado dos principais lances do fato relatado”. A técnica descrita é a elaboração do texto em:

  • A. Suíte
  • B. Cozinha
  • C. Texto-legenda
  • D. Pirâmide invertida

Sobre sinais de revisão de texto, observe os sinais a seguir:

Eles representam as ações necessárias para revisar o texto, respectivamente:

  • A. Separar; Correção Analisada; Retirar espaço; Juntar palavra.
  • B. Unir; Caixa Alta; Adicionar espaço; Quebrar linha.
  • C. Adicionar espaço; Caixa Alta; Quebrar linha; Retirar espaço.
  • D. Inverter ordem; Correção Analisada; Adicionar espaço; Quebrar linha.

Um gênero de redação que é a forma de expressão do jornalista/escritor e que busca transmitir ao leitor seu juízo sobre os fatos, ideias, estados psicológicos pessoais e coletivos; tem, em seu sentido tradicional, o relato de acontecimento de ordem cronológica, reportando-nos à atualidade, ao momento, ao instante; passa da história e da literatura para o jornalismo, ocupando as colunas da imprensa diária e periódica; traz a valoração do fato, ao tempo em que vai se narrando; ao relatar algo, nos dá a sua versão do acontecimento; põe em sua narração um toque pessoal; trata-se de:

  • A. Crônica
  • B. Reportagem
  • C. Roteiro
  • D. Release

Leia o trecho a seguir: “A necessidade de se pensar sobre [...] surge diante da constatação prática de que não há espaço nos veículos informativos para a publicação ou veiculação da infinidade de acontecimentos que ocorrem no dia a dia” (SILVA, 2005, p. 97). Em outro trecho, a seguir, tem-se que: “[...] não é, pois, uma classificação abstrata [...]; é, antes, a lógica de uma tipificação que tem por objetivo atingir fins práticos de uma forma programada e que se destina, acima de tudo, a tonar possível a repetitividade de certos procedimentos”. (WOLF, 1999, p. 197). Sabendo-se o modo de fazer do jornalismo, os trechos abordam os:

  • A. Critérios de noticiabilidade
  • B. Noções de entrevista
  • C. Efeitos do mass media
  • D. Processos do agenda setting

Leia as afirmações a seguir:

I. A estratificação dos produtos culturais, segundo a sua qualidade estética ou o seu interesse, é perfeitamente adequada à lógica de todo o sistema produtivo.

II. Embora os indivíduos acreditem que, nos seus tempos livres, se subtraem aos rígidos mecanismos produtivos, na realidade, a mecanização determina tão integralmente a fabricação dos produtos de divertimento que aquilo que se consome são apenas cópias e reproduções do processo de trabalho.

III. Construídos propositadamente para um consumo descontraído, não comprometedor, cada um desses produtos reflete o modelo do mecanismo econômico que domina o tempo do trabalho e o tempo do lazer.

Sobre as afirmações, é correto afirmar que:

  • A. Correspondem a fundamentos presentes na noção teórica de gatekeeper.
  • B. Abordam as políticas de comunicação vigentes.
  • C. Trata-se de noções abordadas pela teoria crítica na análise do que se constitui como indústria cultural.
  • D. Relacionam-se ao caso específico da tematização das relações trabalhistas, num exemplo evidente de agenda-setting.

Leia o trecho a seguir: “Os símbolos são abreviaturas fixadas por convenções quase sempre internacionais para as unidades de medida, os elementos químicos, os pontos cardeais” (PINTO, 1993, p. 77). Na escrita das unidades de medida, é correto afirmar:

I. Escrevem-se os nomes das unidades com letras minúsculas, mesmo quando correspondem a nomes de pessoas.

II. Os símbolos fixados por convenções internacionais se submetem ao sistema ortográfico vigente no país.

III. Celsius, Fahrenheit e Réaumur são exceções que devem ser grafadas com letras maiúsculas.

  • A. Apenas as afirmações I e II estão corretas.
  • B. Apenas as afirmações II e III estão corretas.
  • C. Apenas as afirmações I e III estão corretas.
  • D. Apenas a afirmação III está correta.

Leia o trecho a seguir: “As publicações organizacionais se propõem a combater o desconhecimento a respeito da empresa e promover a integração entre os públicos ligados a ela, ao mesmo tempo que pretendem projetar a empresa para internamente assegurar a boa produtividade e externamente conseguir aumentar as vendas e, consequentemente, os lucros. Este é o objetivo finalista, pois as empresas conseguem atingir muitos outros tipos de objetivos intermediários com suas publicações. [...] As 11 publicações enquadram-se no processo de comunicação empresarial. Elas constituem canais de comunicação entre a empresa e os sistemas cultural-interno, ambiente competitivo [...]”. A característica de canais de comunicação estrutural é:

  • A. Utilização de veículos típicos para projeção de imagem, espelhando apenas as informações mais oficiais da direção da empresa.
  • B. A unilaterialidade e direção a uma audiência relativamente grande, heterogênea e anônima para comunicação indireta-unilateral-pública.
  • C. Publicações externas fundamentalmente em veículos instrumentais de comunicação que objetivam projetar uma imagem e obter comportamentos externos favoráveis à empresa.
  • D. Publicações internas para assegurar o fluxo satisfatório entre a direção e os funcionários, cujo objetivo é o de criar e manter o clima coletivo favorável e mostrar as empregados a política empresarial.

Leia o trecho a seguir: “A transladação dessa teoria para o campo definido do jornalismo leva à afirmação de que o acontecimento (do qual o relacionamento informativo faz parte) é uma forma de processo, com capacidade maior ou menor de desorganização e reorganização social. A intervenção do relato jornalístico em acontecimentos complexos ou com elevado potencial de complexidade pode assumir dimensão de sucesso dentro do processo e, até, desencadear processos derivados”. Ao se referir às condições em que o jornalismo é produzido, as quais, em determinado estado, se agregam ou suprimem objetos ou atribuem outras propriedades, busca-se delinear a característica descrita em:

  • A. Idoneidade e responsabilidade social do jornalismo.
  • B. Espontaneidade e objetividade financeira do jornalismo.
  • C. Intencionalidade e pragmática do jornalismo.
  • D. Previsibilidade e contemporaneidade do jornalismo
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