Questões de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O processo de segmentação, dentro de uma organização, visa atingir públicos distintos de forma mais eficaz. Com relação a isso, considere os seguintes aspectos:

Na definição de um veículo segmentado, é central especificar:

  • A.

    apenas 1, 2 e 3.

  • B.

    apenas 1, 2 e 4.

  • C.

    apenas 1, 3 e 4.

  • D.

    apenas 2, 3 e 5.

  • E.

    apenas 3, 4 e 5.

Com base no texto acima, assinale que situação, no dia-a-dia do jornalismo, NÃO pode ser tomada como uso ritual e estratégico da objetividade, como a define Tuchman.

  • A.

    As páginas de opinião dos jornais pautam-se pelo pluralismo liberal (KUNCZIK, M. Conceitos de jornalismo: norte e sul. São Paulo: Edusp, 1997). Ou seja, publicam opiniões diversas para promover o debate público. Ao fazer isso, o jornal aparenta estar isento em relação às opiniões que divulga. No entanto, mantém para si o papel de editar as opiniões, não alterando os textos enviados, mas demandando-os e atribuindo o momento e o espaço em que serão publicados. Ou seja, a página de opinião manifesta, sobretudo, a opinião do jornal, mas é usada como ritual estratégico de defesa da sua objetividade.

  • B.

    A cobertura econômica tem um grande desafio: traduzir, em termos acessíveis, os acontecimentos de um campo social bastante hermético. Por vezes, o jornalismo econômico lida com cifras que, de tão altas, são desprovidas de sentido para grande parte da população. Nesses casos, tenta, algumas vezes, converter os valores em referências conhecidas, como número de cestas básicas, normalmente para dar a dimensão gigantesca do valor. Em outras ocasiões, cita a informação com extrema precisão e repete o procedimento ao longo da matéria. Nesses casos, a precisão de informações atua como uma garantia de que o trabalho de apuração foi acurado. Ou seja, tem como principal função garantir a precisão do texto, produzir um efeito de sentido. É um ritual de defesa prévia das críticas.

  • C.

    Numa situação hipotética, um jornalista é designado para cobrir uma manifestação de um grupo pelo qual simpatiza. Para veicular as opiniões do grupo, sem, no entanto, ser acusado de parcial, ele faz uso vasto das aspas. Reporta, assim, a opinião com a qual concorda, mas não se compromete. Dessa forma, usa um instrumento usual de citação do jornalismo como recurso estratégico para defender a sua objetividade.

  • D.

    As informações, num texto jornalístico, são hierarquizadas. Ou seja, o primeiro parágrafo, além de responder algumas perguntas fundamentais, ainda traz a informação mais importante. Essa forma usual de organizar o texto jornalístico, evidenciando uma pesquisa e seleção de dados, é uma proteção prévia contra as críticas. Ou seja, se está organizado assim é por que a informação é relevante. Logo, sua publicação segue critérios objetivos que não podem ser criticados

  • E.

    Na posse do prefeito José Serra (PSDB), em São Paulo, houve uma intensa discussão com a ex-prefeita Marta Suplicy (PT). O prefeito empossado alegava que a sua antecessora não havia deixado recursos para pagar uma dívida com a União. Segundo a assessoria de Marta, o recurso existia, de um repasse legal do governo de São Paulo, também do PSDB, que, no entanto, havia sido depositado em juízo. Nesse caso, o jornalismo da Globo ouviu as duas versões e as divulgou. Manteve o tom de bate-boca, sem, porém, checar nenhuma informação. Ou seja, usou como ritual de defesa a divulgação de versões contraditórias, sem checar a veracidade das declarações

O modelo informacional elaborado pela teoria matemática da comunicação pode ser resumido no seguinte esquema:

Sobre esse modelo teórico, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    Esse modelo matemático foi ignorado pelos estudos de recepção americanos, que se basearam, desde sempre, na possibilidade de resposta.

  • B.

    O modelo tem, sobretudo, uma preocupação técnica, de reprodução isomórfica de informação de uma fonte em um destino.

  • C.

    O processo é unidirecional, pois não prevê resposta, nem se preocupa com ela.

  • D.

    O modelo gesta o conceito de ruído, que atrapalharia a transparência inerente ao processo de comunicação.

  • E.

    Nesse modelo, o ruído degrada a mensagem e a redundância ameniza os efeitos do ruído.

Com base nesses dois trechos, é correto afirmar:

  • A.

    Ambos tratam de um mesmo fenômeno, claramente identificado na nossa sociedade: o consumo. No entanto, as abordagens diferem, pois os autores não têm a mesma avaliação sobre os benefícios desse processo. Para um, o consumo se liga ao prazer, à vida. Para o outro, perverte a política.

  • B.

    Os trechos, apesar de tratarem do mesmo tema, apresentam interesses muito diversos. Em Bauman, é uma questão subjetiva, das possibilidades de felicidade na sociedade de consumo. Em Canclini, trata-se da possibilidade da política realizar-se, plenamente, via mercado.

  • C.

    Tanto Bauman quanto Canclini mostram um saudosismo de um momento da sociedade em que o consumo não distorcia a política e a vida. Nesse aspecto, idealizam o passado e condenam o presente.

  • D.

    A grande divergência entre as duas abordagens é a relevância do tema. Para a América Latina, a abordagem de Bauman não é pertinente, pois a busca do prazer é irrelevante diante dos problemas políticos do continente.

  • E.

    Com a abordagem de Bauman podemos pensar os problemas que Canclini apresenta e ir além, mostrando a forma como o prazer via consumo modela toda a vida e serve como instrumento estabilizador da sociedade.

Com base nesse texto e em referências dos estudos de agenda setting, considere as seguintes afirmativas:

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 5 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 1, 4 e 5 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 2, 3 e 5 são verdadeiras.

De acordo com Nilson Lage (Teoria e técnica do texto jornalístico. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005), a diferença entre notícia e reportagem começa pela pauta, ou seja, o planejamento de matérias para um veículo ou de dada matéria em particular. Pautas de notícia podem ser elaboradas a partir, entre outros itens, de indicação de suítes. Nesse sentido, o que são suítes?

  • A.

    Sugestões de coberturas sazonais.

  • B.

    Eventos inesperados que chegam à redação por denúncias, pela apuração de rotina pelo telefone ou pela Internet.

  • C.

    Continuações ou desdobramentos de eventos da véspera ou anteriormente divulgados.

  • D.

    Fatos de interesse público, descobertos a partir de observações do repórter ou de alguma testemunha/informante.

  • E.

    Repetição local de notícias produzidas em outras cidades ou países.

Jornalistas e teóricos do jornalismo, segundo Álvaro Caldas (Deu no jornal: o jornalismo impresso na era da Internet. Rio de Janeiro: Editora PUC. São Paulo: Loyola, 2002) e Daniel Piza (Jornalismo cultural. São Paulo: Contexto, 2005), classificam as reportagens em diversos tipos. Sobre o tema, considere as afirmativas abaixo:

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

  • B.

    Somente a afirmativa 1 é verdadeira.

  • C.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

  • E.

    Somente a afirmativa 4 é verdadeira.

Com base no texto acima, considere as seguintes afirmativas:

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras.

Segundo Sant'Anna (Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Pioneira. 1998), "a Propaganda Governamental Institucional é utilizada nos casos em que o fortalecimento da imagem do Governo deve interagir com a ação da população no sentido de obter maior cooperação e credibilidade, através do respaldo para a motivação popular em torno do programa do governo" (p. 70). Assim sendo, esse tipo de comunicação:

  • A.

    ocorre somente em épocas de crises, quando o Governo precisa conseguir o apoio da população para manter sua legitimidade.

  • B.

    ocorre somente em períodos eleitorais, quando a população precisa conhecer, comparar e discutir diversos programas de Governo.

  • C.

    é uma constante atividade de comunicação governamental com o fim exclusivo de criar e manter a boa imagem do Governo.

  • D.

    tem como função comunicar ao povo o que o Governo deseja fazer, o que está fazendo e prestar contas do que já foi feito e buscar canais para identificar as necessidades da população para adequar a administração às reivindicações desta.

  • E.

    é toda a comunicação feita pelos órgãos governamentais.

Com relação às etapas de uma campanha publicitária, numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    4 - 5 - 2 - 3 - 1.

  • B.

    2 - 5 - 4 - 1 - 3.

  • C.

    3 - 5 - 2 - 1 - 4.

  • D.

    1 - 5 - 3 - 2 - 4.

  • E.

    5 - 1 - 4 - 3 - 2.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...