Questões de Conhecimentos Bancários da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Em relação ao Sistema Financeiro Nacional (SFN), considere as afirmativas a seguir.

I - O Conselho Monetário Nacional (CMN) é um órgão normativo do SFN.

II - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é uma instituição fi nanceira não monetária.

III - A Taxa de Juros Selic é uma taxa de referência para as operações com títulos públicos federais.

IV - A Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) é usada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na formação do custo de seus empréstimos.

É correto o que se afirma em

  • A. I e II, apenas
  • B. II e III, apenas
  • C. I, II e III, apenas
  • D. II, III e IV, apenas
  • E. I, II, III e IV

Em termos teóricos, podem ser conferidas ao Banco Central diversas atribuições, destacando-se, dentre elas, a de ser o Banco dos Bancos, o Único Banco Emissor ou o Banqueiro do Governo.

Sob o enfoque de Banqueiro do Governo, o Banco Central deve ser o

  • A. financiador das obras de infraestrutura da União
  • B. emprestador de dinheiro para as obras de fomento
  • C. centralizador do caixa do governo
  • D. detentor do monopólio de órgão arrecadador da União
  • E. detentor do monopólio da distribuição do dinheiro

No Sistema Financeiro Nacional (SFN), sob o enfoque da Dinâmica do Mercado, o elemento técnico-conceitual referente à parte da economia que acompanha o comportamento dos salários e do poder de compra do salário da população, é a

  • A. política fiscal
  • B. política de preços
  • C. inflação
  • D. política de rendas
  • E. taxa de juros

Nos últimos anos, observou-se que o mercado bancário teve elevado crescimento e forte acirramento entre as instituições bancárias no desenvolvimento de suas atividades, aumentando, dessa forma, a competição bancária.

 Um dos fatores que impulsionaram essa disputa mercadológica, entre as instituições bancárias, surgiu com a

  • A. ausência de interesse nas compras de folhas de pagamento
  • B. redução de taxas de juros dos Títulos Públicos Federais
  • C. alta das taxas SELIC
  • D. redução dos níveis de crédito
  • E. falta de garantia do chamado crédito consignado

Fazem parte do Sistema Financeiro Nacional (SFN) Instituições Financeiras Bancárias e Instituições Financeiras não Bancárias.

Nesse enfoque, pertencem ao grupo das Instituições não Bancárias, dentre outras, os Bancos

  • A. Múltiplos, com carteira de crédito imobiliário
  • B. Múltiplos, com carteira comercial
  • C. Comerciais
  • D. Cooperativos
  • E. de Investimento

Os produtos bancários têm certas características que os diferenciam dos demais produtos comercializados no mercado.

Uma de suas características é determinada pela ausência de clareza ou precisão quando de sua oferta, que repercute na falta de compreensão e na dificuldade de o cliente elaborar mentalmente aquele produto que está sendo a ele ofertado.

 Essa característica está relacionada à(ao) sua(seu)

  • A. risco percebido
  • B. imaterialidade
  • C. tangibilidade
  • D. automação
  • E. invariabilidade

A motivação da força de vendas é um fator fundamental para o sucesso na área comercial, sendo então necessário respeitar a seguinte premissa:

  • A. A motivação financeira sempre será o aspecto motivacional mais importante em um time comercial.
  • B. Uma equipe motivada sempre conseguirá alcançar e superar as metas da área comercial.
  • C. O gasto financeiro da empresa em motivação é um fator essencial para manter a equipe de vendas constantemente motivada.
  • D. A motivação está diretamente ligada à valorização do funcionário.
  • E. A questão motivacional não tem relação com um ambiente propício ao desenvolvimento pessoal e profissional de seu colaborador.

No momento da venda, ao apresentar um serviço bancário, o funcionário deve levar em conta o conceito de custo total para o cliente.

Esse conceito envolve, além das condições financeiras do serviço que se pretende adquirir, outros fatores, tais como:

  • A. tempo e energia física e psicológica
  • B. prazo e condições de pagamento
  • C. vantagens esperadas
  • D. necessidades e desejos
  • E. imagem funcional e psicológica

Campanhas de propaganda são instrumentos eficientes para aumentar o share of mind de uma marca, aumentando a confiança dos consumidores nos serviços bancários contratados.

Por intermédio de pesquisa, um banco pode medir o nível de share of mind de sua marca, solicitando aos clientes que

  • A. respondam a questões relacionadas aos fatores psicográficos.
  • B. marquem o índice de satisfação com os serviços e benefícios recebidos.
  • C. citem a primeira marca que lhes vêm à cabeça nesse segmento.
  • D. demonstrem as percepções mentais relacionadas com a marca.
  • E. indiquem o grau de concordância com afirmações a respeito dos serviços.

No Brasil, a condução e a operação diárias da política monetária, com o objetivo de estabilizar a economia, atingindo a meta de inflação e mantendo o sistema financeiro funcionando adequadamente, são uma responsabilidade do(a)

  • A. Caixa Econômica Federal
  • B. Comissão de Valores Mobiliários
  • C. Banco do Brasil
  • D. Banco Central do Brasil
  • E. Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
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