Questões sobre Questões Sociais

Lista completa de Questões sobre Questões Sociais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Estatuto do Idoso estabelece que o idoso tem direito à liberdade, e que esse direito compreende determinados aspectos. Marque a alternativa que NÃO indica um desses aspectos.

    A) Opinião e expressão.

    B) Crença e culto religioso.

    C) Participação na vida política, na forma da lei.

    D) Faculdade de ir, vir e estar, sem quaisquer restrições.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, na interpretação dessa lei devem ser levados em conta alguns aspectos. Marque a alternativa que NÃO indica um desses aspectos.

    A) As exigências do bem comum.

    B) Os fins sociais a que a lei se dirige.

    C) Os direitos e deveres individuais e coletivos.

    D) A condição da criança como ser independente.

Leia a tirinha abaixo:



Sobre o racismo e o preconceito na história do Brasil é CORRETO afirmar que:


1. As teorias racistas largamente difundidas na sociedade brasileira e o projeto de branqueamento vigoraram até os anos 30 do século XX, quando foram substituídos pela chamada ideologia da democracia racial, entretanto, nesse novo contexto, a valorização da miscigenação e do mulato continuaram propiciando a disseminação de um ideal de branqueamento como projeto pessoal e social.


2. Em um contexto de grande força do pensamento autoritário, o processo de construção social do Brasil ganhou expressão máxima na obra de Francisco Campos, de Oliveira Vianna e da geração de intelectuais autoritários dos anos 20, e o diagnóstico de um país marcado pela desorganização social reforçou a busca de uma concepção de nação que afirmasse a unidade do povo em torno de um conjunto integrado e harmonioso, no qual a questão racial foi sistematicamente negada.


3. A elite colonial brasileira organizou um sistema de discriminação legal e uma ideologia racista que justificasse as diferentes posições sociais dos grupos raciais, ela compartilhava do conjunto de estereótipos de preconceitos negativos em relação ao negro em que amparava sua visão hierárquica de sociedade, por sua vez, o elemento branco era dotado de uma positividade que se acentuava quanto mais próximo estivesse da cultura europeia.


4. O conceito de democracia racial forneceu uma nova chave interpretativa para a realidade brasileira, com o progressivo desaparecimento do discurso racista e preconceituoso, dando lugar a ideia de cultura como projeto nacional de valorização do povo brasileiro pela formação da nação que ultrapassou e fundiu os grupos raciais presentes em sua formação pelo nascimento de uma nação integrada, mesmo que heterogênea.


5. O desafio de construir de uma sociedade com políticas públicas beneficiem, de forma geral e abrangente, o conjunto da população está diretamente associado ao enfrentamento da questão racial, que perpassa o tecido social e as relações sociais que, de modo geral, estruturam o cotidiano, reafirmando patamares surpreendentes de desigualdade, pois a negação da existência de um problema racial parece ser o sustentáculo do processo de reprodução das desigualdades sociais no país.


Estão CORRETAS:

    A) 1, 3 e 5

    B) 1, 2 e 5

    C) 2, 4 e 5

    D) 1, 3 e 4

    E) 2, 3 e 4

Sobre a História do Movimento Feminista no Brasil é CORRETO afirmar que:

    A) No conjunto diverso de manifestações do movimento feminista no Brasil, pode ser identificado algumas tendências, que tiveram início no final do século XIX e se estenderam pelas três primeiras décadas do século XX. A primeira tendência teve como foco o movimento sufragista liderado por Bertha Lutz. Essa tendência seria de um feminismo aguerrido, mas de caráter conservador, o qual não questionava a opressão da mulher. Nesse sentido, a luta para a inclusão das mulheres à cidadania se caracterizava pelo desejo de alteração das relações de gênero e como um complemento para o bom andamento da sociedade.

    B) No conjunto diverso de manifestações do movimento feminista no Brasil, pode ser identificado uma segunda tendência de feminismo “malcomportado”, que reu?ne uma heterogeneidade de mulheres intelectuais, anarquistas, líderes operárias que defendiam o direito à educação e falavam em dominação masculina, abordavam temas como, por exemplo, a sexualidade e o divórcio. Há ainda uma terceira vertente, que se manifesta especificamente no movimento anarquista e no Partido Comunista, tendo como expoente Maria Lacerda de Moura. Ademais, a fundação do Partido Republicano Feminino, em 1910, a fundação da Federação Brasileira para o Progresso Feminino (FBPF), em 1918.

    C) No conjunto diverso de manifestações do movimento feminista no Brasil, em 1972 ocorreram eventos que apontam para a história e a homogeneização do feminismo no Brasil: o congresso promovido pelo Conselho Nacional da Mulher, liderado pela advogada Romy Medeiros, e as primeiras reuniões de grupos de mulheres em São Paulo e no Rio de Janeiro, seria uma marca do novo feminismo no Brasil. A presença de Romy Medeiros indica a construção do alinhamento entre o velho e o novo feminismo, entre o que já se chamava de feminismo “bem-comportado”, à moda Bertha Lutz, e um novo feminismo “malcomportado”.

    D) No conjunto diverso de manifestações do movimento feminista no Brasil, o feminismo na redemocratização centrou-se na década de 1980, e como o movimento se colocou ativamente no processo de redemocratização. Neste momento perccebe-se a consolidação de pautas únicas em decorrência da reforma partidária de 1979, que possibilitou a inserção das mulheres nas eleições, lideradas por um grande movimento de mulheres, com os governos democráticos que viriam a se estabelecer, principalmente quando o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) começou a ganhar as eleições estaduais.

    E) No conjunto diverso de manifestações do movimento feminista no Brasil, partir da década de 1990, temos cenários importantes para a identificação das novas formas que o pensamento e o movimento feminista tomaram: o primeiro refere-se a indissociação entre o pensamento feminista e o movimento; o segundo, a profissionalização do movimento por meio do aparecimento de ONGs, um tipo de organização que atua no campo da política e se relaciona diretamente com o Estado e com as mulheres das camadas populares, organizando-as e buscando aumentar o seu poder para agirem na esfera pública.

Autores representantes da historiografia marxista no Brasil da segunda metade do século XX, como Emília Viotti da Costa, Clóvis Moura e Jessé de Souza, possuíam o consenso de que o pensamento da democracia racial no Brasil não passava de um MITO, porque
I- o mito da democracia racial expressava a ideia de que a escravidão não foi tão dura e cruel porque existia harmonia entre os senhores e escravos. II- a igualdade racial propagada se baseava no conceito de miscigenação como se a mistura étnica no Brasil tivesse ocorrido com naturalidade e sem violência. III- as questões raciais, ao serem tratadas como democráticas, ocultavam os conflitos e contradições sociais herdadas do período colonial e da escravidão IV- a suposta democracia racial impulsiona o racismo velado e a manutenção da desigualdade social entre negros e brancos.
É CORRETO o que se afirma em:

    A) I e IV apenas.

    B) I, III e IV apenas.

    C) II, III e IV apenas.

    D) III e IV apenas.

    E) I, II, III e IV.

Para Butler, gênero é uma construção a partir da cultura não sendo algo que está acabado, estando constantemente em construção através do tempo, constituindo um fenômeno inconstante e contextual, desta forma gênero passa a ser visto como um ato performativo. (COELHO, 2018, p. 8). Acerca desta informação, leia os itens abaixo e responda o que se pede.
I- A descoberta da chamada “Ideologia de Gênero” permite que as crianças em idade escolar estejam livres do risco da transformação de meninos em meninas e meninas em meninos. II- A “ideologia de gênero” não pode obrigar os meninos a brincarem de bonecas porque o gênero não é uma construção histórica: ou se nasce homem, ou se nasce mulher. III- “Menino veste azul e menina veste rosa” é uma frase que procura naturalizar o conceito de gênero e retira a possibilidade de observá-lo como construção histórica e cultural. IV- O debate promovido a partir dos estudos de gênero e do pensamento de que os lugares do feminino e do masculino são construções históricas e culturais provoca críticas com pouco aprofundamento teórico dos setores conservadores da sociedade brasileira.
Sobre os Estudos de Gênero É CORRETO o que se apresenta apenas em:

    A) III.

    B) I, II e III.

    C) III e IV.

    D) I e II.

    E) IV.

Pesquisadores apontam a necessidade de conhecer mais profundamente a dinâmica demográfica dos povos indígenas no Brasil contemporâneo, sobretudo pela forte ameaça à vida dos indígenas, que historicamente é conhecida. O primeiro censo realizado sobre as populações indígenas ocorreu em 1991, incluindo a categoria indígena na variável cor e raça. Em 2000 o censo foi ampliado, porém ainda com lacunas sobre a demografia dos povos indígenas, e o último censo foi realizado em 2010. A representação do mapa temático permite a interpretação de determinados fenômenos e padrões de distribuição relacionados à população indígena. Leia o mapa temático e, em seguida, avalie como (V) verdadeiro ou (F) falso as proposições.
Fonte: Laboratório de demografia e estudos populacionais. Acesso: https://www.ufjf.br/ladem/2013/04/25/ibge-mapeia-a-populacao-indigena/
( ) A população indígena está distribuída por todo território nacional, e no litoral existe um maior número de pessoas declaradas indígenas nos Estados de Pernambuco e Alagoas. ( ) No Centro Oeste do Brasil o maior número de pessoas indígenas encontra-se no Estado do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. ( ) Dentro do limite da Amazônia Legal existe uma grande concentração no número de pessoas declaradas indígenas, em particular nos estados de Roraima e Amazonas. ( ) São Paulo é o estado do Sudeste que apresenta uma maior concentração da população declarada indígena.
Assinale alternativa CORRETA que apresenta a avaliação das proposições.

    A) V, V, F e F.

    B) V, V, V e F.

    C) F, V, V e V.

    D) F, F, V e V.

    E) F, V, F e V.

Autores representantes da historiografia marxista no Brasil da segunda metade do século XX, como Emília Viotti da Costa, Clóvis Moura e Jessé de Souza, possuíam o consenso de que o pensamento da democracia racial no Brasil não passava de um MITO, porque
I- o mito da democracia racial expressava a ideia de que a escravidão não foi tão dura e cruel porque existia harmonia entre os senhores e escravos. II- a igualdade racial propagada se baseava no conceito de miscigenação como se a mistura étnica no Brasil tivesse ocorrido com naturalidade e sem violência. III- as questões raciais, ao serem tratadas como democráticas, ocultavam os conflitos e contradições sociais herdadas do período colonial e da escravidão IV- a suposta democracia racial impulsiona o racismo velado e a manutenção da desigualdade social entre negros e brancos. É CORRETO o que se afirma em:

    A) I e IV apenas.

    B) I, III e IV apenas.

    C) II, III e IV apenas.

    D) III e IV apenas.

    E) I, II, III e IV.

Para Butler, gênero é uma construção a partir da cultura não sendo algo que está acabado, estando constantemente em construção através do tempo, constituindo um fenômeno inconstante e contextual, desta forma gênero passa a ser visto como um ato performativo. (COELHO, 2018, p. 8). Acerca desta informação, leia os itens abaixo e responda o que se pede.
I- A descoberta da chamada “Ideologia de Gênero” permite que as crianças em idade escolar estejam livres do risco da transformação de meninos em meninas e meninas em meninos. II- A“ideologia de gênero” não pode obrigar os meninos a brincarem de bonecas porque o gênero não é uma construção histórica: ou se nasce homem, ou se nasce mulher. III- “Menino veste azul e menina veste rosa” é uma frase que procura naturalizar o conceito de gênero e retira a possibilidade de observá-lo como construção histórica e cultural. IV- O debate promovido a partir dos estudos de gênero e do pensamento de que os lugares do feminino e do masculino são construções históricas e culturais provoca críticas com pouco aprofundamento teórico dos setores conservadores da sociedade brasileira. Sobre os Estudos de Gênero É CORRETO o que se apresenta apenas em:

    A) III.

    B) I, II e III.

    C) III e IV.

    D) I e II.

    E) IV.

Após agressões com chutes e golpes de pau, a travesti Dandara dos Santos foi assassinada a tiros. Os dois suspeitos de atirar em Dandara foram presos. Também foram apreendidos três adolescentes que aparecem no vídeo agredindo a vítima.
Internet:<g1.globo.com>(com adaptações).
De acordo com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), o Brasil é o país que mais mata transexuais no mundo, mesmo considerando-se as subnotificações do registro de homicídios. No que se refere à historicidade da violência contra a comunidade LGBTQI+ no Brasil, assinale a opção correta.

    A) A pena por sodomia na América Portuguesa era equivalente à pena para o crime de lesa-majestade, ou seja, degredo nas galés.

    B) As visitações do Santo Ofício no Brasil raramente destinavam-se a apurar sodomia, devido ao tolerantismo social à homossexualidade.

    C) Para a Inquisição, o sodomita contrariava a vontade divina por se comportar sexualmente como uma pessoa do sexo biológico oposto ao seu.

    D) O crime de sodomia foi extinto no Brasil com o Código Criminal de 1830, o que resultou em drástica diminuição da perseguição social aos homossexuais.

    E) A instalação do Tribunal da Inquisição na América Portuguesa gerou um termo que explica a ausência de registros de casos de travestismo ou transexualidade no período colonial.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...