Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A figura precedente representa a curva de taxa de erro de bites (BER – Bit Error Rate) de dois esquemas de transmissão digital em relação à Eb/N0, que é a razão entre a energia de bite Eb e o dobro da densidade espectral de potência do ruído N0/2. Tendo essa figura como base, assinale a opção correta quanto à comparação dos dois esquemas.

  • A. O esquema B corresponde a um esquema de modulação de ordem mais alta que a do esquema A.
  • B. Para uma razão Eb/N0 de 12 dB, o esquema B apresenta uma taxa de erro de bites duas vezes maior que o esquema A.
  • C. Para uma mesma banda ocupada pode-se transmitir o esquema B com 4 dB de potência a menos que o esquema A.
  • D. O esquema B permite transmissão sem erros de bite a uma razão Eb/N0 cerca de 4 dB a menos que a necessária no esquema A.
  • E. Para uma mesma taxa de bites e BER = 0,0001, a potência do esquema B pode ser inferior à metade da potência do esquema A.

Em uma rede de computadores, é comum denominar-se QoS (qualidade de serviço) o conjunto de parâmetros de qualidade requeridos de uma conexão de dados, que incluem

  • A. taxa de erro de pacotes mínimo e jitter mínimo.
  • B. latência máxima e potência mínima de recepção.
  • C. jitter máximo e taxa de erro de pacotes máximo.
  • D. latência mínima e vazão (throughput) máxima.
  • E. potência máxima de recepção e vazão (throughput) máxima.

A respeito das relações da família com a escola no processo de aprendizagem, assinale a opção correta.

  • A. A participação dos pais é desnecessária no processo de orientação educacional, uma atribuição exclusiva do pedagogo escolar.
  • B. A comunidade não é considerada parte integrante do processo de aprendizagem da criança.
  • C. Família e escola desempenham papéis essenciais, mas excludentes, no que se refere à educação e ao desenvolvimento da criança.
  • D. A educação da criança e do adolescente é uma atribuição restrita ao Estado.
  • E. A família desempenha um papel fundamental na formação do indivíduo.

Em determinado sistema de transmissão multiusuário, deseja-se transmitir as sequências de bites 000 001 para o usuário A, 010 011 para o usuário B, e 100 101 para o usuário C, e pretende-se que essa transmissão seja realizada mediante o envio serial de uma única sequência de bites: 000 010 100 001 011 101.

Essa situação hipotética caracteriza o esquema conhecido como

  • A. CSMA (carrier-sensing multiple access).
  • B. FDM (frequency division multiplexing).
  • C. TDM (time division multiplexing).
  • D. OFDM (orthogonal frequency division multiplexing).
  • E. WDM (wavelength division multiplexing).

Assinale a opção correta, a respeito do processo de aprendizagem.

  • A. O processo de aprendizagem pressupõe relações de afetividade entre a família e a escola.
  • B. Ambientes escolares hostis comprometem o desenvolvimento do aluno, mas não afetam o seu comportamento social.
  • C. A aprendizagem envolve processos naturais e biológicos, mas não a relação particular do indivíduo com o meio ambiente.
  • D. A dimensão cognitiva da aprendizagem restringe-se ao aspecto intelectual do indivíduo.
  • E. A afetividade desempenha um papel secundário no processo de elaboração do conhecimento e de desenvolvimento da criança.

Em certa rede de transmissão de dados, demanda-se que os pacotes sejam recebidos na ordem correta e que os pacotes recebidos com erro sejam retransmitidos.

Nessa situação hipotética, deve-se utilizar o protocolo de camada de transporte denominado

  • A. UDP (user datagram protocol).
  • B. IP (internet protocol).
  • C. TCP (transmission control protocol).
  • D. FTP (file transfer protocol).
  • E. RTP (real time transport protocol).

Acerca dos cuidados com a criança e do processo de educação, assinale a opção correta.

  • A. Educar abrange todos os aspectos da vida do aluno, dos mais elementares até as necessidades mais elaboradas e intelectualizadas.
  • B. Dada a idade das crianças, o processo de educação infantil se resume à transferência de conhecimento do adulto para a criança.
  • C. A criança assume o papel de mediadora em seu processo de aprendizagem.
  • D. A criança é o sujeito passivo do processo de conhecimento.
  • E. Nos primeiros anos de vida da criança, a educação deve restringir-se à educação formal.

Em um sistema de transmissão, um sinal de voz com largura de banda de 4 kHz foi digitalizado pelo esquema PCM (pulse code modulation). O sinal foi amostrado à taxa de Nyquist, e o A DC ( analog-to-digital converter) utilizado apresentava uma resolução de 7 bites/amostra.

Nessa situação hipotética, a taxa de bites do sinal digital gerado foi de

  • A. 64 kbps.
  • B. 56 kbps.
  • C. 28 kbps.
  • D. 14 kbps.
  • E. 11 kbps.

No que se refere ao cuidar e ao educar, assinale a opção correta.

  • A. Para que a integralidade da criança seja respeitada, as ações de educar e de cuidar devem ser dissociadas.
  • B. O aspecto educacional e o aspecto afetivo da criança devem ser considerados independentes um do outro.
  • C. Cuidar implica estar atento às necessidades e potencialidades do outro.
  • D. No processo de desenvolvimento e aprendizagem, os cuidados com a criança referem-se à manutenção de funções básicas do espectro corporal.
  • E. Cuidar resume-se aos cuidados com a higiene e a alimentação da criança.

Em determinado sistema de comunicações, três transmissores utilizam a mesma faixa de frequência, ao mesmo tempo, sendo os três recebidos com a mesma potência no receptor.

Nessa situação hipotética, considerando-se que log10 (2) = 0,3 e ignorando-se o efeito do ruído, a razão sinal/interferência desse sistema para a recepção de cada um desses três sinais é de

  • A. 2 dB.
  • B. 0,5 dB.
  • C. 0 dB.
  • D. -3dB.
  • E. -6dB.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...