Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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As relações efetivas no contexto escola-família, são favorecidas quando

  • A. deixa-se a encargo dos pais o conhecimento quanto à rede de apoio e de encaminhamentos.
  • B. os pais são responsabilizados pelo insucesso dos filhos.
  • C. os responsáveis são informados o mais brevemente possível da ocorrência de um problema ou um possível problema.
  • D. fracassos ou insucessos são priorizados, a fim de que as dificuldades possam ser superadas.
  • E. o professor utiliza termos técnicos, para demostrar aos pais seu conhecimento e profissionalismo.

As estratégias colaborativas entre escola e família incluem

  • A. desvincular os pais como parceiros da escola.
  • B. oferecer apoio psicossocial à família.
  • C. orientar os pais a não participarem das atividades escolares dos filhos.
  • D. incentivar práticas que excluam recursos comunitários.
  • E. restringir o processo de conhecimento ao âmbito escolar.

No que se refere ao processo de educar e ao sistema escolar, assinale a opção correta.

  • A. A compreensão dos alunos deve ser focada no todo, associada a métodos de ensino rigorosos para viabilizar o maior rendimento escolar.
  • B. O educador tem a responsabilidade de diagnosticar um aluno que esteja vivenciando situação de perturbação psicológica.
  • C. O sistema escolar pode ser um núcleo de promoção de saúde mental.
  • D. Não cabe ao sistema escolar atuar no desenvolvimento de fatores de proteção a crianças e adolescentes.
  • E. O educador não deve trabalhar com a prevenção de saúde mental, pois seu papel é de transmissor de conhecimentos.

A iniciação escolar pode gerar ansiedade para a criança, seus responsáveis e para a escola. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

  • A. O relacionamento da criança e seus responsáveis não é um fator a ser considerado no processo de adaptação escolar.
  • B. O cuidado especial no período de adaptação é capaz de propiciar condições adequadas ao desenvolvimento integral e sadio da criança.
  • C. O período de adaptação comumente é marcado por ansiedade e estranhamento, por isso, não é um momento propiciador de conhecimento e construção de vínculos afetivos.
  • D. Modificações no comportamento da criança são incomuns na fase adaptativa.
  • E. O período de adaptação se refere à primeira semana da criança na escola.

No educar e cuidar da criança, devem ser favorecidas situações que incluam

  • A. a organização de atividades complexas e extremamente difíceis.
  • B. a criação de ambiente receptivo e a participação passiva do aluno.
  • C. a organização de proposta única e geral, com ênfase na esfera intelectual.
  • D. atividades coletivas e contextos lúdicos.
  • E. a participação passiva da família e a oferta de situações exploratórias.

Considerando os obstáculos no contato entre a família e a escola, assinale a opção correta.

  • A. Motivação com a criança e interesse em sua esfera intelectual prejudicam a relação da escola com a família.
  • B. Fatores externos não devem ser considerados no que tange à participação da família no ambiente escolar da criança.
  • C. Características individuais dos pais e(ou) responsáveis podem dificultar a relação criança-escola-família.
  • D. Sentimentos de culpa vivenciados pelos pais contribuem positivamente para a relação entre a família e a escola.
  • E. Quando os pais têm sentimentos de que são competentes, sua relação com a esfera escolar fica prejudicada.

André, um pré-escolar de três anos de idade, foi matriculado, no início de 2017, em uma escola pública municipal. No ato da matrícula, a mãe apresentou a caderneta de saúde da criança e informou que a gestação de André tinha sido normal. Segundo ela, a criança tinha nascido saudável e recebido alta da maternidade no segundo dia de vida. Relatou, ainda, que sua família estava sendo acompanhada pela equipe de saúde da família e que, até o momento da matrícula, André não havia apresentado nenhum problema de saúde e não existiam recomendações médicas específicas relativas à saúde do filho.

Considerando-se essa situação hipotética, é correto afirmar, de acordo com o Programa Saúde na Escola, que André deverá ser submetido à

  • A. medição da altura mensalmente.
  • B. aferição da pressão arterial diariamente.
  • C. avaliação clínica e psicossocial.
  • D. avaliação da acuidade auditiva.
  • E. avaliação clínica, apenas.

Assinale a opção que apresenta um hábito higiênico simples que, ao ser adotado pelo cuidador, previne a transmissão de doenças infecciosas durante a troca de fralda de bebês em instituições de educação infantil.

  • A. higienização dos colchonetes de troca de fraldas uma vez por dia
  • B. descarte das fraldas sujas em cesto de lixo posicionado sobre o balcão de higienização da criança
  • C. higienização das mãos antes e depois do manuseio de cada bebê
  • D. utilização de luvas descartáveis novas a cada novo contato com diferentes bebês
  • E. utilização de fraldas de pano pré-lavadas em cada troca

Um hábito higiênico simples que, ao ser adotado pelo cuidador no banho das crianças, previne a disseminação de doenças infecciosas em creches consiste em

  • A. utilizar as mãos, em detrimento de buchas e esponjas, para dar banho no bebê.
  • B. utilizar pentes ou escovas coletivas para pentear os cabelos dos bebês.
  • C. higienizar a banheira com álcool a 40% após o banho do bebê.
  • D. dar banho em mais de um bebê ao mesmo tempo.
  • E. utilizar a mesma toalha para enxugar mais de um bebê.

Um hábito higiênico simples que, ao ser adotado pelo cuidador durante o sono do bebê, ajuda a prevenir a disseminação de doenças infecciosas no berçário consiste em

  • A. amarrar as chupetas dos bebês, quando houver, junto às roupas em uso.
  • B. ligar ventiladores ambientais para favorecer a circulação do ar.
  • C. sempre manter portas e janelas abertas.
  • D. manter os berços próximos uns dos outros.
  • E. dispor os bebês com os corpos paralelos, por exemplo, com as cabeças na mesma direção.
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