Questões de Contabilidade de Custos da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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Observe os dados da produção realizada no mês de Agosto de 20X7:

O processo acima retrata a seguinte situação:

  • A.

    produção equivalente a 10.000 unidades de Materiais Diretos, Mão-de-Obra Direta e Custos Indiretos processadas durante o mês.

  • B.

    estoque final avaliado em R$ 10.000 que será terminado no próximo mês.

  • C.

    produção equivalente a 12.000 unidades de Materiais Diretos e de 10.600 unidades de Mão-de-Obra Direta e Custos Indiretos.

  • D.

    estoque final avaliado em R$ 2.600 que será terminado no próximo mês.

  • E.

    custo unitário, com base na produção equivalente, avaliado em R$ 3,00.

A Sociedade Aromax produz três tipos de produtos e durante o mês de Novembro de 20X7 apresentou os seguintes dados no seu processo produtivo:

O produto mais rentável e o produto que apresenta o melhor ponto de equilíbrio médio contábil são, respectivamente:

  • A.

    X e Y;

  • B.

    X e W;

  • C.

    X e X;

  • D.

    W e X;

  • E.

    W e Y.

No cálculo da tarifa de ônibus de passageiros considera-se tarifa como o rateio do custo total do serviço entre os usuários pagantes, sendo necessário o conhecimento dos seguintes elementos para o seu cálculo:

  • A.

    número de passageiros transportados, quilometragem percorrida, custos variáveis e tributos;

  • B.

    número de passageiros transportados, quilometragem percorrida, custos fixos e tributos;

  • C.

    número de passageiros transportados, quilometragem percorrida e custo quilométrico;

  • D.

    número de passageiros transportados, quilometragem percorrida, custo quilométrico e tributos;

  • E.

    índice de passageiros por quilômetro, quilometragem percorrida e custo quilométrico.

Na estrutura de custos das empresas de transporte por ônibus de passageiros, os custos variáveis são:

  • A.

    depreciação e remuneração, despesa com pessoal e despesas administrativas;

  • B.

    rodagem, peças e acessórios, despesa com pessoal e despesas administrativas;

  • C.

    combustíveis, lubrificantes, rodagem, peças e acessórios;

  • D.

    depreciação e remuneração, rodagem, peças e acessórios;

  • E.

    rodagem, combustíveis, lubrificantes, depreciação e remuneração.

As variáveis limitantes da capacidade máxima de carga na escolha do veículo, no dimensionamento de uma frota de veículos de carga para fazer coleta em áreas metropolitanas, supondo que existe uma solução viável para a empresa, são:

  • A.

    custo variável, geometria das vias e tempo de operação;

  • B.

    custo variável, geometria das vias e legislação;

  • C.

    custo fixo, custo variável e geometria das vias;

  • D.

    custo fixo, custo variável e legislação;

  • E.

    tempo de operação, legislação e geometria das vias.

Sobre custos diretos e indiretos analise os itens a seguir:

I- Os custos indiretos são aqueles relacionados com a fabricação, mas que não podem ser, economicamente, identificados com as unidades produzidas.

II - Os custos indiretos são apropriados aos produtos através de rateio, exclusivamente no caso em que a empresa produz apenas um tipo único de produto.

III - Para classificar o custo com energia elétrica de uma fábrica em direto ou indireto devemos levar em consideração as características específicas de cada ambiente fabril.

Assinale as afirmativas corretas:

  • A.

    apenas I;

  • B.

    apenas II;

  • C.

    apenas I e III;

  • D.

    apenas II e III;

  • E.

    I, II e III.

Sobre custos fixos e variáveis analise as afirmativas a seguir:

I - Os custos semivariáveis são custos que são variáveis, porém não variam proporcionalmente com o volume de produção.

II - Só serão caracterizados como custos variáveis, aqueles que seu crescimento mantiver uma relação de proporcionalidade direta com o crescimento da produção.

III - Os custos fixos por unidade variam diretamente proporcional com o acréscimo das unidades produzidas.

Estão corretas as afirmativas:

  • A.

    apenas I;

  • B.

    apenas II;

  • C.

    apenas II e III;

  • D.

    apenas I e II;

  • E.

    apenas I e III.

  • A.

    430 e 961 unidades;

  • B.

    430 e 531 unidades;

  • C.

    101 e 403 unidades;

  • D.

    961 e 430 unidades;

  • E.

    101 e 531 unidades.

Considerando-se a variação no tempo do custo total de manutenção e do custo de depreciação, bem como da soma do custo total de manutenção com o custo de depreciação, é economicamente interessante substituir o veículo quando:

  • A.

    o custo total de manutenção for máximo;

  • B.

    o custo de depreciação for mínimo;

  • C.

    o custo total de manutenção mais o custo de depreciação for mínimo;

  • D.

    o custo total de manutenção mais o custo de depreciação for máximo;

  • E.

    o custo de depreciação for máximo.

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