Questões de Dança do ano 2017

Lista completa de Questões de Dança do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No ensino e aprendizagem da dança, uma gama de fatores deve ser considerada, incluindo a importância de se relacionar a noção do termo “repertório” com a do termo “texto”. Marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS no que se refere a essa importância.

( ) Os variados repertórios de dança são como livros adotados em outras disciplinas e precisamos deles para contextualizar o aprendizado, fruição e produção dessa arte.

( ) Repertórios são coreografias ou conjuntos de coreografias e seus símbolos, ou signos, existem em movimento, não sendo comparados à linguagem verbal, ou textos.

( ) Textos, no campo da dança, referem-se ao que existe na literatura sobre dança, com relevantes tópicos que abrangem sua história, estudos do corpo, linhas estéticas, etc.

( ) Por repertório pode-se entender qualquer coreografia estabelecida, incluindo o ballet Giselle, danças vistas na televisão, quadrilha, as danças de uma companhia ou artista específico e assim por diante.

( ) Cada repertório, ou texto, de dança deve ser ensinado com amplitude, profundidade e clareza, tornando-se assim uma mostra de uma época e nos permitindo ver e entender o mundo.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

  • A. F, V, V, F, F
  • B. V, F, F, V, V
  • C. V, V, F, V, F
  • D. V, V, F, F, F
  • E. F, F, V, F, V

Dizer que o corpo é o instrumento de criação artística dos coreogáfos é uma afirmação extremamente simplística, pois o corpo deve ser compreendido como uma construção simbólica (cultural e social) e não apenas uma realidade em si. Essa é a premissa maior nos estudos do(a) autor(a) __________________ reconhecido(a) nos meios acadêmicos brasileiros. Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna da frase acima.

  • A. Roger Garaudy
  • B. Inaicyra Falcão dos Santos
  • C. David Le Breton
  • D. Paul Bourcier
  • E. Morgada Cunha

Ao lançar mão de elementos ritualísticos e míticos das raízes brasileiras, na criação coreográfica para espetáculo, matrizes se sedimentam, se unem à experimentação e à técnica corporal e geram uma característica de grande consideração quando pensamos em uma dança contemporânea no contexto cultural brasileiro. Assinale a alternativa CORRETA para o termo que define esta característica.

  • A. Improvisação
  • B. Soltura, ou release
  • C. Maleabilidade
  • D. Circularidade
  • E. Transcendência

Considerando o fator interdisciplinaridade artística na dança, marque a alternativa abaixo que está CORRETA.

  • A. A arte lida com a realidade e sendo assim, a dança-arte está interligada às mais atuais e complexas tecnologias.
  • B. Estamos caminhando para uma arte total, não fragmentada, onde inclusive não há teatro sem dança.
  • C. A prática da dança é naturalmente de caráter interdisciplinar, uma vez que, quando se pratica a dança, também se pensa.
  • D. Interdisciplinaridade artística significa, em dança, que seus praticantes também tenham domínio de música.
  • E. Grupos e companhias de dança ainda perceberão a tendência para uma interdisciplinaridade artística nessa área.

Dança como expressão teatral acontece geralmente no local que pode ser chamado de “edifício-teatro”, com uma separação entre a obra cênica e espectadores. Por outro lado, muitas apresentações de dança são feitas em espaços alternativos como praças, galerias, aeroportos, galpões, ou locais bem intimistas como uma casa, onde todos os participantes estão praticamente juntos. Como pode ser chamado o modelo de apresentação nesses espaços alternativos, ou não convencionais? Assinale a alternativa CORRETA.

  • A. Mítico-ritualístico
  • B. Grego
  • C. Contato improvisação
  • D. Dança-teatro
  • E. Pós-moderno

Artistas da dança consideram a criação coreográfica como um processo complexo, envolvente e, de certa forma, muito especial. Isso não deixa de ser correto, mas artistas trabalham como profissionais em outras áreas e podem encarar o momento da criação como se encara outros trabalhos, produzindo. A coreografia surge de idéias, improvisações, experimentações/ tentativas e vai se formando. Isso implica dizer que _______________________________. Marque a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna acima.

  • A. Existem métodos coreográficos que devem ser seguidos.
  • B. Improvisação é o estudo que facilita o ato de criação coreográfica.
  • C. Para coreografar, deve-se ter ideias que serão então improvisadas.
  • D. A profissão de coreógrafo(a) depende de momentos de inspiração.
  • E. Precisa-se enfatizar a prática, no que se refere à criação artística em dança.

Existem oito ações básicas da expressividade no Sistema Laban, que combinam os fatores espaço, peso e tempo e são aplicadas a estudos do corpo, especialmente na dança. Qual é a combinação dos fatores espaço, peso e tempo na ação de torcer? Marque a resposta CORRETA nas alternativas abaixo.

  • A. Direto, forte, desacelerado
  • B. Indireto, forte, desacelerado
  • C. Direto, leve, desacelerado
  • D. Indireto, leve, desacelerado
  • E. Direto, forte, acelerado

Na dança, as variações nas qualidades dinâmicas do movimento propiciam um corpo poético, quando se trata de expressividade, e isso é explorado numa área de estudo do Sistema Laban denominada _____________________. Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna da frase acima.

  • A. Corêutica
  • B. Escalas
  • C. Eukinética/eucinética
  • D. Fraseados expressivos
  • E. Labanotação
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...