Questões de Dança da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Lista completa de Questões de Dança da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Parte da concepção de que a liberdade do corpo era uma maneira não somente de manifestar uma crença, mas, principalmente, de viver este princípio. Para essa personalidade, o corpo, assim como é parte da natureza, é também a expressão natural e espontânea do Homem, a manifestação de sua essência. Qual o nome da personalidade que desafiou o mundo do balé clássico e a sociedade patriarcal?

  • A. Lian Gong.
  • B. Sally Banes.
  • C. Rudolf Laban.
  • D. Steve Paxton.
  • E. Isadora Duncan.

“No processo ensino-aprendizagem do ballet, de acordo com a Escola Russa Vaganova, uma maneira fácil de ensinar o sentido desse movimento é deitar o aluno no chão e orientá-lo a executar, deitado, a 5ª posição de pés. Imaginando-se a perna direita por baixo da esquerda, pedir ao aluno para passar a perna direita por cima da esquerda.” Trata-se do movimento denominado

  • A. adágio.
  • B. dessus.
  • C. tours lents.
  • D. developpés.
  • E. sur le cou-de-pied de pés.

Acerca da dança, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A técnica tradicional da dança se ocupa do domínio dos movimentos individuais, em passos para determinados estilos de dança, com suas próprias formas de movimento.

( ) Para adquirir a destreza própria da dança, o indivíduo deve dominar: energia muscular ou força; velocidade em função do tempo; conhecimento e exploração espacial em sua multiplicidade de direções; conhecer e experimentar as possibilidades de combinações, das formas de movimento.

( ) Ao iniciar o trabalho corporal, o bailarino deve ser conduzido aos aspectos mais importantes, como a intenção dos movimentos, o manejo corporal, a utilização da energia (movimentos mais enérgicos e bruscos são diferentes de movimentos suaves), a localização espacial e as questões sobre a postura.

( ) O principal êxito de Isadora Duncan foi, sem dúvida, haver reanimado uma forma de expressão da dança que poder-se-ia chamar lírica, diferenciando-se das formas primordialmente dramáticas do balé.

A sequência está correta em

  • A. F, V, V, V
  • B. V, F, F, V
  • C. F, F, F, V
  • D. V, V, V, V
  • E. F, F, V, F

Rudolf Laban, através de seus estudos, definiu quatro princípios classificados como qualidades, que serão diferentes a cada modificação do esforço produzido em cada movimento. Assinale-os.

  • A. Espaço, tempo, peso e fluência.
  • B. Firme, súbito, direto e harmonia.
  • C. Suave, sustentado, livre e flexível.
  • D. Baixo, alto, mediano e intermédio.
  • E. Extenso, curto, mediano e interminável.

Sobre as características da escola de ballet clássico desenvolvida por George Balanchine, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Vaganova enfatiza a busca da estabilidade como um dos elementos estruturais da dança clássica.

( ) O bailarino de Balanchine dança numa velocidade muito superior ao russo; em compensação, o bailarino formado pelo método Vaganova tem saltos muito mais altos, o que, obviamente, exige um tempo maior de execução.

( ) O port-de-bras deve apresentar um sentido de liberdade que traduza autossuficiência e autoestima. Os braços se cruzam na 3ª posição nos port-de-bras (como se estivesse tirando um pullover) e as mãos devem ter permanente flexibilidade.

( ) Os saltos devem pousar cuidadosamente no chão e, para tanto, passam pela meia ponta. Em todos os movimentos em que o calcanhar tenha saído do chão, ao retornar, ele não deve encostar totalmente no chão.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V, F
  • B. V, V, F, F
  • C. V, F, F, V
  • D. F, V, V, V
  • E. F, F, V, F

“Por meio do(a) ______________________ torna-se possível identificar, descrever e transformar não somente as características pertinentes ao treinamento corporal para a cena, mas também as tendências de movimento que vinculam-se à personalidade e ao relacionamento com o meio. Essa ideia torna-se mais clara à medida que se observa os fatores do movimento, seus elementos constitutivos, energia, velocidade e qualidade.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  • A. labanálise
  • B. cinemática
  • C. estudo do meio
  • D. gráfico dos passos
  • E. gráfico dos movimentos corporais

“A partir desse tipo de dança, pode-se afirmar que inicia uma gramática coreográfica que não se restringe a um único código, normas e regras de movimento, onde múltiplos fazeres, olhares, escolhas, diálogos e possíveis dramaturgias do corpo podem ser observados.” Trata-se de

  • A. ballet clássico.
  • B. dança religiosa.
  • C. dança palaciana.
  • D. dança convulsiva.
  • E. dança contemporânea.

“De acordo com a escola de Ballet Russa Vaganova, movimentos como _______________ e _______________ são frequentemente traduzidos pelo professor nas aulas como ‘para frente’ (en avant) ou ‘para trás’ (en arrière).” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A. dessus / dessous
  • B. allegro / tours lents
  • C. tours lents / dessus
  • D. developpés / allegro
  • E. dessous / developpés

As duas falhas muito comuns na postura dos bailarinos são: projetar, ao mesmo tempo, o peito e a linha da cintura para frente; e, arredondar as costas ao tentar contrair o diafragma. Tais falhas, muitas vezes, associam-se à deficiência de

  • A. força.
  • B. velocidade.
  • C. flexibilidade.
  • D. coordenação.
  • E. aptidão coreográfica.

“Uma análise da dança __________________ requer compreender o contexto no qual a dança existe e está inserida, a capacidade de articular um pensamento do contexto, o pensamento dos corpos dançantes e sua complexidade. Esse modo de organização do corpo, do pensamento que dança e da construção coreográfica surge da necessidade de revelar e refletir o estado do mundo atual.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  • A. mítica
  • B. clássica
  • C. folclórica
  • D. regionalista
  • E. contemporânea
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...