Questões de Desenho Industrial da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Lista completa de Questões de Desenho Industrial da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando-se o círculo cromático formado pelas três cores primárias do sistema aditivo usado pelos computadores, as três cores secundárias e as seis cores terciárias, são cores análogas:

  • A. vermelho, verde e azul;
  • B. laranja, verde e violeta;
  • C. amarelo, laranja e magenta;
  • D. ciano, magenta e amarelo;
  • E. vermelho, laranja e amarelo.

A teoria da Gestalt afirma que os conjuntos possuem leis próprias que regem seus elementos e somente através da percepção da totalidade é que o cérebro pode assimilar e decodificar uma imagem ou conceito. São alguns dos princípios da Gestalt:

  • A. sonoridade, textualidade e visualidade;
  • B. avaliação, memória e percepção;
  • C. fechamento, proximidade e semelhança;
  • D. conteúdo, forma e ornamento;
  • E. meio, mensagem e receptor.

A teoria da forma define a eficiência na compreensão, leitura e identificação de uma composição visual como:

  • A. percepção visual;
  • B. pragmatismo;
  • C. visão espacial;
  • D. pregnância;
  • E. pervasividade;

Ao definir o estilo tipográfico para títulos em um website de notícias, um webdesigner possui três opções:

Escrever o título apenas em caixa alta (TÍTULO DA NOTÍCIA PRINCIPAL);

Escrever em caixa baixa com a primeira letra da primeira palavra em caixa alta (Título da notícia principal);

Escrever em caixa baixa com todas as letras iniciais em caixa alta (Título Da Notícia Principal).

Ao considerar as recomendações de usabilidade, o webdesigner optou por:

  • A. escrever em caixa baixa com a primeira letra da primeira palavra em caixa alta (Título da notícia principal), pois a leitura das palavras é baseada tanto na forma quanto no significado e o uso de caixa baixa a partir da segunda palavra favorece a fluidez da leitura;
  • B. escrever o título apenas em caixa alta (TÍTULO DA NOTÍCIA PRINCIPAL), pois é a solução que dará maior destaque à notícia;
  • C. escrever em caixa baixa com todas as letras iniciais em caixa alta (Título Da Notícia Principal), de acordo com o padrão internacional de jornalismo;
  • D. escrever o título apenas em caixa alta (TÍTULO DA NOTÍCIA PRINCIPAL), pois a leitura das palavras é facilitada pelo maior contraste do texto com o fundo da página;
  • E. escrever em caixa baixa com a primeira letra da primeira palavra em caixa alta (Título da notícia principal), de acordo com as normas da ABNT, exceto para nomes próprios e de localidades, que devem sempre começar em caixa alta, de acordo com as regras gramaticais.

O CSS3 permite o uso das chamadas Web Fonts, fontes que não estão necessariamente instaladas no computador do usuário. Os navegadores atuais oferecem suporte para formatos variados de fontes. Para oferecer melhor compressão e suporte a metadados adicionais, o formato suportado pelo W3C que o webdesigner deve utilizar é:

  • A. TTF;
  • B. SVG;
  • C. WOFF;
  • D. OTF;
  • E. EOT.

São programas destinados à criação e à edição de imagens vetoriais:

  • A.

    Adobe Indesign, Macromedia Freehand, Corel Draw.

  • B.

    Macromedia Fireworks, Corel Draw, Adobe Indesign.

  • C.

    Adobe Illustrator, Corel Draw, Macromedia Freehand.

  • D.

    Corel Draw, Adobe Illustrator, Microsoft Frontpage.

  • E.

    Adobe Illustrator, Macromedia Fireworks, Microsoft Frontpage.

São extensões de arquivos de imagem bitmap:

  • A.

    TIF, GIF, CDR.

  • B.

    EPS, JPG, GIF.

  • C.

    TIF, AI, EPS.

  • D.

    JPG, CDR, AI.

  • E.

    GIF, EPS, CDR.

No Rio de Janeiro, onde se localiza a sede da Funarte, os programas mais comumente utilizados são:

  • A.

    Corel Draw, Adobe Indesign e Adobe Photoshop para edição de imagens; Adobe Pagemaker, Macromedia Freehand e Quark Xpress para layout de impressos paginados; e Macromedia Dreamweaver e Macromedia Flash para sites na Internet

  • B.

    Corel Draw, Adobe Illustrator e Adobe Photoshop para edição de imagens; Adobe Pagemaker, Adobe Indesign e Quark Xpress para layout de impressos paginados; e Macromedia Dreamweaver e Macromedia Flash para sites na Internet.

  • C.

    Adobe Illustrator, Macromedia Freehand e Corel Draw para edição de imagens; Adobe Pagemaker, Adobe Indesign e Quark Xpress para layout de impressos paginados; e Macromedia Dreamweaver e Adobe Illustrator para sites na Internet.

  • D.

    Adobe Illustrator, Corel Draw e Adobe Photoshop para edição de imagens; Adobe Pagemaker, Macromedia Dreamweaver e Adobe Indesign para layout de impressos paginados; e Macromedia Flash e Microsoft Frontpage para sites na Internet.

  • E.

    Macromedia Fireworks, Corel Draw e Adobe Photoshop para edição de imagens; Adobe Pagemaker e Adobe Indesign para layout de impressos paginados; e Macromedia Dreamweaver e Adobe Acrobat para sites na Internet.

Observe as especificações a seguir:

I. Cian = 10; Magenta = 100; Amarelo = 90.
II. Cian = 50; Amarelo = 50.
III. Magenta = 50; Amarelo = 100; Preto = 10. Elas indicam, respectivamente, qual grupo de cores, nomeando-as de maneira genérica?

  • A.

    lilás, azul-claro, vinho

  • B.

    vermelho, azul-claro, laranja

  • C.

    lilás, verde-claro, laranja

  • D.

    vermelho, verde-claro, laranja

  • E.

    vermelho, azul-claro, vinho

Especialmente a partir dos anos 1980, o design gráfico passou a vivenciar uma crise de seus paradigmas. No cenário dos países centrais do Ocidente, alguns dos designers cujos projetos são comumente citados para indicar tais transformações são:

  • A.

    Neville Brody, David Carson e Peter Saville, em contraposição a Walter Gropius, Ian Tschichold e Adrian Frutiger - estes três últimos geralmente associados a paradigmas hegemônicos anteriores.

  • B.

    Rudy Vanderlans, David Carson e Adrian Frutiger, em contraposição a Walter Gropius, Ian Tschichold e Joseph Albers - estes três últimos geralmente associados a paradigmas hegemônicos anteriores.

  • C.

    Wolfgang Weingart, Neville Brody e David Carson, em contraposição a Peter Saville, Zuzana Licko e Walter Gropius - estes três últimos geralmente associados a paradigmas hegemônicos anteriores.

  • D.

    Neville Brody, Peter Saville e Zuzana Licko, em contraposição a Joseph Albers, Tomás Maldonado e Wolfgang Weingart - estes três últimos geralmente associados a paradigmas hegemônicos anteriores.

  • E.

    Joseph Albers, David Carson e Adrian Frutiger, em contraposição a Rudy Vanderlans, Tomás Maldonado e Walter Gropius - estes três últimos geralmente associados a paradigmas hegemônicos anteriores.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Parceiros

Caso deseje ser um parceiro entre em contato.

questoes de concurso

cupom de desconto

body feminino

pci concursos

bendito guia

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...