Questões de Desenho Industrial da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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Considerando-se o círculo cromático formado pelas três cores primárias do sistema aditivo usado pelos computadores, as três cores secundárias e as seis cores terciárias, são cores análogas:

  • A. vermelho, verde e azul;
  • B. laranja, verde e violeta;
  • C. amarelo, laranja e magenta;
  • D. ciano, magenta e amarelo;
  • E. vermelho, laranja e amarelo.

A teoria da Gestalt afirma que os conjuntos possuem leis próprias que regem seus elementos e somente através da percepção da totalidade é que o cérebro pode assimilar e decodificar uma imagem ou conceito. São alguns dos princípios da Gestalt:

  • A. sonoridade, textualidade e visualidade;
  • B. avaliação, memória e percepção;
  • C. fechamento, proximidade e semelhança;
  • D. conteúdo, forma e ornamento;
  • E. meio, mensagem e receptor.

A teoria da forma define a eficiência na compreensão, leitura e identificação de uma composição visual como:

  • A. percepção visual;
  • B. pragmatismo;
  • C. visão espacial;
  • D. pregnância;
  • E. pervasividade;

Ao definir o estilo tipográfico para títulos em um website de notícias, um webdesigner possui três opções:

Escrever o título apenas em caixa alta (TÍTULO DA NOTÍCIA PRINCIPAL);

Escrever em caixa baixa com a primeira letra da primeira palavra em caixa alta (Título da notícia principal);

Escrever em caixa baixa com todas as letras iniciais em caixa alta (Título Da Notícia Principal).

Ao considerar as recomendações de usabilidade, o webdesigner optou por:

  • A. escrever em caixa baixa com a primeira letra da primeira palavra em caixa alta (Título da notícia principal), pois a leitura das palavras é baseada tanto na forma quanto no significado e o uso de caixa baixa a partir da segunda palavra favorece a fluidez da leitura;
  • B. escrever o título apenas em caixa alta (TÍTULO DA NOTÍCIA PRINCIPAL), pois é a solução que dará maior destaque à notícia;
  • C. escrever em caixa baixa com todas as letras iniciais em caixa alta (Título Da Notícia Principal), de acordo com o padrão internacional de jornalismo;
  • D. escrever o título apenas em caixa alta (TÍTULO DA NOTÍCIA PRINCIPAL), pois a leitura das palavras é facilitada pelo maior contraste do texto com o fundo da página;
  • E. escrever em caixa baixa com a primeira letra da primeira palavra em caixa alta (Título da notícia principal), de acordo com as normas da ABNT, exceto para nomes próprios e de localidades, que devem sempre começar em caixa alta, de acordo com as regras gramaticais.

O CSS3 permite o uso das chamadas Web Fonts, fontes que não estão necessariamente instaladas no computador do usuário. Os navegadores atuais oferecem suporte para formatos variados de fontes. Para oferecer melhor compressão e suporte a metadados adicionais, o formato suportado pelo W3C que o webdesigner deve utilizar é:

  • A. TTF;
  • B. SVG;
  • C. WOFF;
  • D. OTF;
  • E. EOT.

São programas destinados à criação e à edição de imagens vetoriais:

  • A.

    Adobe Indesign, Macromedia Freehand, Corel Draw.

  • B.

    Macromedia Fireworks, Corel Draw, Adobe Indesign.

  • C.

    Adobe Illustrator, Corel Draw, Macromedia Freehand.

  • D.

    Corel Draw, Adobe Illustrator, Microsoft Frontpage.

  • E.

    Adobe Illustrator, Macromedia Fireworks, Microsoft Frontpage.

São extensões de arquivos de imagem bitmap:

  • A.

    TIF, GIF, CDR.

  • B.

    EPS, JPG, GIF.

  • C.

    TIF, AI, EPS.

  • D.

    JPG, CDR, AI.

  • E.

    GIF, EPS, CDR.

No Rio de Janeiro, onde se localiza a sede da Funarte, os programas mais comumente utilizados são:

  • A.

    Corel Draw, Adobe Indesign e Adobe Photoshop para edição de imagens; Adobe Pagemaker, Macromedia Freehand e Quark Xpress para layout de impressos paginados; e Macromedia Dreamweaver e Macromedia Flash para sites na Internet

  • B.

    Corel Draw, Adobe Illustrator e Adobe Photoshop para edição de imagens; Adobe Pagemaker, Adobe Indesign e Quark Xpress para layout de impressos paginados; e Macromedia Dreamweaver e Macromedia Flash para sites na Internet.

  • C.

    Adobe Illustrator, Macromedia Freehand e Corel Draw para edição de imagens; Adobe Pagemaker, Adobe Indesign e Quark Xpress para layout de impressos paginados; e Macromedia Dreamweaver e Adobe Illustrator para sites na Internet.

  • D.

    Adobe Illustrator, Corel Draw e Adobe Photoshop para edição de imagens; Adobe Pagemaker, Macromedia Dreamweaver e Adobe Indesign para layout de impressos paginados; e Macromedia Flash e Microsoft Frontpage para sites na Internet.

  • E.

    Macromedia Fireworks, Corel Draw e Adobe Photoshop para edição de imagens; Adobe Pagemaker e Adobe Indesign para layout de impressos paginados; e Macromedia Dreamweaver e Adobe Acrobat para sites na Internet.

Observe as especificações a seguir:

I. Cian = 10; Magenta = 100; Amarelo = 90.
II. Cian = 50; Amarelo = 50.
III. Magenta = 50; Amarelo = 100; Preto = 10. Elas indicam, respectivamente, qual grupo de cores, nomeando-as de maneira genérica?

  • A.

    lilás, azul-claro, vinho

  • B.

    vermelho, azul-claro, laranja

  • C.

    lilás, verde-claro, laranja

  • D.

    vermelho, verde-claro, laranja

  • E.

    vermelho, azul-claro, vinho

Especialmente a partir dos anos 1980, o design gráfico passou a vivenciar uma crise de seus paradigmas. No cenário dos países centrais do Ocidente, alguns dos designers cujos projetos são comumente citados para indicar tais transformações são:

  • A.

    Neville Brody, David Carson e Peter Saville, em contraposição a Walter Gropius, Ian Tschichold e Adrian Frutiger - estes três últimos geralmente associados a paradigmas hegemônicos anteriores.

  • B.

    Rudy Vanderlans, David Carson e Adrian Frutiger, em contraposição a Walter Gropius, Ian Tschichold e Joseph Albers - estes três últimos geralmente associados a paradigmas hegemônicos anteriores.

  • C.

    Wolfgang Weingart, Neville Brody e David Carson, em contraposição a Peter Saville, Zuzana Licko e Walter Gropius - estes três últimos geralmente associados a paradigmas hegemônicos anteriores.

  • D.

    Neville Brody, Peter Saville e Zuzana Licko, em contraposição a Joseph Albers, Tomás Maldonado e Wolfgang Weingart - estes três últimos geralmente associados a paradigmas hegemônicos anteriores.

  • E.

    Joseph Albers, David Carson e Adrian Frutiger, em contraposição a Rudy Vanderlans, Tomás Maldonado e Walter Gropius - estes três últimos geralmente associados a paradigmas hegemônicos anteriores.

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