Lista completa de Questões de Direito Penal da UFPA / DAVES / CEPS para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando a Lei Penal brasileira, é correto afirmar:
(A) Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, exceto se já tiver sido condenado.
(B) Se Fulano atira em Cicrano, e este morre dez (10) dias depois no hospital (homicídio), considera-se que o crime ocorreu no dia em que Fulano atirou.
(C) Alguém que cometa um crime dentro de um navio de guerra argentino sediado no porto de Belém, deverá submeter-se à lei brasileira.
(D) Se Fulano atira em Cicrano junto da fronteira do Pará com o Suriname, e Cicrano, baleado, corre, atravessa a fronteira e morre no Suriname, então a lei brasileira não pode ser aplicada.
(E) Não é possível aplicar a lei brasileira a um crime que tenha sido cometido fora do território brasileiro.
O abuso de direito é
(A) um ato ilícito
(B) um ato lícito
(C) um negócio jurídico
(D) uma coação
(E) um estado do perigo
.Sobre ação penal é correto afirmar:
(A) A regra geral é a ação penal privada, exceto quando a lei expressamente declara que cabe ao Ministério Público oferecer a denúncia.
(B) Depois de entrar com representação contra seu agressor, o ofendido está proibido de oferecer a queixa, em qualquer hipótese.
(C) O ofendido, em um crime de ação penal privada, ainda pode exercer o direito de queixa, se tiver recebido a indenização pelo dano causado pela conduta criminosa.
(D) Se o ofendido, em crime de ação penal pública condicionada, falecer, antes de entrar com a representação, não será mais possível ao Ministério Público oferecer a denúncia.
(E) Depois de oferecida a denúncia na ação penal pública condicionada à representação, o ofendido pode retratar-se em qualquer momento, desde que anterior à sentença.
João decidiu comemorar o reencontro com um amigo que não via há anos. Ele entraria no serviço daí a três horas. Os dois beberam várias doses de vodca, enquanto conversavam. Em estado de embriaguês completa e já no local de trabalho, João agrediu fisicamente um dos usuários do serviço. De acordo com a lei brasileira, pode-se afirmar que João
(A) deve ser responsabilizado, pois o fato era previsível e o agente somente é considerado inimputável se a embriaguês completa for proveniente de caso fortuito ou força maior.
(B) não deve ser responsabilizado, pois, no momento do crime, era inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito de sua conduta.
(C) deve ser responsabilizado, pois, no momento do crime, não era inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito de sua conduta.
(D) não deve ser responsabilizado, pois, como se sabe, embriaguês completa, no momento do crime, é causa de inimputabilidade.
(E) deve ser responsabilizado, pois, no momento do crime, era capaz de entender o caráter ilícito de sua conduta, embora fosse incapaz de determinar-se conforme esse entendimento.
A modalidade de culpa que atua o indivíduo que causa acidente de automóvel motivado por defeito no freio é classificada como
(A) Dolo.
(B) Imprudência.
(C) Imperícia.
(D) Preterdolo.
(E) Negligência.
Direito Penal - Crimes Praticados por Funcionário Público Contra a Administração em Geral - UFPA / DAVES / CEPS - 2004
Um servidor público, recém-nomeado, recebeu a seguinte ordem de seu chefe imediato: "agredir determinada pessoa que exigia ser atendida no serviço". Caso o servidor não obedecesse à ordem, ele não passaria no seu estágio probatório. Caso o servidor cumpra a ordem,
(A) não pode ser responsabilizado pelo crime, pois houve coação moral irresistível por parte de seu chefe.
(B) pode alegar estado de necessidade, pois havia uma situação de perigo, criada pela terceira pessoa, quando ele poderia perder seu cargo.
(C) pode alegar que a ordem de seu chefe lhe colocava em situação de estrito cumprimento do dever legal.
(D) deve ser responsabilizado pelo crime na modalidade culposa, pois o crime de lesões corporais é previsto nessa modalidade.
(E) deve ser responsabilizado pelo crime, pois recebeu uma ordem manifestamente ilegal.
Durante uma grave altercação, ocorrida no serviço, Fulano agrediu Cicrano com uma paulada na cabeça, afirmando que iria matá-lo. Atendido com rapidez, Cicrano foi colocado dentro de uma ambulância que rumou para o Pronto Socorro Municipal. No trajeto, a ambulância capotou, vindo Cicrano a falecer do acidente. Diante do fato e à luz do ordenamento jurídico penal, pode-se afirmar que Fulano é responsável por
(A) homicídio consumado, pois o agrediu, desejando matá-lo, o que foi conseguido.
(B) lesões corporais, pois a causa da morte de Cicrano é superveniente e independente da paulada recebida.
(C) homicídio tentado, pois o resultado desejado não se consumou por circunstâncias alheias a sua vontade.
(D) homicídio consumado, pois Cicrano morreria de qualquer modo.
(E) homicídio tentado, pois a paulada (anterior ao acidente) imputa-se a Fulano, o qual desejou a morte de Cicrano.
Considerando a Lei Penal brasileira, é correto afirmar :
(A) Crime tentado é aquele que, uma vez iniciada a execução, não se consuma segundo a vontade do próprio agente.
(B) Na conduta dolosa, o sujeito somente é punido quando age com negligência ou imperícia
(C) Crime consumado é aquele que, uma vez iniciada a execução somente se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente.
(D) Na conduta culposa, o agente somente é punido se a lei expressamente assim determinar.
(E) No crime tentado, a pena deve ser sempre a metade da pena do crime consumado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...