Questões sobre Fundamentos da Teoria e Política Macroeconômica

Lista completa de Questões sobre Fundamentos da Teoria e Política Macroeconômica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação aos pressupostos do modelo clássico de determinação da renda, produto e emprego, é INCORRETO afirmar que

  • A. é irrelevante, para a firma, qual seja o salário nominal pago ao trabalhador, o que importa é o custo da mão-de-obra medido em termos de produto.
  • B. uma variação no salário real provoca dois efeitos sobre a oferta de trabalho: o efeito renda, que altera o padrão de consumo, e o efeito substituição, que altera o custo de oportunidade do lazer.
  • C. a oferta agregada de pleno emprego é afetada pelas variáveis reais da economia, pelo nível de preços e salários nominais, implicando em uma curva infinitamente elástica.
  • D. uma política monetária que interfere no nível de preços pode afetar a taxa nominal de juros, mas não o investimento e a poupança, pois estes dependem da taxa real de juros.

Em 1994, com a ascensão do presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC), havia clara preocupação em manter a estabilidade econômica do país. Em relação àquele cenário de atuação do Plano Real, NÃO

  • A. entendia-se que a causa da alta inflação estava relacionada ao desequilíbrio fiscal, por isso medidas de contenção de gastos foram impostas para todos os níveis de governo e reformas estruturais foram aprovadas no Congresso, pois estas eram determinantes para a estabilidade duradoura.
  • B. entendia-se que era preciso remover o componente inercial da alta inflação, para isso a desindexação monetária passou a ser feita pelo mecanismo de congelamentos de preços e por uma política de desvalorização cambial que perdurou até 1999.
  • C. acreditava-se que era mais fácil combater uma hiperinflação do que eliminar altas inflações institucionalmente enraizadas, por isso criou-se uma nova moeda, a URV (Unidade Real de Valor), totalmente desindexada e isenta do componente inercial.
  • D. optou-se, por aumentar as taxas reais de juros e elevar as taxas de depósitos compulsórios da economia, após a introdução da URV, medida que visava combater uma possível explosão natural de consumo com o fim da inflação.

Tendo em vista as interações entre câmbio, moeda, balanço de pagamentos e política econômica, julgue os itens que se seguem. Uma política de corte de gastos sempre produz maior impacto no produto que uma política de expansão dos tributos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista as interações entre câmbio, moeda, balanço de pagamentos e política econômica, julgue os itens que se seguem. Em uma economia aberta com regime de câmbio fixo e plena mobilidade de capitais, a política monetária é passiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista as interações entre câmbio, moeda, balanço de pagamentos e política econômica, julgue os itens que se seguem. Do ponto de vista econômico, é eficiente a política econômica com câmbio fixo, regime de metas de inflação e plena mobilidade de capitais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo como referência inicial esse fragmento de texto, julgue (C ou E) os itens a seguir, pertinentes às funções e competências de um banco central.

Um argumento favorável à existência de um emprestador internacional de última instância é a função que este exerceria de proporcionar liquidez para amenizar as alterações necessárias nos valores das moedas e para impedir mudanças inconsistentes com os fundamentos econômicos, uma vez que existem bancos centrais nacionais que perseguem políticas monetárias distintas, de modo que alterações no valor das moedas são inevitáveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo como referência inicial esse fragmento de texto, julgue (C ou E) os itens a seguir, pertinentes às funções e competências de um banco central.

Dada a relação existente entre as políticas monetária e cambial, os efeitos da política monetária executada pelo banco central de um país dependem fundamentalmente do tipo de regime cambial adotado. Assim, em um sistema de taxas de câmbio flexíveis com mobilidade internacional de capital, a fixação da taxa de juros básica como instrumento para o objetivo de estabilizar preços é inalcançável.

  • C. Certo
  • E. Errado

A propósito das políticas econômicas adotadas pelos últimos governos e do comportamento recente da economia brasileira, julgue os itens que se seguem. A política de desonerações tributárias, como estratégia de estímulo à economia em resposta aos efeitos da crise financeira internacional de 2008, marcou o primeiro mandato da ex-presidenta Dilma Rousseff, tendo impactado negativamente os resultados primários, principalmente com o arrefecimento do crescimento econômico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Política Econômica é o conjunto de medidas voltadas para a economia. É de responsabilidade do governo e visa permitir as diretrizes para a economia, determinando o que será prioridade durante o ano. Assim, o objetivo é implantar diretrizes para que a economia cresça, para que tenha menos inflação, menos desemprego, entre outros. A política econômica precisa de caminhos para ser implementada, esses caminhos são: a política monetária, política cambial, política fiscal e política de rendas.

Acerca da Política Monetária, Cambial e Fiscal, assinale a alternativa CORRETA:

  • A. a responsabilidade pela regulamentação da política monetária é do Tesouro Nacional e pela execução é da Secretaria do Tesouro Nacional. A Política Monetária visa adequar a quantidade de moeda em circulação às necessidades da Economia. Tem como instrumentos o Depósito Compulsório, Empréstimos de Liquidez ou Redesconto e “Open Market”.
  • B. a responsabilidade pela regulamentação da política cambial é do Tesouro Nacional e pela execução é da Secretaria do Tesouro Nacional. A Política Cambial tem como objetivo central o mercado externo, mantendo equalizado o poder de compra do país em relação aos outros que mantém relações de troca. Administra a taxa de cambio para garantir o funcionamento regular do mercado e refere-se a importação exportação
  • C. a responsabilidade pela regulamentação da política fiscal é do Tesouro Nacional e pela execução é da Secretaria do Tesouro Nacional. Na Política fiscal o Governo realiza um manejo do orçamento, controla os impostos, tributos e despesas do Governo. Para praticar a política fiscal, o Governo conta com instrumentos como: alíquotas de impostos, gastos públicos, concessão de subsídios e transferência financeira.
  • D. Nenhuma das alternativas.

De acordo com a teoria da paridade do poder de compra, a variação da taxa de câmbio nominal deve ser aproximadamente igual à diferença entre a taxa de inflação interna e a taxa de inflação internacional.

Com base nessa informação, suponha que, em 01/01/20X1, a taxa de câmbio era de 3,00 reais por dólar e, em 01/01/20X2, a taxa de câmbio subiu para 3,20 reais por dólar. No período, a inflação doméstica foi de 10%, e a inflação nos Estados Unidos foi de 5%. Considerando a taxa de câmbio real em 01/01/20X2, assinale a alternativa correta.

  • A. A taxa de câmbio real apreciou em relação a 01/01/20X1.
  • B. As exportações ficaram menos competitivas.
  • C. A moeda nacional se desvalorizou em termos reais.
  • D. Dado o diferencial de inflação, a taxa de câmbio nominal não se alterou.
  • E. O produto nacional está mais caro em comparação com o produto importado.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...