Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

(Anatomia Humana – Planos Anatômicos) As descrições anatômicas, tanto do corpo humano quanto dos órgãos, são baseadas em 3 planos de secção que passam através do corpo na posição anatômica. Sendo assim, analise as afirmações a seguir e considere (V) verdadeiro ou (F) falso: (___) Plano Sagital divide o corpo em duas porções, direita e esquerda. (___) Plano Sagital divide o corpo em duas porções, superior e inferior. (___) Plano Transversal divide o corpo em duas porções, superior e inferior. (___) Plano Frontal divide o corpo em duas porções, direita e esquerda. (___) Plano Frontal divide o corpo em duas porções, anterior e posterior. Assinale a sequência correta:

    A) V – V – V – V – V

    B) V – F – V – F – V

    C) V – V – F – F – V

    D) F – V – V – V – F

    E) V – V – F – V – F

Para Vago (2009), o predomínio do esporte como conteúdo dos programas escolares de educação física produz um efeito perverso na formação cultural dos estudantes.
São efeitos perversos descritos, EXCETO:

    A) “Analfabetismo” em outras práticas corporais da cultura, como os jogos coletivos.

    B) “Analfabetismo” em outras práticas corporais da cultura, como as danças.

    C) “Analfabetismo” em outras práticas corporais da cultura, como a ginástica (como arte de exercitar o corpo).

    D) “Analfabetismo” em outras práticas corporais da cultura, como a capoeira.

(Esportes – Voleibol) O saque é o ato de golpear e enviar a bola da área de saque por cima da rede para a quadra contrária pelo atleta da posição 1. Em relação aos tipos de saques, analise as alternativas e relacione com suas características: I. Saque por baixo. II. Saque flutuante. III. Saque lateral por baixo (“jornada nas estrelas”). IV. Saque em suspensão. (___) Este saque caracteriza-se por ser bastante ofensivo e muito rápido. Sua virtude é a violência e consequentemente se assemelha a uma cortada. (___) Saque simples e também fácil de executar. De frente para a quadra, pé esquerdo à frente, mão esquerda segurando a bola, você deve fazer, com braço direito, um movimento de trás para a frente, golpeando a bola quase simultaneamente à sua liberação pela mão esquerda à frente do corpo. (___) Característico para este saque é a trajetória de voo irregular da bola, seu repentino e imprevisível desvio da direção esperada no último terço da curva de voo. (___) Para executar este saque, posicione de lado para a quadra com o ombro direito paralelo à linha de fundo e a perna esquerda ligeiramente à frente. Segure a bola com a mão esquerda. O braço direito sai de trás e ataca a bola no ponto mais baixo, depois que ela foi lançada pela mão esquerda. Assinale a sequência CORRETA de cima para baixo.

    A) IV, I, III e II.

    B) II, III, I e IV.

    C) III, II, IV e I.

    D) I, II, III e IV.

    E) IV, I, II e III.

Um dos desafios do professor de educação física na sua intervenção pedagógica é organizar o ensino de forma que os estudantes expandam suas experiências por meio de um rico patrimônio cultural (Vago, 2009).
De acordo com Vago (2009), é CORRETO afirmar que o desafio do professor é organizar o ensino para que seus estudantes realizem o direito de:

    A) Serem ensinados.

    B) Conhecerem, provarem, criarem, recriarem e reinventarem.

    C) Assimilarem a cultura.

    D) Reconhecerem os conteúdos.

A racionalização, a secularização e o controle detalhado da gestualidade do corpo são características do esporte moderno (Melo et al., 2010).
A partir dessa análise, é CORRETO afirmar que:

    A) Essas caracterizações do esporte compreendem o jogo como lugar de expressão do lúdico.

    B) Essas caracterizações do esporte moderno destacam o jogo como lugar de expressão do lúdico.

    C) Essas caracterizações do esporte distanciam-se da compreensão do jogo como lugar de expressão do lúdico.

    D) Essas caracterizações do esporte moderno não se distanciam da compreensão do jogo como lugar de expressão do lúdico.

O processo do desenvolvimento motor dos movimentos é dividido por fases sendo uma delas os movimentos fundamentais onde as crianças estão envolvidas na exploração e na experimentação das capacidades motoras de seus corpos desenvolvendo habilidades. Sobre o contexto acima assinale a alternativa que corresponde habilidades de estabilidade:

    A) Engloba a manutenção do controle corporal em movimentos que exigem e equilíbrio corporal, uma vez que existe uma ação agindo no centro de gravidade da criança.

    B) Engloba atividades de caminhar, correr, pular, escorregar e saltar obstáculos, onde permitem ao indivíduo se deslocar e movimentar-se no ambiente em que está inserido.

    C) Engloba o relacionamento da criança com objetos, sendo caracterizada pela força que é aplicada neste objeto, tanto para recepção quanto para lançamentos.

    D) Engloba os movimentos de arremessar, chutar, bater e rolar.

Intensidade, duração, frequência e tipo de sobrecarga metabólica são parâmetros que influenciam as adaptações nas funções fisiológicas e metabólicas (McArdle et al., 2008).
O princípio que CORRETAMENTE explica essas adaptações é o da:

    A) Especificidade.

    B) Sobrecarga.

    C) Reversibilidade.

    D) Diferença individual.

Alguns elementos do movimento fazem parte da dança como fluência, espaço, peso e tempo. Sobre fluência é CORRETO afirmar:

    A) Sua função é a comunicação, pode indicar aspectos intelectuais, expressando o onde do movimento.

    B) Tem a função de promover uma compreensão sobre integração, sensação de unidade da pessoa, tem a ver também com progressão de movimento e pode indicar aspectos que envolvem a emoção e expressão de sentimentos.

    C) Sua função que auxilia na conquista da verticalidade, estabelecendo relação e gradações entre o firme e o leve, em termos de intenção, sensação e resistência do movimento, facilitar a objetividade com a afirmação da vontade e indicação do o quê do movimento.

    D) A função é auxiliar na operacionalidade, comunicando o quando do movimento, determinando o quão súbito ou sustentado é um movimento, em termos de decisão e urgência de movimento.

É CORRETO afirmar, na perspectiva apresentada por Freitas e Leucas (2009), que “incluir” significa:

    A) Dar sentido e significado à aprendizagem do aluno típico, valorizando as possibilidades de as diferenças serem manifestadas e respeitadas, sem discriminação.

    B) Dar sentido e significado à aprendizagem do aluno deficiente, valorizando as possibilidades de as diferenças serem manifestadas e respeitadas, sem discriminação.

    C) Garantir que o aluno com deficiência tenha acesso ao conhecimento historicamente acumulado, sistematizado, organizado e ampliado.

    D) Garantir que todos os alunos e alunas tenham acesso ao conhecimento historicamente acumulado, sistematizado, organizado e ampliado.

Assinale a alternativa CORRETA sobre os benefícios da prática de exercício físico na melhora da função musculoesquelética de idosos:

    A) É responsável por um aumento da concentração de catecolaminas (adrenalina e noradrenalina), que exercem influência sobre uma série de processos fisiológicos, sendo um fator a mais na modulação da imunidade.

    B) É eficiente no controle glicêmico de idosos diabéticos, atuando na melhoria da sensibilidade a insulina, tolerância a glicose e redução da glicemia sanguínea.

    C) Aumenta o suprimento sanguíneo muscular, auxilia na normalização da relação entre tensão e comprimento dos músculos, desenvolve o metabolismo muscular, proporciona um aumento na deposição de sais de cálcio ao longo das linhas de tração e compressão dos ossos e aumento da capacidade dos ligamentos e tendões se submetem à força de tenção.

    D) É indispensável na prevenção e na manutenção da funcionalidade motora e independência, e que também está relacionada a diminuição do risco para morbidade e mortalidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...