Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

(Esportes – Voleibol) O saque é o ato de golpear e enviar a bola da área de saque por cima da rede para a quadra contrária pelo atleta da posição 1. Em relação aos tipos de saques, analise as alternativas e relacione com suas características: I. Saque por baixo. II. Saque flutuante. III. Saque lateral por baixo (“jornada nas estrelas”). IV. Saque em suspensão. (___) Este saque caracteriza-se por ser bastante ofensivo e muito rápido. Sua virtude é a violência e consequentemente se assemelha a uma cortada. (___) Saque simples e também fácil de executar. De frente para a quadra, pé esquerdo à frente, mão esquerda segurando a bola, você deve fazer, com braço direito, um movimento de trás para a frente, golpeando a bola quase simultaneamente à sua liberação pela mão esquerda à frente do corpo. (___) Característico para este saque é a trajetória de voo irregular da bola, seu repentino e imprevisível desvio da direção esperada no último terço da curva de voo. (___) Para executar este saque, posicione de lado para a quadra com o ombro direito paralelo à linha de fundo e a perna esquerda ligeiramente à frente. Segure a bola com a mão esquerda. O braço direito sai de trás e ataca a bola no ponto mais baixo, depois que ela foi lançada pela mão esquerda. Assinale a sequência CORRETA de cima para baixo.

    A) IV, I, III e II.

    B) II, III, I e IV.

    C) III, II, IV e I.

    D) I, II, III e IV.

    E) IV, I, II e III.

(Anatomia Humana – Planos Anatômicos) As descrições anatômicas, tanto do corpo humano quanto dos órgãos, são baseadas em 3 planos de secção que passam através do corpo na posição anatômica. Sendo assim, analise as afirmações a seguir e considere (V) verdadeiro ou (F) falso: (___) Plano Sagital divide o corpo em duas porções, direita e esquerda. (___) Plano Sagital divide o corpo em duas porções, superior e inferior. (___) Plano Transversal divide o corpo em duas porções, superior e inferior. (___) Plano Frontal divide o corpo em duas porções, direita e esquerda. (___) Plano Frontal divide o corpo em duas porções, anterior e posterior. Assinale a sequência correta:

    A) V – V – V – V – V

    B) V – F – V – F – V

    C) V – V – F – F – V

    D) F – V – V – V – F

    E) V – V – F – V – F

(Esportes – Futebol) O futebol é um jogo coletivo, composto por sucessivos momentos de equilíbrio e desequilíbrio proporcionados através das ações técnico-táticas executadas durante o jogo. São público e notório que, no passado, este esporte era praticado em qualquer lugar onde uma bola pudesse rolar (futebol de várzea e/ou pelada) (FREIRE, 1998, p.43). Para a prática desse esporte em um campo com as dimensões oficiais, é necessário seguir algumas regras. Sendo assim, analise as assertivas abaixo em relação as regras do campo de jogo: I. Em cada canto do campo, um poste não pontiagudo será colocado com uma bandeirinha. A altura mínima desse poste será de 1,5m. II. Um quarto de círculo será traçado dentro do campo de jogo, com 1 metro de raio, a partir de cada poste de canto. III. A distância entre os postes de meta será de 7,32m e a distância da parte inferior do travessão ao solo será de 2,44m. IV. Os postes de meta e o travessão terão a mesma largura e espessura, de no máximo 12cm. As linhas de meta terão a mesma largura dos postes de meta e do travessão. Assinale a alternativa correta:

    A) Somente as afirmativas I e II estão corretas.

    B) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

    C) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.

    D) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.

    E) Todas as afirmativas estão corretas.

(Educação Física – História da Educação Física) Além do aspecto utilitário-guerreiro do período pré-histórico, havia também as atividades físicas voltadas aos rituais e cultos. Nessas atividades, o homem primitivo tinha seus olhos voltados para o céu. O mundo e as forças naturais formavam uma unidade para ele, que necessitava subsistir mediante grandes esforços, considerando sempre a sua sobrevivência como um favor dos deuses. Nesse sentido, a dança, desde a época paleolítica e por anos depois dela, tornou a atividade física algo místico e lúdico, indicando um estado menos cruel, um despontar de sentimentos no homem primitivo. Considere as seguintes assertivas em relação ao processo histórico da Educação Física e suas práticas corporais: I. As atividades físicas do homem das civilizações primitivas apresentaram cinco aspectos básicos. Essas atividades eram: naturais, utilitárias, guerreiras, rituais e recreativas. II. Não se constituíam como uma prática de educação física sistematizada na era primitiva, e sim como uma forma espontânea e ocasional de o homem daquela época se exercitar. III. A partir das práticas que o homem levou a cabo para sobreviver e propagar a espécie, o seu processo evolutivo envolveu também o processo evolutivo da educação física, que anos mais tarde se desenvolveu de forma específica em diferentes lugares do mundo. Está correto o que se afirma em:

    A) Somente as afirmações I e III estão corretas.

    B) Somente as afirmações II e III estão corretas.

    C) A afirmação III está incorreta.

    D) A afirmação I está incorreta.

    E) Todas as afirmações estão corretas.

(As Diferentes Tendências Pedagógicas da Educação Física na Escola – Abordagens) Considere a seguinte situação problema: um estudante realizou seu primeiro estágio na Educação Física, com duas turmas. Para cada turma, o professor supervisor foi diferente, bem como suas respectivas fundamentações de abordagens pedagógicas. Nesse sentido, o primeiro professor pautava suas aulas em atividades com finalidades motoras básicas. Portanto, sempre estava acompanhando atentamente a execução das tarefas, identificando possíveis erros e auxiliando para a correção. Já o segundo professor, organizou suas aulas de uma forma diferente. Seu principal objetivo era possibilitar a inserção dos educandos nas aulas, na sociedade e consequentemente, no mundo. Assim, as aulas eram pautadas em um processo de construção conjunta do planejamento, entre alunos e professor. Considerando as aulas apresentadas, avalie as seguintes afirmações: I. As aulas do primeiro professor apresentaram características do uso da abordagem desenvolvimentista, por priorizar práticas com foco motor, bem como corrigir quando necessário, para melhorar o desenvolvimento motor. II. As aulas do segundo professor apresentaram características do uso da abordagem de aula abertas, na qual o planejamento se dá por meio de um processo de co-decisão, entre os sujeitos da aula, buscando a inserção dos alunos nas aulas, na sociedade e no mundo. III. Ambos os professores fizeram uso de abordagens metodológicas importantes para o processo de ensino-aprendizagem, nas aulas de Educação Física. IV. Os pressupostos das abordagens utilizadas pelo primeiro professor relacionam-se mais à abordagem Plural, que encara o movimento humano enquanto técnica corporal construída culturalmente. Já o segundo professor, utiliza a abordagem Humanista, na qual o professor integra-se efetivamente ao ambiente escolar em que atua, de modo a se constituir em um agente educador, orientador de aprendizagem, com a responsabilidade de promover o crescimento pessoal dos alunos. Diante do exposto, é correto o que se afirma em:

    A) Somente I, II e III.

    B) Somente III.

    C) Somente II e III.

    D) Somente IV.

    E) Todas as afirmações estão corretas.

(As Diferentes Tendências Pedagógicas da Educação Física na Escola – Abordagens) Segundo Piaget (1979, p. 193), o desenvolvimento da inteligência não é linear, ou seja, não ocorre por acúmulo de informação. Na visão de Piaget esse desenvolvimento se daria por saltos e por rupturas. Sendo assim, os estágios representam uma lógica da inteligência que será superada radicalmente por um outro estágio, um estágio superior, apresentando assim, uma outra lógica de conhecimento. Ou seja, a inteligência muda de qualidade de acordo com as mudanças de estágio, onde cada um representa uma qualidade dessa inteligência. Assim, de acordo com a teoria piagetiana, os estágios necessariamente são seguidos, de forma que nenhum deles possa ser ignorado. Nesse sentido assinale abaixo a alternativa que elenca corretamente os estágios apresentados por Piaget.

    A) Estágio sensório-motor (0 a 12 meses), estágio pré-operatório (1 a 7 anos) e estágio operatório (7 anos em diante), dentro deste último estágio ocorre uma divisão entre operatório concreto (7 a 10 anos) e operatório formal (10 anos em diante).

    B) Estágio sensório-motor (0 a 24 meses), estágio pré-operatório (2 a 7 anos) e estágio operatório (7 anos em diante), dentro deste último estágio ocorre uma divisão entre operatório concreto (7 a 12 anos) e operatório formal (12 anos em diante).

    C) Estágio sensório-motor (0 a 24 meses), estágio pós-operatório (2 a 7 anos) e estágio operatório (7 anos em diante), dentro deste último estágio ocorre uma divisão entre operatório concreto (7 a 12 anos) e operatório abstrato (12 anos em diante).

    D) Estágio sensório-abstrato (0 a 24 meses), estágio pré-operatório (2 a 7 anos) e estágio operatório (7 anos em diante), dentro deste último estágio ocorre uma divisão entre operatório concreto (7 a 12 anos) e operatório especializado (12 anos em diante).

    E) Estágio sensório-motor (0 a 24 meses), estágio pré-operatório (2 a 8 anos) e estágio operatório (8 anos em diante), dentro deste último estágio ocorre uma divisão entre operatório concreto (8 a 12 anos) e operatório formal (12 anos em diante).

(Educação Física – História da Educação Física) Como acontece com toda área de conhecimento que possui fundamentação histórica, é de suma importância conhecer alguns períodos da história da Educação Física e suas características. Há de se considerar a origem da Educação Física e as suas características desde o período da pré-história, bem como a evolução dessa disciplina nas civilizações, como por exemplo: chinesa, indiana, japonesa e egípcia. A partir do que se conhece da história da Educação Física, é possível reconhecer alguns fundamentos históricos que estão presentes nas mais diferentes atividades físicas, desde o período pré-histórico, até os dias atuais. Diante do exposto analise as assertivas abaixo: I. Desde a sua origem mais remota, o homem vem se adaptando, criando fórmulas e novas soluções para seguir adiante em seu processo de evolução. Assim, pode-se afirmar que o homem sempre praticou atividades físicas. Pois, II. O ser humano estava constantemente submetido a lutas, à necessidade de obter sua alimentação por meio da caça e da pesca, aos hábitos migratórios e a outros aspectos ligados à sua segurança, que o faziam se movimentar. Está correto o que se afirma em:

    A) Apenas a assertiva I está correta.

    B) Apenas a assertiva II está correta.

    C) As duas assertivas estão corretas e a segunda justifica a primeira.

    D) As duas assertivas estão corretas e a primeira justifica a segunda.

    E) As duas assertivas estão incorretas.

Na unidade temática Práticas corporais de aventura, exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador. Assim como as demais práticas, elas são objeto também de diferentes classificações, conforme o critério que se utilize. Na BNCC, optou-se por diferenciá-las com base no ambiente de que necessitam para ser realizadas, sendo estes:

    A) Na natureza e urbanas.

    B) Na escola e natureza.

    C) Urbanas e escolares.

    D) Arborismo e parkour.

    E) Natureza e parkour

De acordo com o PCN – Educação Física – primeiro e segundo ciclo, assinale a alternativa cujo conteúdo NÂO deva ser trabalhado nos ciclos citados.

    A) Esportes, jogos.

    B) Participação em competições esportivas.

    C) Conhecimentos sobre o corpo.

    D) Atividades rítmicas e expressivas.

    E) Lutas e ginásticas.

Relacione as colunas abaixo de acordo com as capacidades físicas para o rendimento:

Coluna 1 1. Resistência 2. Força 3. Velocidade 4. Flexibilidade

Coluna 2 ( ) A partida, a parada, a mudança de direção do corpo, realizar ou evitar determinado movimento, a aceleração. ( ) A capacidade de superar ou opor-se a uma resistência por meio da atividade muscular. ( ) É a capacidade de realizar trabalho com eficiência, pois em qualquer tipo de trabalho, a perda da eficiência real é denominada de fadiga. ( ) É a capacidade física do organismo humano que condiciona a obtenção de grande amplitude, durante a execução dos movimentos.

Assinale a sequência CORRETA:

    A) 2, 3, 1, 4

    B) 3, 1, 2, 4

    C) 4, 2, 1, 3

    D) 3, 2, 1, 4

    E) 2, 4, 3, 1

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...