Questões de Educação Física

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Na revisão científica das diversas informações já publicadas acerca da relação entre exercício físico e osteoporose, o American College of Sports Medicine (ACSM - Colégio Americano de Medicina do Esporte) estabeleceu cinco princípios básicos que devem ser observados na avaliação de um programa de exercícios para a prevenção e o tratamento da osteoporose. O fato de pessoas com níveis mais baixos de densidade óssea e de força apresentarem melhor resultado em programa de exercícios do que as que possuem densidade óssea normal ou acima do normal está relacionado ao princípio

  • A.

    dos valores iniciais.

  • B.

    da sobrecarga.

  • C.

    da reversibilidade.

  • D.

    dos retornos diminuídos.

  • E.

    da especificidade.

Com relação ao condicionamento físico para a promoção da saúde e reabilitação, julgue os seguintes itens.

 I É correto afirmar que a atividade física regular, em especial a atividade física vigorosa, e a perda de peso contribuem para a redução do HDL, conhecido como colesterol ruim.

II A atividade física moderada regular aumenta significativamente os níveis de triglicerídeos.

III A atividade física regular e moderada contribui para a diminuição dos coágulos sanguíneos indesejáveis que se instalam nos vasos e artérias.

IV A atividade física moderada regular reduz a pressão arterial em indivíduos de meia-idade ou mais velhos, o que também pode ser conseqüência da perda de peso ou redução do estresse.

V A atividade física regular contribui para a reposição dos níveis de LDL (colesterol de lipoproteína de baixa densidade), também chamado de bom colesterol.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    III e IV.

  • C.

    I, II e V.

  • D.

    II, III e V.

  • E.

    III, IV e V.

Julgue, em cada item a seguir, se é apresentado procedimento de emergência correto a ser adotado no atendimento a vítima de insolação, durante atividade física ou esportiva.

I Colocar saco de gelo na cabeça da vítima.

II Fazer fricções na pele da vítima, para facilitar a circulação sanguínea.

III Remover a vítima e colocá-la em local fresco e arejado, ou refrigerado.

IV Executar massagem cardíaca ou respiração boca-a-boca, caso necessário.

V Refrescar o corpo da vítima com aplicação de compressas frias na testa, rosto e pescoço.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4
  • E. 5

O índice de cintura-quadril (ICQ) está relacionado com a distribuição e o acúmulo de gordura na região abdominal (obesidade na parte superior do corpo), especialmente nos homens, e pode servir de referência para se avaliar o risco individual de doença arterial coronariana, hipertensão, diabete melitos, distúrbios metabólicos e outros. A fórmula correta para o cálculo do ICQ, considerando-se as circunferências da cintura (C) e do quadril (Q) é

  • A.

    ICQ = Q - C.

  • B.

    CQ = C / Q.

  • C.

    ICQ = Q × C.

  • D.

    ICQ = Q / C.

  • E.

    ICQ = C + Q.

Acerca dos fundamentos fisiológicos do exercício, julgue os itens a seguir.

I Na situação de repouso, todo o combustível alimentar para satisfazer as necessidades energéticas corporais são fornecidos pelas proteínas.

II O fenômeno denominado oscilação cardiovascular ocorre quando, por exemplo, durante trabalho físico submáximo prolongado (mais de 60 minutos), o volume de ejeção aumenta gradualmente, a freqüência cardíaca diminui gradualmente com a progressão do exercício e o débito cardíaco torna-se variável.

III No início do exercício físico, ocorre aumento na ventilação, causado principalmente pelo comando central dos neurônios.

IV Durante exercício de intensidade moderada em ambiente com alta temperatura, o sangue se distribui diretamente para a pele, de modo que essa alteração no fluxo sanguíneo cutâneo causa o aumento da temperatura corporal central.

V Durante o exercício físico, a água se desloca do sangue para as células e tecidos circundantes, o que ocasiona redução no volume plasmático, a qual pode ser compensada pela ingestão de líquidos.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e V.

  • E.

    IV e V.

De acordo com Gallahue; Ozmun (2001) relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.

1. Fase dos movimentos especializados.

2. Fase dos movimentos fundamentais.

3. Estágio transicional.

4. Estágio de aplicação.

5. Estágio de utilização vitalícia.

( ) Combinação e aplicação de habilidades motoras fundamentais mais complexas ao desempenho de habilidades especializadas relativas ao esporte e em ambientes recreacionais com crianças de 7 a 10 anos.

( ) Caracteriza-se por padrões fundamentais maduros, atividades motoras complexas presentes na vida diária, na recreação e nos objetivos esportivos dos 7 anos até o final da vida.

( ) Representa o pináculo do processo de desenvolvimento motor, com utilização de repertório de movimentos adquiridos pelo indivíduo, a partir dos 14 anos, e perdura por toda a vida.

( ) Variedade de movimentos locomotores, manipulativos e estabilizadores que devem ser trabalhados pelo professor de Educação Física isoladamente e em combinação com crianças dos 2 aos 7 anos.

( ) Refinamento de habilidades mais complexas na escolha do esporte com crianças de 11 a 13 anos.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA das respostas:

  • A. 3 – 4 – 5 – 1 – 2
  • B. 3 – 1 – 5 – 2 – 4
  • C. 1 – 3 – 2 – 4 – 5
  • D. 4 – 1 – 3 – 5 – 2
  • E. 2 – 1 – 5 – 3 – 4

Uma das personalidades que mais se destacou na História da Educação Física brasileira foi Rui Barbosa. Dentre as suas atuações destaca-se:

  • A. Melhoria da raça, para obter o biotipo brasileiro necessário à produção industrial do país.
  • B. Aprimoramento da cultura popular referente aos jogos e brincadeiras.
  • C. Parecer sobre o Projeto 224 – Reforma Leôncio de Carvalho, decreto nº 7.247, de 19 de abril de 1879, da Instrução Pública −, no qual defende a inclusão da ginástica nas escolas e a equiparação dos professores de ginástica aos das outras disciplinas.
  • D. Ampliação do repertório de atividades recreativas da população brasileira.
  • E. Criação de locais públicos para a popularização dos esportes no Brasil.

Marque com (V) ou (F) as alternativas abaixo, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) Os alunos com lesão medular, que apresentam espasticidade, diminuição da ventilação pulmonar, disfunção do sistema de regulação térmica, incontinência urinária, distúrbios do esfíncter retal e osteoporose, não podem praticar nenhuma atividade física.

( ) Atividades físicas de risco como cambalhotas, acrobacias, nado golfinho, esportes de contato e mergulhos devem ser evitadas nas aulas de Educação Física quando a pessoa com síndrome de Down apresenta instabilidade atlanto-axial.

( ) Estratégias de ensino como explicações verbais por parte do professor, demonstração da atividade fora do campo visual do aluno, assistência física ou condução por parte do professor, tateamento, dispositivos sonoros podem ser utilizadas pelo professor de Educação Física para ajudar os alunos com deficiência visual (cegueira e baixa visão) a desempenharem atividades físicas.

( ) O nível da lesão medular que permite a execução de algum tipo de atividade física, de forma ativa, pelo indivíduo com essa deficiência física é a partir da lesão ocorrida em nível da 6ª. vértebra cervical.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA das respostas:

  • A. F – V – F – F
  • B. V – V – V – F
  • C. F – F – V – V
  • D. V – F – V – F
  • E. F – V – V – V

Assinale a alternativa que apresenta orientações a serem seguidas pelo professor de Educação Física ao planejar atividades (aulas) com alunos portadores de necessidades educacionais especiais.

  • A. Incentivar a não participação dos alunos portadores de necessidades especiais nas aulas de Educação Física para que não atrapalhem o desempenho dos outros alunos.
  • B. Incentivar a não participação dos alunos portadores de necessidades especiais nas aulas de Educação Física para não se machucarem; não aceitar formas diferentes de execução do movimento pelo aluno.
  • C. Desenvolver apenas as habilidades simples pelas limitações proporcionadas pela deficiência; adaptar as atividades e conteúdos sem considerar o tipo de deficiência apresentada pelos alunos.
  • D. Adaptar as atividades, as metodologias e os materiais, quando necessário; utilizar sistemas de apoio como tutores, voluntários; desenvolver as habilidades funcionais.
  • E. Possibilitar apenas a vivência em atividades físicas preferidas pelos alunos para que os mesmos não se sintam incapazes em realizá-las; não estimular a autonomia dos alunos.

Segundo Payne (2007), os termos hiperplasia, hipertrofia e acreção, bem como as progressões e as regressões, que ocorrem desde a concepção até a morte, correspondem, respectivamente, aos processos de:

  • A. aprendizagem e integração.
  • B. diferenciação e integração.
  • C. maturação e aprendizagem.
  • D. diferenciação e desenvolvimento.
  • E. crescimento e desenvolvimento.
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