Questões de Educação Física da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU)

Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A anorexia e a bulimia são distúrbios alimentares muito comuns entre adolescentes do sexo feminino. A origem desses distúrbios pode ser atribuída a imposições da sociedade ocidental, em que a preocupação maior de muitas pessoas é com as aparências física e estética. A preocupação com o peso e a forma corporal leva as pessoas acometidas pelos transtornos a iniciarem uma dieta bastante seletiva. A necessidade de perder peso também conduz a outras estratégias, como exercícios físicos excessivos, vômitos, jejum absoluto, ingestão de laxantes etc.

Enumere as características correspondentes a cada um dos distúrbios psicológicos.

1. Anorexia

2. Bulimia

( ) Afetação da imagem corporal e busca incessante da magreza.

( ) Transtornos endócrinos sendo o principal a amenorréia.

( ) Episódios freqüentes de hiperfagia, seguidos da sensação de perda de controle e um forte sentimento de culpa.

( ) Períodos de restrição alimentar, uso de medicamentos para emagrecer.

( ) Restrição da alimentação e recusa de comer em público.

( ) Tendência a práticas purgativas (provocação de vômitos, uso de laxativos e diuréticos).

( ) Perda excessiva de peso e obsessão por exercício físico.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA das respostas:

  • A. 2, 2, 1, 1, 2, 1, 2
  • B. 1, 1, 2, 2, 1, 2, 1
  • C. 1, 2, 1, 2, 1, 2, 1
  • D. 2, 1, 2, 2, 1, 1, 1
  • E. 1, 2, 1, 1, 2, 1, 2

De acordo com Gallahue; Ozmun (2001) relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.

1. Fase dos movimentos especializados.

2. Fase dos movimentos fundamentais.

3. Estágio transicional.

4. Estágio de aplicação.

5. Estágio de utilização vitalícia.

( ) Combinação e aplicação de habilidades motoras fundamentais mais complexas ao desempenho de habilidades especializadas relativas ao esporte e em ambientes recreacionais com crianças de 7 a 10 anos.

( ) Caracteriza-se por padrões fundamentais maduros, atividades motoras complexas presentes na vida diária, na recreação e nos objetivos esportivos dos 7 anos até o final da vida.

( ) Representa o pináculo do processo de desenvolvimento motor, com utilização de repertório de movimentos adquiridos pelo indivíduo, a partir dos 14 anos, e perdura por toda a vida.

( ) Variedade de movimentos locomotores, manipulativos e estabilizadores que devem ser trabalhados pelo professor de Educação Física isoladamente e em combinação com crianças dos 2 aos 7 anos.

( ) Refinamento de habilidades mais complexas na escolha do esporte com crianças de 11 a 13 anos.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA das respostas:

  • A. 3 – 4 – 5 – 1 – 2
  • B. 3 – 1 – 5 – 2 – 4
  • C. 1 – 3 – 2 – 4 – 5
  • D. 4 – 1 – 3 – 5 – 2
  • E. 2 – 1 – 5 – 3 – 4

Uma das personalidades que mais se destacou na História da Educação Física brasileira foi Rui Barbosa. Dentre as suas atuações destaca-se:

  • A. Melhoria da raça, para obter o biotipo brasileiro necessário à produção industrial do país.
  • B. Aprimoramento da cultura popular referente aos jogos e brincadeiras.
  • C. Parecer sobre o Projeto 224 – Reforma Leôncio de Carvalho, decreto nº 7.247, de 19 de abril de 1879, da Instrução Pública −, no qual defende a inclusão da ginástica nas escolas e a equiparação dos professores de ginástica aos das outras disciplinas.
  • D. Ampliação do repertório de atividades recreativas da população brasileira.
  • E. Criação de locais públicos para a popularização dos esportes no Brasil.

Marque com (V) ou (F) as alternativas abaixo, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) Os alunos com lesão medular, que apresentam espasticidade, diminuição da ventilação pulmonar, disfunção do sistema de regulação térmica, incontinência urinária, distúrbios do esfíncter retal e osteoporose, não podem praticar nenhuma atividade física.

( ) Atividades físicas de risco como cambalhotas, acrobacias, nado golfinho, esportes de contato e mergulhos devem ser evitadas nas aulas de Educação Física quando a pessoa com síndrome de Down apresenta instabilidade atlanto-axial.

( ) Estratégias de ensino como explicações verbais por parte do professor, demonstração da atividade fora do campo visual do aluno, assistência física ou condução por parte do professor, tateamento, dispositivos sonoros podem ser utilizadas pelo professor de Educação Física para ajudar os alunos com deficiência visual (cegueira e baixa visão) a desempenharem atividades físicas.

( ) O nível da lesão medular que permite a execução de algum tipo de atividade física, de forma ativa, pelo indivíduo com essa deficiência física é a partir da lesão ocorrida em nível da 6ª. vértebra cervical.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA das respostas:

  • A. F – V – F – F
  • B. V – V – V – F
  • C. F – F – V – V
  • D. V – F – V – F
  • E. F – V – V – V

Assinale a alternativa que apresenta orientações a serem seguidas pelo professor de Educação Física ao planejar atividades (aulas) com alunos portadores de necessidades educacionais especiais.

  • A. Incentivar a não participação dos alunos portadores de necessidades especiais nas aulas de Educação Física para que não atrapalhem o desempenho dos outros alunos.
  • B. Incentivar a não participação dos alunos portadores de necessidades especiais nas aulas de Educação Física para não se machucarem; não aceitar formas diferentes de execução do movimento pelo aluno.
  • C. Desenvolver apenas as habilidades simples pelas limitações proporcionadas pela deficiência; adaptar as atividades e conteúdos sem considerar o tipo de deficiência apresentada pelos alunos.
  • D. Adaptar as atividades, as metodologias e os materiais, quando necessário; utilizar sistemas de apoio como tutores, voluntários; desenvolver as habilidades funcionais.
  • E. Possibilitar apenas a vivência em atividades físicas preferidas pelos alunos para que os mesmos não se sintam incapazes em realizá-las; não estimular a autonomia dos alunos.

Segundo Payne (2007), os termos hiperplasia, hipertrofia e acreção, bem como as progressões e as regressões, que ocorrem desde a concepção até a morte, correspondem, respectivamente, aos processos de:

  • A. aprendizagem e integração.
  • B. diferenciação e integração.
  • C. maturação e aprendizagem.
  • D. diferenciação e desenvolvimento.
  • E. crescimento e desenvolvimento.

Marque (V) ou (F) nas afirmativas abaixo, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) O exercício físico é essencial para o crescimento ósseo em comprimento e, conseqüentemente, para o aumento da estatura da criança.

( ) A compressão intermitente das placas de crescimento, decorrente do peso corporal, e o exercício podem provocar maior mineralização e densidade óssea.

( ) Níveis elevados de força e de potência são impossíveis se a criança não tiver alcançado a maturidade neurológica.

( ) A mielinização de uma grande parte dos nervos motores é completa até a maturidade sexual.

( ) A progressão do movimento imaturo e rudimentar para o movimento preciso, controlado e intencional denomina-se diferenciação.

 A alternativa que apresenta a seqüência CORRETA das respostas é:

  • A. F – V – V – F – V
  • B. V – F – V – V – F
  • C. F – F – V – V – V
  • D. F – F – V – V – V
  • E. F – V – F – V – V

A Educação Física tem passado por transformações significativas no que se refere ao seu planejamento pedagógico. Dentre as concepções adotadas, o professor que optar pela cultura corporal de movimento, deve contemplar elementos da cultura plural ancorados em:

  • A. jogos, folclore, lutas, ginásticas e atividades lúdicas.
  • B. jogos, treinamento, ginásticas, atividades da vida diária e lutas.
  • C. futsal, basquete, vôlei, handebol e atletismo.
  • D. jogos, esportes, ginásticas, danças e lutas.
  • E. brincadeiras, esportes, atividades da vida diária e dança.

O exercício físico provoca diferentes modificações no organismo dependendo do tipo de exercício, das cargas de volume e das cargas de intensidade. Entre os efeitos que o exercício aeróbio pode provocar, a longo prazo,destacam-se:

  • A. aumento do percentual de gordura, redução da freqüência cardíaca em repouso e redução das enzimas aeróbias.
  • B. redução do percentual de gordura, redução da freqüência cardíaca em repouso e redução do número de mitocôndrias.
  • C. redução do volume de ejeção máximo, aumento da freqüência cardíaca em repouso e aumento do número de mitocôndrias.
  • D. redução do volume de ejeção máximo, aumento da freqüência cardíaca em repouso e redução do número de mitocôndrias.
  • E. aumento do volume de ejeção máximo, redução da freqüência cardíaca em repouso e aumento do número de mitocôndrias.

Como uma prática corporal, a dança pode estar na escola, de acordo com os pressupostos educacionais, e ser adaptada conforme as necessidades e características do contexto escolar. Sobre o conteúdo dança, analise as proposições a seguir.

I. Considerando que a dança pode ser tematizada como conteúdo de educação física escolar para que os alunos possam usá-la como linguagem, visando à articulação de suas próprias idéias, deve-se pôr ênfase nos seguintes aspectos: experimentação, criação e apreciação.

II. Para Laban, o valor educacional da dança pode ser atribuído à universalização das formas de movimento que esta manifestação domina.

III. As danças de rua e as danças folclóricas, apesar de fazerem parte de um conteúdo relevante para a formação dos alunos, não devem ser introduzidas nas aulas de educação física, pois muitos professores não possuem conhecimento adequado desses temas.

IV. Entre as atividades rítmicas e expressivas a serem incluídas nas aulas de Educação Física, os PCN sugerem o resgate de todos os tipos de manifestações folclóricas brasileiras, excluindo-se, no entanto, as danças provenientes de outras culturas.

V. O jogo, o esporte e a dança têm em comum a representação corporal, com características lúdicas de diversas culturas humanas.

É CORRETO o que está contido apenas nas proposições

  • A. III e IV.
  • B. I, II, IV e V.
  • C. I, II e V.
  • D. II, III e IV.
  • E. III, IV e V.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...