Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Provas de atletismo realizadas em setores específicos do estádio, cujas dimensões são determinadas pelas regras internacionais, e compreende o arremesso do peso, o lançamento do dardo, do disco e do martelo e os saltos à altura, à distância, triplo e com vara. São:

    A) Provas de pista

    B) Provas de campo.

    C) Provas rústicas

    D) Provas combinadas.

As modalidades esportivas apresentam etapas de iniciação esportiva. Relacione as colunas a respeito dessas etapas e seus conteúdos:

(1)Fase de iniciação esportiva I:

(2) Fase de iniciação esportiva II:

(3) Fase de iniciação III:


( ) Os conteúdos de ensino a serem ministrados nessa fase são os conceitos técnicos e táticos dos desportos: basquetebol, futebol, futsal, voleibol e handebol, nos quais devem ser contemplados, além desses conteúdos, finalizações e fundamentos específicos.

( ) Os conteúdos desenvolvidos nessa fase, devem ser o domínio do corpo, a manipulação da bola, o drible, a recepção e os passes, podendo utilizar-se do jogo como principal método para a aprendizagem.

( ) Os conteúdos de ensino, propõe que sejam: as situações de jogo, e sistemas ofensivos como também os exercícios sincronizados, cujo principal objetivo é proporcionar aos alunos a execução e a automatização de todos os fundamentos aprendidos, isolando algumas situações de jogo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

    A) 3, 1, 2.

    B) 2, ,1, 3.

    C) 1, 3, 2.

    D) 2, 3, 1.

O processo de desenvolvimento motor pode ser dividido em fases, sendo cada fase possuir alguns estágios: Assinale a alternativa que corresponde a fase de movimentos rudimentares:

    A) Estágio de inibição dos reflexos: movimentos influenciados pelo córtex em desenvolvimento, fazendo com que os reflexos sejam inibidos e gradualmente desapareçam.

    B) Estágio elementar: maior controle e melhor coordenação rítmica dos movimentos fundamentais, mas ainda são geralmente restritos e descoordenados.

    C) Estágio transitório: início da combinação e aplicação das habilidades fundamentais ao desempenho das habilidades motoras especializadas.

    D) Estágio de codificação de informações: atividade motora reflexa/involuntária observável.

de acordo com a Base Nacional Comum Curricular a respeito das dimensões de conhecimento ,complete a lacuna a seguir:____________ está associada aos conceitos necessários para entender as características e o funcionamento das práticas corporais.

    A) Compreensão

    B) Experimentação

    C) Reflexão sobre a ação

    D) Análise

Sobre a abordagem do ensino aberto na educação física é CORRETO afirmar:

    A) Os termos corpo e movimento são considerados como meio e fim da Educação Física escolar, sendo importante garantir essa especificidade, a qual vai ser alcançada por meio da finalidade da Educação Física na escola.

    B) A Educação Física na escola proporciona atividades da cultura corporal diferenciadas, possibilitando assim um maior conhecimento, sendo de fundamental importância para o uso do tempo livre e de lazer, oportunizando o alcance da cidadania.

    C) O objeto de estudo é o mundo do movimento e suas implicações sociais, que tem por principal objetivo trabalhar o movimento em sua amplitude e complexidade com a intenção de proporcionar, aos participantes, autonomia para as capacidades de ação.

    D) O objeto da área de conhecimento da Educação Física é a cultura corporal, que se concretiza nos seus diferentes temas, como o esporte, a ginástica, os jogos, as lutas, a dança, as acrobacias, a mímica e outros.

Conforme a Base Nacional Comum Curricular complete a lacuna a seguir relacionada as competências específicas de educação física para o ensino fundamental: Compreender a origem da ________________e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual

    A) prática corpora

    B) estética corporal

    C) cultura corporal de movimento

    D) promoção da saúde

No handebol o tiro livre é ordenado :

    A) Na entrada ou saída irregular de um jogador; mau comportamento; faltas cometidas pelos jogadores na área de gol; lançamento intencional da bola para sua área de gol; faltas do goleiro; execução ou conduta irregular nos tiros de lateral, escanteio, livre, tiro de meta e 7m; atitude antidesportiva.

    B) Com a execução de uma falta grave sobre o adversário; no momento da cobrança os jogadores da defesa e ataque deverão permanecer atrás da linha de 9m. O jogador que for cobrar deverá manter um pé fixo perante a linha de 7m, não podendo evadi-la ou mover este pé.

    C) Desde que a bola tenha ultrapassado totalmente a linha lateral. Ao ser cobrado o jogador deverá manter um pé sobre a linha lateral e o outro fora da quadra, caso isto seja desrespeitado o árbitro poderá ordenar nova cobrança de lateral ou aplicar reversão, dando o direito da cobrança a equipe adversária

    D) Quando, antes de ultrapassar a linha de fundo, a bola tenha sido tocada por um jogador da equipe atacante ou pelo goleiro da equipe defensora, estando este dentro da sua área de gol. O tiro de meta deve ser cobrado dentro da área do goleiro, e só ele poderá colocar a bola em jogo.

Em educação física quando ocorre no final de um processo, em forma de apresentações, campeonatos, entre outras atividades , trata-se da avaliação:

    A) Diagnóstica.

    B) Formativa.

    C) Somativa.

    D) Auto avaliação.

Articulações são a reunião de dois ou mais ossos, que permite realizar movimentos, sustentar ou proteger os órgãos, ou que, são uniões funcionais entre os diferentes tipos de ossos do esqueleto. São algumas funções das articulações, EXCETO:

    A) Movimentos.

    B) Plasticidade

    C) Manutenção da postura corpórea.

    D) Sustentação.

O esporte, nas aulas de Educação Física, deve ser tematizado de forma ampla e lúdica, sendo contextualizado numa perspectiva crítica e participativa. Com base no contexto acima assinale alternativa CORRETA:

    A) A socialização através do esporte escolar pode ser considerada uma forma de controle social, pela adaptação do praticante aos valores e normas dominantes como condição alegada para a funcionalidade e desenvolvimento da sociedade.

    B) No esporte, desenvolvem-se ideias ou valores que levam ao conformismo, como é o respeito incondicional a regras, porque o comportamento não conformado no esporte não leva a modificações do esporte, mas, sim, à exclusão dele

    C) A busca de resultados tem ocasionado um trabalho especializado no esporte, o que traz consequências prejudiciais no desenvolvimento dos alunos em todos os aspectos, entre eles o físico e o psicológico.

    D) O esporte deve ser abordado nas aulas de Educação Física de acordo com objetivos mais amplos e significativos, voltados para fins educacionais, no qual um enfoque metodológico essencialmente lúdico deve ser priorizado.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...