Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sabendo que Educação Física, na escola, se relaciona, diretamente ,com a corporalidade e o movimento humano, que implica, portanto, uma atuação intencional sobre o homem como ser corpóreo e motriz, abrangendo formas de atividades físicas como o esporte, o jogo, a ginástica, as lutas, a dança, entre outras. Referente ao contexto acima analise as afirmativas abaixo:
I-Por isso, deve contribuir de maneira significativa com a formação e desenvolvimento dos alunos, oportunizando momentos pedagógicos de modo que possam interagir por meio da vivência de diversas situações de ensino-aprendizagem.
II-Estar envoltas por pouco movimentos que envolvem apenas os atos motores, sendo somente de significados, expressividade, alegria e prazer.
III-A vivência dessas situações oportuniza o desenvolvimento não só de habilidades, mas de competências importantes para uma melhor convivência em grupo, como a capacidade de compartilhar, trocar, ouvir e aprender uns com os outros.
Assinale a alternativa CORRETA:

    A) I, II e III estão corretas.

    B) II e III estão corretas.

    C) I e III estão corretas.

    D) Nenhuma das alternativas.

"Algumas pessoas são naturalmente mais flexíveis (talento natural para ioga, ginástica), outras são mais fortes (facilidade para musculação, escaladas) e outras têm maior potência aeróbia (predisposição para corridas, natação). Em um grupo, pessoas diferentes apresentam diferentes níveis iniciais de aptidão física (morfológica, cardiorrespiratória, muscular e articular)."


Essa sentença se refere a qual princípio do treinamento desportivo:

    A) Progressividade.

    B) Individualidade.

    C) Especificidade.

    D) Adaptabilidade.

A psicomotricidade, nas aulas de Educação Física, pode auxiliar na aprendizagem escolar, contribuindo para um fenômeno cultural que consiste de ações psicomotoras exercidas sobre o ser humano de maneira a favorecer comportamentos e transformações. Por isso, é INCORRETO afirmar que:

    A) É, sobretudo, visando à possibilidade de compreensão da importância de se inserir conhecimentos da psicomotricidade, nas aulas de Educação Física, com o intuito de auxiliar na aprendizagem global dos alunos.

    B) O desenvolvimento psicomotor é importante na prevenção de problemas de aprendizagem.

    C) Sabe-se da importância da psicomotricidade, na aprendizagem e no desenvolvimento global de crianças, em idade escolar, por isso este trabalho contribui tanto para área da Educação Física escolar quanto para a Educação de um modo geral e para que outros profissionais possam a partir deste explorar novas possibilidades.

    D) Nenhuma das alternativas.

Relacione as colunas abaixo de acordo com as capacidades físicas para o rendimento:

Coluna 1 1. Resistência 2. Força 3. Velocidade 4. Flexibilidade

Coluna 2 ( ) A partida, a parada, a mudança de direção do corpo, realizar ou evitar determinado movimento, a aceleração. ( ) A capacidade de superar ou opor-se a uma resistência por meio da atividade muscular. ( ) É a capacidade de realizar trabalho com eficiência, pois em qualquer tipo de trabalho, a perda da eficiência real é denominada de fadiga. ( ) É a capacidade física do organismo humano que condiciona a obtenção de grande amplitude, durante a execução dos movimentos.

Assinale a sequência CORRETA:

    A) 2, 3, 1, 4

    B) 3, 1, 2, 4

    C) 4, 2, 1, 3

    D) 3, 2, 1, 4

    E) 2, 4, 3, 1

De acordo com o PCN – Educação Física – primeiro e segundo ciclo, assinale a alternativa cujo conteúdo NÂO deva ser trabalhado nos ciclos citados.

    A) Esportes, jogos.

    B) Participação em competições esportivas.

    C) Conhecimentos sobre o corpo.

    D) Atividades rítmicas e expressivas.

    E) Lutas e ginásticas.

Na unidade temática Práticas corporais de aventura, exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador. Assim como as demais práticas, elas são objeto também de diferentes classificações, conforme o critério que se utilize. Na BNCC, optou-se por diferenciá-las com base no ambiente de que necessitam para ser realizadas, sendo estes:

    A) Na natureza e urbanas.

    B) Na escola e natureza.

    C) Urbanas e escolares.

    D) Arborismo e parkour.

    E) Natureza e parkour

Sobre a relação entre Esporte e Educação, classifique os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou (F) Falsos: ( ) O esporte pode ser importante para a atividade motora cotidiana. ( ) O esporte contribui para a dimensão social da capacidade de ação. ( ) O esporte pode ser importante para a relação com a saúde e o bem estar. ( ) O esporte pode oferecer um modelo compreensível da realidade social. ( ) O esporte oferece inúmeras possibilidades de movimentos significativos, oportunidades de recreação e realizações estéticas Marque a sequência CORRETA:

    A) V, V, V, F, V

    B) V, F, V, V, F

    C) F, V, F, V, V

    D) V, V, V, V, V

    E) F, F, V, F, V

É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não-formais, como direito de cada um, observados: I. A autonomia das entidades desportivas dirigentes e associações, quanto a sua organização e funcionamento. II. A destinação de recursos públicos para a promoção prioritária do desporto educacional e, em casos específicos, para a do desporto de alto rendimento III. O tratamento diferenciado para o desporto profissional e o não - profissional. IV. A proteção e o incentivo às manifestações desportivas de criação nacional. Marque a alternativa CORRETA:

    A) Apenas os itens I e II estão corretos.

    B) Apenas os itens III e IV estão corretos.

    C) Todos os itens estão corretos.

    D) Apenas os itens I e IV estão corretos.

    E) Apenas os itens II e IV estão corretos.

Podemos classificar os jogos em cinco grandes grupos, são eles:

    A) Jogos artísticos, jogos expressivos, jogos sensitivos, jogos recreativos e brincadeiras, jogos desportivos.

    B) Jogos artísticos, jogos expressivos, jogos de mímica, jogos recreativos e brincadeiras, jogos desportivos.

    C) Jogos artísticos, jogos expressivos, jogos de tabuleiro, jogos recreativos e brincadeiras, jogos desportivos.

    D) Jogos artísticos, jogos de tabuleiro, jogos de mímica, jogos recreativos e brincadeiras, jogos desportivos.

    E) Jogos artísticos, jogos de movimento, jogos sensitivos, jogos recreativos e brincadeiras, jogos desportivos.

Devemos nos preocupar em colaborar com o desenvolvimento de três habilidades motoras fundamentais: Locomoção, Estabilidade e Manipulação. Relacione as colunas: Coluna 1 1. Locomoção 2. Estabilidade 3. Manipulação Coluna 2 ( ) Engloba a progressão dos atos de alcançar, segurar e soltar objetos. ( ) É a batalha travada diariamente contra a força da gravidade. ( ) Quando a criança explora os potenciais motores de seu corpo, movendo-se em relação aos espaços onde se encontra. ( ) Essa habilidade dá maior controle sob a musculatura e permite que o indivíduo fique de pé. Assinale a sequência CORRETA:

    A) 3, 2, 1, 2

    B) 3, 1, 2, 2

    C) 1, 2, 3, 2

    D) 2, 1, 2, 3

    E) 3, 2, 2, 1

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...