Questões de Educação Física do ano 2020

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Entre as coisas de que a criança gosta está o brincar, que é um dos seus direitos. O brincar é uma ação livre, que surge a qualquer hora, iniciada e conduzida pela criança; dá prazer, não exige como condição um produto final; relaxa, envolve, ensina regras, linguagens, desenvolve habilidades e introduz a criança no mundo imaginário.

Tizuko Morchida Kishimoto. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. In: Anais do I Seminário Nacional Currículo em Movimento – perspectivas atuais. Belo Horizonte, nov./2010. Internet: <www.portal.mec.gov.br>

Consoante o texto precedente, a respeito dos conceitos sobre jogo e brincadeira, em suas intervenções pedagógicas, o professor de educação física deve

    A) promover tempo e espaço livre e mediado para as crianças, com objetivo de observar e conhecer melhor o grupo com que trabalha.

    B) planejar atividades variadas, mas sempre controladas, bem estruturadas e com objetivos pautados apenas nos programas institucionais.

    C) propor sempre atividades de trabalho, eliminando por completo brincadeiras que desvirtuem esse propósito.

    D) eliminar atividades repetitivas de trabalho pedagógico, garantindo que a necessidade de brincar das crianças seja respeitada.

    E) priorizar as atividades recreativas tradicionais no tempo livre, garantindo a preservação e adaptação das crianças na cultura local.

No futebol de campo, se, depois de executado o tiro penal, o executante tocar na bola uma segunda vez antes que esta tenha sido tocada por outro jogador:

    A) O tiro penal deve ser repetido.

    B) Um tiro livre indireto deve ser marcado.

    C) Se o gol for marcado, deve ser anulado, o cobrador punido com cartão amarelo e o jogo deve ser reiniciado com tiro livre indireto, a favor do time que se defende.

    D) O jogo será reiniciado com bola ao chão.

No futebol de campo, o árbitro deve parar, interromper temporariamente, ou encerrar o jogo definitivamente, por quaisquer infrações às regras do jogo ou por interferência externa, por exemplo: I. A iluminação artificial for insuficiente. II. Se um oficial de arbitragem, um jogador ou um oficial de equipe for atingido por um objeto lançado por um espectador, o árbitro pode deixar o jogo prosseguir, pará-lo, interrompê-lo temporariamente ou encerrá-lo definitivamente, de acordo com a gravidade do incidente. III. Se for marcado um tiro penal e um jogador da equipe beneficiada, que se lesione e receba atendimento médico, for cobrar o penal. Está correto o que se afirma em:

    A) I e II, apenas.

    B) I e III, apenas.

    C) II e III, apenas.

    D) I, II e III.

De acordo com os PCN para Educação Física, o processo de ensino e aprendizagem em Educação Física não se restringe ao simples exercício de certas habilidades e destrezas, mas sim de:

    A) Conhecer o seu histórico, compreender minimamente regras e estratégias e saber adaptálas.

    B) Planejar, experimentar, avaliar, optar entre alternativas, coordenar ações do corpo com objetos no tempo e no espaço.

    C) Capacitar o indivíduo a refletir sobre suas possibilidades corporais e, com autonomia, exercê-las de maneira social e culturalmente significativa e adequada.

    D) Criar situações em que os automatismos sejam insuficientes para a realização dos movimentos e a atenção seja necessária para o seu aperfeiçoamento.

De acordo com os Padrões Curriculares Nacionais – PCNs, no âmbito da Educação Física, os conhecimentos construídos devem possibilitar a análise crítica dos valores sociais, tais como:

    A) Os padrões de beleza e saúde.

    B) Relações interpessoais e a sexualidade.

    C) Capacidade de julgamento de justiça.

    D) Potencialidades corporais do indivíduo.

No processo de ensino de atividades gímnicas, na unidade “flexibilidade, giros, equilíbrios, formas de andar e correr”, é objetivo de conhecimento:

    A) Conhecer e experimentar as várias formas de Saltar/Saltitar, relacionando-as com as situações cotidianas.

    B) Executar diferentes Saltos e Saltitos, com ou sem deslocamentos, em diferentes direções, de diferentes formas a fim de diferenciá-los e situá-los na realidade social.

    C) Verificar a importância da Ginástica na vida das pessoas entendendo o direito ao acesso a esse conhecimento historicamente produzido a fim de conhecer a realidade escolar sobre o tema.

    D) Executar formas de movimentos gímnicos, individualmente e em grupos por meio dos elementos flexibilidade, giros, equilíbrios, formas de andar e correr com utilização de música demonstrando ritmo e harmonia.

No universo da ginástica, de acordo com Souza (1997), Tumbling, é classificada como ginástica de:

    A) Demonstração.

    B) Reeducação postural.

    C) Trampolim acrobático.

    D) Competição.

É situação de bola viva no basquetebol:

    A) Durante o lance livre, a bola está à disposição do arremessador de lance livre.

    B) Qualquer arremesso de campo ou lance livre é convertido.

    C) Um oficial soar seu apito enquanto a bola está viva.

    D) O sinal do relógio de 24 segundos soar enquanto uma equipe está com o controle da bola.

É permitido no basquetebol o uso de munhequeiras, com largura máxima de:

    A) 5 cm.

    B) 10 cm.

    C) 15 cm.

    D) 20 cm.

As posições de ataque de rede, no voleibol indoor são:

    A) 1, 2 e 3.

    B) 2, 3 e 4.

    C) 3, 4 e 5.

    D) 5, 6 e 1.

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