Questões sobre Atividade Física, Recreação e Lazer

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Ao pensar na formação profissional que contribua com o debate sobre o lazer, Silva et al. (2011) destacam quatro pontos fundamentais para orientar as ações, tendo em vista o entendimento do animador cultural em uma perspectiva educacional ampla, de transformação da realidade social.
Em relação a esses 4 pontos fundamentais, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Ponto fundamental: unidade entre teoria e prática, que só tem sentido se rompermos com a ideia da racionalidade técnica.

    B) Ponto fundamental: característica disciplinar específica do lazer.

    C) Ponto fundamental: sólida formação teórica e cultural dos profissionais que desejam tratar o lazer.

    D) Ponto fundamental: necessidade de pensar a formação continuada.

A recreação se constituiu e continua sendo uma das disciplinas que integram os saberes de formação do profissional de Educação Física. Porém, a associação entre a recreação e o lazer é muito comum. Basta verificar os estudos de diversos autores dessa área para constatar como boa parte de análises sobre o lazer, no contexto da Educação Física, parecem evocar a recreação. Assim, ao relacionar as características básicas da recreação, Cavallari & Zacharias (1994) as “especificam” como? Assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Ser encarada pelo participante como um fim em si mesma, sem que se esperem benefícios ou resultados específicos.

    B) Ser escolhida livremente e praticada espontaneamente, segundo os interesses de cada um.

    C) Levar o praticante a estágios psicológicos negativos, pelo caráter individualista, por estar sempre ligada ao individualismo.

    D) Propiciar aos praticantes estímulos para o exercício e desenvolvimento da criatividade até sua plenitude.

Tanto a recreação como o lazer inicialmente conviviam em nossa realidade sem maiores reflexões sobre os seus significados. Enquanto o termo recreação é influência da perspectiva norte-americana, o lazer surge a partir da influência dos estudos europeus. Essa dupla denominação está presente nos dias atuais e em geral utiliza-se a recreação para designar o conjunto de atividades, e o lazer para abordar o fenômeno cultural. Alguns autores chegam a identificar diferenças ou peculiaridades mais amplas entre os termos. A origem etimológica do termo recreação pode ser ressaltada a partir de posições diferenciadas. Assim, assumindo a posição de Dumazedier (1975), qual o significado de recreação?

    A) Dumazedier (1975) aponta que a palavra recreação foi proveniente do latim recreatio (que representa recreio, divertimento), sendo derivada do vocábulo recreare, com o sentido de reproduzir, restabelecer, recuperar. Nesse âmbito, destaca-se a ideia de que o objetivo da recreação era a renovação/recuperação para o trabalho.

    B) Dumazedier (1975) relaciona a origem etimológica do termo recreação com recreare, que significa recreio, divertimento. Nessa ótica, a recreação pode estar ligada à possibilidade de “recriar, criar de novo, dar novo vigor”.

    C) Dumazedier (1975) considera como uma das funções do lazer. Para Dumazedier (1975), a função recreativa (que tem o sentido de divertimento) está relacionada com as outras funções de descanso e desenvolvimento do lazer, e orientada para a criação permanente do indivíduo por si mesmo.

    D) Para Dumazedier (1975), a recreação pode ser entendida como o criar, o recrear e o recriar-se, que está intimamente atrelado à ação do homem sobre o mundo. Constitui-se, assim, num espaço privilegiado para a construção coletiva de novos conhecimentos e, ainda, em possibilidade de influenciar educadores mais comprometidos com as mudanças necessárias para o surgimento de uma sociedade pautada em valores mais humanos.

Os benefícios da atividade física como forma de prevenção de doenças não transmissíveis são de extrema importância e vão muito além de apenas redução do peso. Sobre esse tema é possível afirmar que:

    A) A prática da atividade física está indiretamente associada à prevenção e ao tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, no entanto possibilita a redução da incapacidade física causada pela sua evolução.

    B) A prática da atividade física está diretamente associada à prevenção e ao tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, além de possibilitar a redução da incapacidade física causada pela sua evolução.

    C) A prática da atividade física está diretamente desassociada da prevenção e do tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, além de possibilitar a redução da incapacidade física causada pela sua evolução.

    D) A prática da atividade física está diretamente associada à prevenção e ao tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, além de possibilitar a redução da capacidade física causada pela sua evolução.

Exercício físico pode ser entendido como uma atividade física praticada regularmente com base numa prescrição que visa o condicionamento físico ou o desenvolvimento de habilidades esportivas ou a educação através do movimento. Todo exercício físico possui padrões característicos de cada modalidade e devem estar ligados aos objetivos propostos. São características presentes no exercício físico, EXCETO:

    A) Duração.

    B) Ausência de sistematização.

    C) Frequência.

    D) Intensidade.

Sobre à importância do lazer, no espaço pedagógico assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Os alunos podem compreender que os esportes e as demais atividades corporais que devem ser privilégios apenas dos esportistas ou das pessoas em condições de pagar por academias e clubes.

    B) O lazer e a disponibilidade de espaços para atividades lúdicas e esportivas são necessidades básicas e, por isso, direitos do cidadão.

    C) Não é necessário valorizar essas atividades e/ou reivindicar o acesso a elas para todos é um posicionamento que pode ser adotado a partir dos conhecimentos adquiridos nas aulas de Educação Física.

    D) Nenhuma das alternativas.

Podemos classificar os jogos em cinco grandes grupos, são eles:

    A) Jogos artísticos, jogos expressivos, jogos sensitivos, jogos recreativos e brincadeiras, jogos desportivos.

    B) Jogos artísticos, jogos expressivos, jogos de mímica, jogos recreativos e brincadeiras, jogos desportivos.

    C) Jogos artísticos, jogos expressivos, jogos de tabuleiro, jogos recreativos e brincadeiras, jogos desportivos.

    D) Jogos artísticos, jogos de tabuleiro, jogos de mímica, jogos recreativos e brincadeiras, jogos desportivos.

    E) Jogos artísticos, jogos de movimento, jogos sensitivos, jogos recreativos e brincadeiras, jogos desportivos.

Analise o fragmento a seguir:

“Explora aquelas atividades voluntárias exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço, caracterizadas pela criação e alteração de regras, pela obediência de cada participante ao que foi combinado coletivamente, bem como pela apreciação do ato de brincar em si”. Fonte: BRASIL, 2018.


Considerando o trecho, a unidade temática que compreende a atividade descrita acima é

    A) as brincadeiras e os jogos.

    B) as lutas.

    C) os esportes.

    D) as atividades rítmicas.

    E) as ginásticas.

Sobre o conteúdo “Jogos e brincadeiras”, analise estas três afirmações:


I - Os jogos e as brincadeiras são ações culturais cuja intencionalidade e curiosidade resultam em um processo lúdico, autônomo e criativo. A natureza desse conteúdo não é discriminatória, pois implica o reconhecimento de si e do outro, traz possibilidades de lidar com os limites como desafios, e não como barreiras.

II - Para viabilizar o jogo, é imprescindível que os alunos conheçam suas regras e significados. Dependendo de quem joga, das condições e dos objetivos do jogo, o grupo tem autonomia para transformar suas regras, acrescentando ou excluindo de acordo com a necessidade.

III - É importante não distinguir jogo como conteúdo específico e jogo como ferramenta auxiliar de ensino, uma vez que os jogos e as brincadeiras devem ser entendidos como um meio para se aprender outra coisa; como no jogo dos “10 passes” quando usado para ensinar retenção coletiva da posse de bola.

IV - Importante oportunizar a vivência de jogos e brincadeiras presentes na memória dos povos indígenas e das comunidades tradicionais, oportunizando o reconhecimento dos seus valores e das formas de viver em diferentes contextos ambientais e socioculturais brasileiros.


Estão CORRETAS apenas as afirmações:

    A) I, II, III e IV.

    B) I, III e IV, apenas.

    C) II, III e IV, apenas.

    D) I, II e IV, apenas.

    E) I e II, apenas.

Com relação as brincadeiras e jogos, responda verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que traz a sequência correta:
(__) Exploram aquelas atividades voluntárias não exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço. (__) Essas práticas não possuem um conjunto estável de regras. (__) Caracterizam-se pela criação e alteração de regras, pela obediência de cada participante ao que foi combinado coletivamente.

    A) V – V – F.

    B) V – F – F.

    C) F – V – V.

    D) F – F – V.

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