Questões de Educação Física do ano 2021

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Analise o fragmento de texto a seguir, extraído dos Parâmetros curriculares da educação física ao tratar da cultura corporal de movimento e assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas:

"O ser humano, desde suas origens, produziu________________________. Sua história é uma história de________________________ na medida em que tudo o que faz é parte de um contexto em que se produzem e reproduzem conhecimentos. O conceito de________________________ é aqui entendido, simultaneamente, como produto da sociedade e como processo dinâmico que vai constituindo e transformando a coletividade à qual os indivíduos pertencem, antecedendo-os e transcendendo-os."

    A) Cultura, conhecimento, conhecimento.

    B) Conhecimento, conhecimento, conhecimento.

    C) Cultura, cultura, cultura.

    D) Conhecimento, cultura, cultura.

Sobre o importante instituto da fisiologia do esforço analise a definição a seguir: Quando um músculo contrai-se e produz força sem alteração macroscópica no ângulo da articulação, a contração é dita:

    A) Contração Excêntrica.

    B) Contração Concêntrica.

    C) Contração Isométrica.

    D) Contração Estrutural.

No Brasil a educação física passou por um processo de busca para romper com os limites biológicos e de rendimentos apenas. Surgem as chamadas abordagens da Educação Física. Analise as sentenças a seguir:
I. Nessa abordagem, a função da educação física é possibilitar que o comportamento seja desenvolvido, ocorrendo a partir das experiências de movimento da criança dentro de uma faixa etária adequada. II. Busca desenvolver fatores como a noção de corpo, tonicidade, equilíbrio, estrutura espaço-temporal, lateralidade, coordenação motora global e coordenação fina.
As afirmações acima se referem a:

    A) Abordagem construtivista.

    B) Abordagem saúde renovada.

    C) Abordagem desenvolvimentista.

    D) Abordagem psicomotora.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais consideram que a avaliação deva ser:

    A) De utilidade para o aluno, que em consenso com os objetivos propostos, pode dimensionar os avanços e as dificuldades dentro do processo de ensino e aprendizagem e torná-lo cada vez mais produtivo.

    B) De utilidade para o professor, que pode avaliar os conteúdos trabalhados, atribuir a nota do aluno dentro do processo de ensino e aprendizagem e torná-lo cada vez mais produtivo.

    C) De utilidade, tanto para o aluno como para o professor, para que ambos possam dimensionar os avanços e as dificuldades dentro do processo de ensino e aprendizagem e torná-lo cada vez mais produtivo.

    D) De utilidade para o professor, que em consenso com os objetivos propostos, pode dimensionar os avanços e as dificuldades dentro do processo de ensino e aprendizagem e torná-lo cada vez mais produtivo.

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Educação Física - Resolução n° 56/2003 o exercício profissional em Educação Física pautar-se-á pelos seguintes princípios, EXCETO:

    A) A valorização da identidade pessoal no campo da atividade física.

    B) A sustentabilidade do meio ambiente.

    C) A responsabilidade social.

    D) O respeito à vida, à dignidade, à integridade e aos direitos do indivíduo.

Para Vago (2009), o predomínio do esporte como conteúdo dos programas escolares de educação física produz um efeito perverso na formação cultural dos estudantes.
São efeitos perversos descritos, EXCETO:

    A) “Analfabetismo” em outras práticas corporais da cultura, como os jogos coletivos.

    B) “Analfabetismo” em outras práticas corporais da cultura, como as danças.

    C) “Analfabetismo” em outras práticas corporais da cultura, como a ginástica (como arte de exercitar o corpo).

    D) “Analfabetismo” em outras práticas corporais da cultura, como a capoeira.

Um dos desafios do professor de educação física na sua intervenção pedagógica é organizar o ensino de forma que os estudantes expandam suas experiências por meio de um rico patrimônio cultural (Vago, 2009).
De acordo com Vago (2009), é CORRETO afirmar que o desafio do professor é organizar o ensino para que seus estudantes realizem o direito de:

    A) Serem ensinados.

    B) Conhecerem, provarem, criarem, recriarem e reinventarem.

    C) Assimilarem a cultura.

    D) Reconhecerem os conteúdos.

A racionalização, a secularização e o controle detalhado da gestualidade do corpo são características do esporte moderno (Melo et al., 2010).
A partir dessa análise, é CORRETO afirmar que:

    A) Essas caracterizações do esporte compreendem o jogo como lugar de expressão do lúdico.

    B) Essas caracterizações do esporte moderno destacam o jogo como lugar de expressão do lúdico.

    C) Essas caracterizações do esporte distanciam-se da compreensão do jogo como lugar de expressão do lúdico.

    D) Essas caracterizações do esporte moderno não se distanciam da compreensão do jogo como lugar de expressão do lúdico.

Intensidade, duração, frequência e tipo de sobrecarga metabólica são parâmetros que influenciam as adaptações nas funções fisiológicas e metabólicas (McArdle et al., 2008).
O princípio que CORRETAMENTE explica essas adaptações é o da:

    A) Especificidade.

    B) Sobrecarga.

    C) Reversibilidade.

    D) Diferença individual.

É CORRETO afirmar, na perspectiva apresentada por Freitas e Leucas (2009), que “incluir” significa:

    A) Dar sentido e significado à aprendizagem do aluno típico, valorizando as possibilidades de as diferenças serem manifestadas e respeitadas, sem discriminação.

    B) Dar sentido e significado à aprendizagem do aluno deficiente, valorizando as possibilidades de as diferenças serem manifestadas e respeitadas, sem discriminação.

    C) Garantir que o aluno com deficiência tenha acesso ao conhecimento historicamente acumulado, sistematizado, organizado e ampliado.

    D) Garantir que todos os alunos e alunas tenham acesso ao conhecimento historicamente acumulado, sistematizado, organizado e ampliado.

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