Questões de Educação Física do ano 2021

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2021 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao pensar na formação profissional que contribua com o debate sobre o lazer, Silva et al. (2011) destacam quatro pontos fundamentais para orientar as ações, tendo em vista o entendimento do animador cultural em uma perspectiva educacional ampla, de transformação da realidade social.
Em relação a esses 4 pontos fundamentais, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Ponto fundamental: unidade entre teoria e prática, que só tem sentido se rompermos com a ideia da racionalidade técnica.

    B) Ponto fundamental: característica disciplinar específica do lazer.

    C) Ponto fundamental: sólida formação teórica e cultural dos profissionais que desejam tratar o lazer.

    D) Ponto fundamental: necessidade de pensar a formação continuada.

A educação física escolar brasileira se encontra “entre o não mais e o ainda não” segundo González & Fensterseifer (2009).
Nesse contexto, é CORRETO afirmar que a reflexão desses autores trata:

    A) Do retrocesso sofrido recentemente na transformação da educação física brasileira, caracterizada pelas perdas na legitimação da educação física no espaço escolar.

    B) Da estagnação do processo de transformação da educação física brasileira, caracterizada pela legitimação da educação física no espaço escolar.

    C) Do momento de transição pelo qual passa a educação física brasileira, caracterizada pelo abandono de um antigo discurso legitimador para a construção de um novo modo de legitimação da educação física no espaço escolar.

    D) Da definição clara do atual estágio de desenvolvimento em que se encontra a educação física brasileira.

De acordo com Finck (2011), o esporte possui alto valor na vida das crianças e jovens. Se bem conduzido pelo educador, sua vivência pode possibilitar inúmeras situações que poderão beneficiar o desenvolvimento dos mesmos, tais como, EXCETO:

    A) A possibilidade para a formação de grupos.

    B) O processo de identificação com os ídolos, que pode ser bastante motivador no sentido de o aluno estabelecer sua identidade nos moldes da personalidade de seu ídolo.

    C) A possibilidade de o aluno se desenvolver em um campo de trabalho e ascensão social com o aprendizado.

    D) A possibilidade para a autoafirmação e identidade.

Para Betti (1991), são três os métodos prevalecentes ao longo da história da Educação Física no Brasil: o francês, o desportivo generalizado e o esportivo.
Em relação a esses métodos, é INCORRETO afirmar que:

    A) Os métodos francês e esportivo foram os únicos a fugirem um pouco aos parâmetros da competitividade e da busca da vitória.

    B) O método desportivo generalizado possibilitava aos alunos a iniciação nos diferentes esportes, desenvolvendo o gosto pelo belo, levando-os a adquirir ótima performance física e técnica.

    C) O método esportivo não chegou a caracterizar-se como um método padronizado, mas ao eleger o esporte formal como conteúdo principal, acaba dando-lhe uma concepção de técnica esportiva bastante rígida.

    D) O método francês caracterizava-se pelo comando e a formalidade do conteúdo.

É INCORRETO afirmar que a Educação Física, dentro do que se propõem nos Parâmetros Curriculares Nacionais, é a área do conhecimento que:

    A) Introduz e integra os alunos na cultura corporal do movimento.

    B) Tem como finalidades o lazer e a expressão de sentimentos.

    C) Tem como finalidade o tratamento tradicional dos conteúdos que favorece os alunos que já têm aptidões.

    D) Tem como finalidade a manutenção e a melhoria da saúde.

Provas de atletismo realizadas em setores específicos do estádio, cujas dimensões são determinadas pelas regras internacionais, e compreende o arremesso do peso, o lançamento do dardo, do disco e do martelo e os saltos à altura, à distância, triplo e com vara. São:

    A) Provas de pista

    B) Provas de campo.

    C) Provas rústicas

    D) Provas combinadas.

As modalidades esportivas apresentam etapas de iniciação esportiva. Relacione as colunas a respeito dessas etapas e seus conteúdos:

(1)Fase de iniciação esportiva I:

(2) Fase de iniciação esportiva II:

(3) Fase de iniciação III:


( ) Os conteúdos de ensino a serem ministrados nessa fase são os conceitos técnicos e táticos dos desportos: basquetebol, futebol, futsal, voleibol e handebol, nos quais devem ser contemplados, além desses conteúdos, finalizações e fundamentos específicos.

( ) Os conteúdos desenvolvidos nessa fase, devem ser o domínio do corpo, a manipulação da bola, o drible, a recepção e os passes, podendo utilizar-se do jogo como principal método para a aprendizagem.

( ) Os conteúdos de ensino, propõe que sejam: as situações de jogo, e sistemas ofensivos como também os exercícios sincronizados, cujo principal objetivo é proporcionar aos alunos a execução e a automatização de todos os fundamentos aprendidos, isolando algumas situações de jogo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

    A) 3, 1, 2.

    B) 2, ,1, 3.

    C) 1, 3, 2.

    D) 2, 3, 1.

O processo de desenvolvimento motor pode ser dividido em fases, sendo cada fase possuir alguns estágios: Assinale a alternativa que corresponde a fase de movimentos rudimentares:

    A) Estágio de inibição dos reflexos: movimentos influenciados pelo córtex em desenvolvimento, fazendo com que os reflexos sejam inibidos e gradualmente desapareçam.

    B) Estágio elementar: maior controle e melhor coordenação rítmica dos movimentos fundamentais, mas ainda são geralmente restritos e descoordenados.

    C) Estágio transitório: início da combinação e aplicação das habilidades fundamentais ao desempenho das habilidades motoras especializadas.

    D) Estágio de codificação de informações: atividade motora reflexa/involuntária observável.

de acordo com a Base Nacional Comum Curricular a respeito das dimensões de conhecimento ,complete a lacuna a seguir:____________ está associada aos conceitos necessários para entender as características e o funcionamento das práticas corporais.

    A) Compreensão

    B) Experimentação

    C) Reflexão sobre a ação

    D) Análise

Sobre a abordagem do ensino aberto na educação física é CORRETO afirmar:

    A) Os termos corpo e movimento são considerados como meio e fim da Educação Física escolar, sendo importante garantir essa especificidade, a qual vai ser alcançada por meio da finalidade da Educação Física na escola.

    B) A Educação Física na escola proporciona atividades da cultura corporal diferenciadas, possibilitando assim um maior conhecimento, sendo de fundamental importância para o uso do tempo livre e de lazer, oportunizando o alcance da cidadania.

    C) O objeto de estudo é o mundo do movimento e suas implicações sociais, que tem por principal objetivo trabalhar o movimento em sua amplitude e complexidade com a intenção de proporcionar, aos participantes, autonomia para as capacidades de ação.

    D) O objeto da área de conhecimento da Educação Física é a cultura corporal, que se concretiza nos seus diferentes temas, como o esporte, a ginástica, os jogos, as lutas, a dança, as acrobacias, a mímica e outros.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...