Questões sobre Fisiologia do Exercício

Lista completa de Questões sobre Fisiologia do Exercício para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A única fonte de energia química que o organismo consegue utilizar no processo de contração muscular provém do adenosina trifosfato (ATP). As células produzem ATP por meio de três sistemas metabólicos: sistema do ATP-CP/via anaeróbia alática; sistema glicolítico/via anaeróbia lática; e sistema da fosforilação oxidativa/via aeróbia.


William D. McArdle, Frank I. Katch e Victor L. Katch. Fisiologia do exercício: nutrição, energia e desempenho. 4.ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998 (com adaptações).



Tendo o texto anterior como referência inicial, e sabendo que diferentes tipos de exercício utilizam diferentes sistemas, assinale a opção que apresenta corretamente a associação da modalidade esportiva com o sistema predominantemente utilizado nessa modalidade, considerando a duração e a intensidade dos respectivos gestos técnicos.

    A) maratona: sistema glicolítico

    B) arremesso de peso: sistema do ATP-CP

    C) corrida de 50 metros: sistema glicolítico

    D) salto em altura: sistema da fosforilação oxidativa

    E) corrida de 800 metros: sistema da fosforilação oxidativa

A resistência é caracterizada como a capacidade de se resistir à fadiga nos esforços de longa duração e de intensidade moderada. A resistência deve possibilitar ao atleta ser capaz de suportar uma intensidade de carga durante o maior tempo possível, aumentar a sua capacidade de suportar as cargas de treinamento e de competição, tanto em volume como em intensidade, acelerar a sua recuperação entre as fases do esforço e estabilizar a sua técnica.


No que se refere ao tempo de esforço, a resistência de média duração de 15 a 90 segundos apresenta predominância do sistema

    A) energético de ATP e ATP-CP.

    B) da glicólise anaeróbia.

    C) aeróbio com a degradação do glicogênio.

    D) aeróbio e com a degradação das gorduras.

A integração dos sistemas nervoso e hormonal serve de auxílio para que o controle neural regule o controle hormonal em respostas aos estímulos externos e internos. A ligação dos hormônios aos receptores depende totalmente dos níveis de concentração hormonal no sangue, da quantidade de receptores e da sensibilidade dos receptores ao hormônio, que atuam como reguladores fisiológicos responsáveis pela aceleração ou diminuição da velocidade das reações e das funções biológicas que acontecem e que são fundamentais para o funcionamento do corpo durante o exercício.


Com o aumento do exercício moderado a intenso, o hormônio adrenalina

    A) estimula a taxa metabólica, regula o crescimento e a atividade das células, reduz a concentração plasmática de cálcio e promove a retenção de sódio pelos rins.

    B) promove o transporte dos carboidratos (CHO), aminoácidos e ácidos graxos para dentro das células e reduz a glicose sanguínea.

    C) facilita a atividade simpática, eleva o débito cardíaco, regula os vasos sanguíneos e aumenta o catabolismo do glicogênio e a liberação de ácidos graxos.

    D) acelera o metabolismo da glicose, das gorduras e das proteínas e regula o crescimento corporal e o desenvolvimento de características relacionadas à fertilidade.

Os grupos musculares solicitados num determinado exercício necessitam de suprimento de nutrientes, por meio das modificações (adaptações agudas) de praticamente todos os aparelhos e sistemas, com ênfase para o cardiovascular e respiratório. No processo de transformação de energia química em mecânica, consideram-se três vias possíveis: a via anaeróbia aláctica, a via anaeróbia láctica e a via aeróbia.


A via anaeróbia láctica utiliza o sistema de produção de energia

    A) oxidativo.

    B) fosfocreatina ou creatina-fosfato.

    C) glicolítico.

    D) ATP-CP.

A resistência aeróbia, também designada resistência cardiorrespiratória, depende da capacidade do organismo em captar, fixar, transportar e utilizar o oxigênio. O parâmetro fisiológico que melhor traduz a potencialidade desse sistema é o consumo máximo de oxigênio.

Analise as afirmativas a seguir relativas à fisiologia cardiorrespiratória.


I. Por ventilação pulmonar entende-se a quantidade de ar mobilizada durante um minuto, por meio da inspiração e expiração. O número de inspirações e expirações realizadas durante um minuto designa-se frequência respiratória. A quantidade de ar mobilizada em cada ciclo inspiratório / expiratório designa-se volume corrente.

II. Para a melhora cardiovascular, o desportista deverá seguir um regime de treino aeróbio designado cardiovascular ou treino da resistência geral, no qual se utilizam exercícios que solicitam uma percentagem significativa da massa muscular ativa, realizados com elevado volume e densidade, a uma intensidade submáxima. Exemplo de atividades: corrida, natação, ciclismo e remo.

III. O coração localiza-se na cavidade torácica entre os pulmões e possui quatro cavidades: duas aurículas e dois ventrículos. A parte muscular do coração designa-se miocárdio e é constituída por células musculares cardíacas excitáveis eletricamente. É um músculo involuntário que possui automatismo e ritmo.

Estão corretas as afirmativas

    A) I e II, apenas.

    B) I e III, apenas.

    C) II e III, apenas.

    D) I, II e III.

A mensuração do gasto energético em repouso ou durante o exercício é possibilitada pelo uso da calorimetria. Conforme Powers, aquela que estima a taxa metabólica via medida do consumo de oxigênio é denominada calorimetria:

    A) Direta.

    B) Indireta.

    C) Pulmonar.

    D) Glicolítica.

    E) Cíclica.

Quanto maior for a temperatura ambiente, maior a quantidade de calor perdida pelo organismo através da evaporação do suor e menor será a quantidade de calor perdida pelo contato direto da pele com o ambiente. Quanto mais elevada for a umidade relativa e mais intensos os raios solares, maior terá que ser a quantidade de suor produzida para resfriar o atleta. Em climas quentes, úmidos e sem vento, o organismo perde mais água. Quando o sintoma da desidratação aparece, a atividade física deve ser suspensa imediatamente. São sintomas sugestivos da desidratação em atletas, EXCETO:

    A) Dificuldade progressiva com esforço e fraqueza.

    B) Dificuldade de visualização nítida.

    C) Respiração ofegante e passos cambaleantes.

    D) Aumento da performance em força e velocidade.

    E) Náuseas, vômitos e perda dos sentidos.

Julgue as seguintes afirmativas:

I. A intensidade e a duração da atividade física influenciam a contribuição relativa das vias de produção de ATP.

II. Para uma atividade física menos intensa e de maior duração (1 a 2 min), as reações anaeróbicas da glicólise (sistema energético formador de lactato a curto prazo) geram a maior parte da energia.

III. O consumo de oxigênio continua elevado acima do nível de repouso após atividade física. O consumo de oxigênio da recuperação reflete as demandas metabólicas do exercício e os desequilíbrios fisiológicos induzidos pelo exercício no período de recuperação.

IV. Atividade física moderada após atividade física intensa (referida como recuperação ativa) facilita a recuperação, em comparação com as técnicas passivas.

São corretas:

    A) afirmativas I e II.

    B) afirmativas III e IV.

    C) afirmativas I, II e III.

    D) todas afirmativas.

São inúmeras as alterações fisiológicas desencadeadas em quase todos os sistemas do corpo pelo treinamento físico. Essas alterações, em geral, são no sentido de promoção da saúde. Tanto o treinamento aeróbico quanto o anaeróbico provocam significativas adaptações estruturais, funcionais e metabólicas sobre as fibras musculares esqueléticas. Em relação aos principais efeitos crônicos sobre as fibras musculares no treinamento aeróbico, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, falsas.
( ) Redução seletiva do tamanho das fibras de abalo lento. ( ) Maior relação numérica entre capilares por fibras. ( ) Falta de aumento na quantidade citoplasmática de mioglobina. ( ) Melhoria na função mitocondrial (aumento do número, tamanho e eficiência). ( ) Diminuição da atividade das enzimas envolvidas com processo oxidativo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) F – V – V – F – F.

    B) V – F – V – F – V.

    C) F – V – F – V – F.

    D) V – V – F – V – V.

    E) V – F – V – V – F.

Conforme Cláudio Gil Soares de Araújo, o corpo humano utiliza três sistemas de energia principais para provisão da força muscular, necessária nas provas atléticas e nas atividades físicas diversas. Relativamente a esses sistemas, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o tipo de sistemas às suas respectivas características.
Coluna 1 1. Fosfágeno. 2. Glicogênio ácido lático. 3. Aeróbico.
Coluna 2 ( ) Libera energia pela conversão do glicogênio em ácido lático. ( ) Libera energia pela metabolização dos carboidratos, das gorduras e das proteínas com o oxigênio; os carboidratos e os lipídios são os principais combustíveis metabólicos do exercício. ( ) Armazena energia de ligações de alta energia do trifosfato de adenosina e da fosfocreatina; constitui o suprimento energético imediato para a contração muscular.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) 2 – 3 – 1.

    B) 3 – 2 – 1.

    C) 1 – 2 – 3.

    D) 3 – 1 – 2.

    E) 2 – 1 – 3.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...