Questões de Educação Física da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Lista completa de Questões de Educação Física da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Suponhamos que você esteja elaborando um programa de atividades físicas para um grupo de crianças e adolescentes. Para tanto, é necessário conhecer os efeitos do processo maturacional e dos exercícios sobre os tecidos e as funções orgânicas. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    No final da puberdade, o crescimento dos ossos é concluído devido ao fechamento das cartilagens ósseas.

  • B.

    Os ganhos no aumento de força através de exercícios resistidos são diferentes entre indivíduos pré e pós-púberes.

  • C.

    O ganho de força em indivíduos pré-púberes está mais relacionado a uma adaptação dos mecanismos neurais que ao aumento da massa muscular devido à falta de progesterona.

  • D.

    Acredita-se que o treinamento físico adequado não apresente qualquer influência sobre a maturação do ser humano.

  • E.

    O risco de lesões, durante um treinamento resistido, parece estar mais ligado à má orientação e à execução. Quando existe supervisão adequada, os riscos parecem ser semelhantes aos de outros esportes.

De acordo com a abordagem desenvolvimentista de Go Tani e colaboradores (1988), analise as seguintes assertivas a respeito do desenvolvimento do sistema motor.

I. O pressuposto básico dessa teoria é que o indivíduo desenvolve seu aparato motor a partir do desenvolvimento hierárquico de habilidades.

II. Entende-se por habilidades básicas uma atividade motora com uma meta geral como o arremessar, sendo ela a base para atividades motoras mais avançadas e altamente específicas, como o andar.

III. A partir dos 10 a 12 anos de idade, as crianças já estão aptas a adquirirem habilidades mais específicas, como arremessar.

IV. O desenvolvimento motor trabalha com duas possibilidades de variação: a diversificação do comportamento (variação da quantidade de elementos motor-comportamentais) e a diversificação da complexidade (variação da interação entre os elementos do comportamento motor).

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas III.

  • C.

    Apenas I e II.

  • D.

    Apenas I, III e IV.

  • E.

    Apenas II, III e IV.

O Material Pedagógico nas aulas de Educação Física pode variar conforme a criatividade do professor e dos alunos. São copos e recipientes de plástico, cordas, arcos, tampinhas de garrafa, pneus, bastões de madeira, bolas de meia, etc. que servirão para mediar os diferentes tipos de jogos, proposto por João Batista Freire. A respeito dos tipos de jogos, analise as assertivas a seguir.

I. Suponha que o professor estimule a imaginação das crianças sugerindo que simulem uma viagem à Lua, durante a aula de Educação Física: a primeira providência foi encontrar um foguete que os levasse até lá e isso foi resolvido com uma trave, ou um pedaço de pau, onde pudessem viajar. Esse fazer-de-conta é uma característica do jogo de regras.

II. O jogo, como o desenvolvimento infantil, evolui de um simples jogo de exercício, passando pelo jogo simbólico e o de construção até chegar ao jogo social.

III. O jogo de construção é o mais avançado nível de desenvolvimento motor da criança, pois nessa fase há regras e limites bem definidos, como o futebol.

IV. O jogo simbólico não teria limites funcionais, pois permite um espaço onde a criança, para viver sua fantasia, leva em conta a realidade. Durante o ato de imaginar, nada se interpõe à fantasia infantil, mas, durante a ação corporal que o acompanha, verifica-se uma busca de ajustamento ao mundo exterior.

V. O jogo de exercício observado em crianças que ainda não desenvolveram linguagem verbal é uma repetição de gestos aprendidos, em situações em que seu uso não é necessário, por puro prazer, como que para exercitar o gesto aprendido de modo a não desaprendê-lo.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas II e V.

  • C.

    Apenas I, II e IV.

  • D.

    Apenas II, IV e V.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

Na história da educação, vários métodos foram propostos na tentativa de entender esse processo:

“Inicialmente deve-se fazer o levantamento do universo vocabular dos grupos, a fim de escolher as palavras geradoras, que variam conforme o lugar. Em seguida são realizados os círculos de cultura, constituídos de grupos pequenos sob a coordenação de um animador, que tanto pode ser um professor ou um companheiro já alfabetizado. Diante da representação (fotografia, figura) de uma favela, por exemplo, há o debate sobre o problema da habitação, da alimentação, do vestuário, da saúde, da educação, descobrindo-a como uma situação problemática. Em seguida, se passa à visualização da palavra favela. Para o autor, ‘a alfabetização de adulto deve proporcionar-lhes a conscientização para que se alfabetizem’” (ARANHA, 2006).

O excerto acima descreve o Método

  • A.

    Paulo Freire.

  • B.

    Skinner.

  • C.

    Vygotsy.

  • D.

    Piaget.

  • E.

    Dewey.

Edgar Morin (2000) apresenta sete saberes “fundamentais” que a educação do futuro deveria tratar com a máxima seriedade e em toda a cultura. Considerando tal importância, assinale a alternativa que contenha esses saberes.

  • A.

    As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão; Noologia; Incerteza do conhecimento; Os princípios do conhecimento pertinente; Ensinar a condição humana; Redução e Disjunção; e A falsa racionalidade.

  • B.

    Erros mentais; Erros intelectuais; Erros da razão; Pragmatismos; Noologia; Incerteza do conhecimento; e Ensinar a identidade terrena.

  • C.

    O contexto; O global; O multidimensional; O complexo; A inteligência geral; A antinomia; e Problemas essenciais.

  • D.

    Erros mentais; Erros intelectuais; Erros da razão; O complexo; A inteligência geral; A antinomia; e Problemas essenciais.

  • E.

    As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão; Os princípios do conhecimento pertinente; Ensinar a condição humana; Ensinar a identidade terrena; Enfrentar as incertezas; Ensinar a compreensão; e Ética do gênero humano.

Analise as afirmações a seguir, no que diz respeito a perspectivas teóricas, finalidades, conteúdos e forma para uma proposta de avaliação do processo de ensino-aprendizagem da Educação Física, de acordo com Castellani Filho et al (2009), no livro “Metodologia de Ensino da Educação Física”, e assinale a alternativa correta.

  • A.

    A perspectiva da reflexão de uma pedagogia desenvolvimentista, conforme Castellani Filho et al (2009) apresenta no livro, pressupõe o processo de avaliação desvinculado de um Projeto Histórico da sociedade onde o professor está atuando.

  • B.

    Preconizam a superação de práticas mecânicoburocráticas (aplicar testes, selecionar alunos, dar notas, detectar talentos) pela busca de práticas produtivo-criativas e reiterativas, que possibilitem, dentre outras coisas, “mobilizar plenamente a consciência dos alunos, seus saberes e suas capacidades cognitivas”.

  • C.

    A avaliação, na perspectiva da reflexão críticosuperadora, deverá observar nos alunos o desenvolvimento de visões abstratas, irreais que “homogeneízem” e “igualem” os alunos, condicionando entendimentos, que serão avaliados nas aulas de Educação Física.

  • D.

    De acordo com perspectiva dialógica, comunicativa e interativa, a avaliação nas aulas de Educação Física não deve envolver o aluno no planejamento desse processo, isto é, o processo de avaliação é dever e competência do professor, ao aluno caberá somente ser avaliado.

  • E.

    No processo de avaliação, o ‘tempo pedagogicamente necessário para a aprendizagem’ deve ser excluído, pois na hora da avaliação o aluno deverá executar os movimentos o mais rápido e corretamente possível.

Supondo que você tenha que realizar uma competição para crianças do ensino fundamental, analise as assertivas seguintes a respeito do processo competitivo de acordo com De Rose (2002).

I. O período etário que vai desde a segunda infância (por volta dos sete anos de idade) até o final da adolescência (por volta dos 17 ou 18 anos) é chamado, para efeitos da realidade competitiva, de juvenil.

II. Quatro são os fatores evidenciados quando se compete: confronto, cooperação, objetivos coletivos, equilíbrio.

III. Deve-se levar em consideração a prontidão competitiva do aluno, que inclui componentes físicos, fisiológicos, psicológicos (emocionais e cognitivos) e sociais.

IV. A situação da competição pode ser bastante estressante para o aluno, principalmente se pais e professores pressionam demasiadamente o jovem atleta em busca de resultados.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas II e III.

  • B.

    Apenas III e IV.

  • C.

    Apenas I, II e IV.

  • D.

    Apenas II, III e IV.

  • E. I, II, III e IV.

Relacione a Coluna 1 com a Coluna 2, a respeito das vias metabólicas de produção de energia.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.

  • A.

    2 – 2 – 3 – 2 – 3 – 1 – 1.

  • B.

    3 – 1 – 1 – 2 – 1 – 2 – 3.

  • C.

    3 – 2 – 1 – 2 – 1 – 1 – 3.

  • D.

    1 – 1 – 2 – 3 – 2 – 1 – 2.

  • E.

    2 – 1 – 1 – 2 – 1 – 3 – 1.

De acordo com Soler, em Educação Física Escolar, o principal desafio da escola inclusiva é:

  • A.

    Desenvolver uma pedagogia centrada na criança, capaz de educar a todos, sem discriminação.

  • B.

    Integrar as crianças, os professores e a família através de jogos cooperativos.

  • C.

    Possibilitar a adaptação de todas as crianças, de tal modo que elas se enquadrem às necessidades da escola.

  • D.

    Oferecer serviços de apoio especializado para atender às peculiaridades da Educação formal.

  • E.

    Proporcionar alternativas para que todos possam adquirir conhecimento, elaborando atividades próprias para cada grupo de alunos.

Luckesi propõe que a avaliação do aproveitamento escolar seja praticada como uma atribuição de qualidade aos resultados da aprendizagem dos educandos, tendo por base seus aspectos essenciais e, como objetivo final, uma tomada de decisão que direcione o aprendizado e, consequentemente, o desenvolvimento do educando. Nesse sentido, o professor deverá:

 I. Coletar, analisar e sintetizar, da forma mais objetiva possível, as manifestações das condutas – cognitivas, efetivas, psicomotoras – dos educandos, produzindo uma configuração do efetivamente aprendido.

II. Atribuir uma qualidade a essa configuração da aprendizagem, a partir de um padrão (nível de expectativa) preestabelecido e admitido como válido pela comunidade dos educadores e especialistas dos conteúdos que estejam sendo trabalhados.

III. Baseado na qualificação, decidir sobre a forma de revisar os conteúdos apresentados, a fim de que os educandos possam acompanhar, de fato, o andamento dos conteúdos de cada disciplina; sem esquecer, no entanto, de que o grupo de alunos deve receber a mesma atenção, independentemente de nível de aprendizagem.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas I e II.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...