Questões de Educação Física da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A utilização da eletromiografia possibilita, além da avaliação do envolvimento de cada grupo muscular, a coleta de informações sobre:

  • A. Atividade do músculo, a participação dos respectivos músculos na atividade e o grau da contração dos respectivos músculos em cada movimento.
  • B. Atividade de todos os músculos, a participação direta dos respectivos músculos na atividade e o grau e a duração da contração dos respectivos músculos no movimento.
  • C. Atividade de cada músculo ou parte dele, a ordem cronológica da participação dos respectivos músculos na atividade e o grau e a duração da contração dos respectivos músculos em cada movimento.
  • D. Movimento de cada músculo ou parte dele, a ordem cronológica dos respectivos músculos na atividade e a duração da contração dos respectivos músculos em cada movimento.
  • E. Movimento do músculo, da participação dos respectivos músculos na atividade e o grau da contração dos respectivos músculos em cada movimento.

No handebol , um dos fundamentos mais importantes é o passe. Segundo De Melo (2001), passe consiste no ato em que o jogador transfere a posse de bola para um companheiro. Um dos tipos de passe leva em consideração os movimentos de execução, e este pode ser desenvolvido de três maneiras, que são:

  • A. Parado, em progressão e em movimento.
  • B. Parado, em suspensão e em deslocamento.
  • C. Parado, em preparação e em deslocamento.
  • D. Preparação, em suspensão e em deslocamento.
  • E. Preparação, em progressão e em movimento.

A recreação se caracteriza por uma sequência de ações e atividades educativas com uma finalidade, que é:

  • A. Instigar processos de desenvolvimento mental para promover a capacidade dos alunos de produzir, reproduzir e criar o novo.
  • B. Incentivar processos internos de desenvolvimento da cidadania, para que os alunos criem meios de reproduzir e criar o novo.
  • C. Incentivar processos internos de desenvolvimento mental, para que os alunos sejam capazes de reproduzir e criar o novo.
  • D. Instigar o desenvolvimento mental para promover a cidadania, para que os alunos sejam aptos a reproduzir e criar o novo.
  • E. Instigar processos internos de desenvolvimento mental para promover a cidadania, para que os alunos sejam capazes de produzir, reproduzir e criar o novo.

Analise o conceito abaixo:

 “É o Instrumento de promoção social que serve para auxiliar no rompimento da alienação do trabalho, apresentando-se politicamente como um mecanismo inovador aos trabalhadores na medida em que estabelece novas perspectivas de relacionamento social; promove a integração do ser humano livremente no seu contexto social, onde este meio serve para o desenvolvimento de sua capacidade crítica, criativa e transformadora e proporciona condições de bem- -estar físico e mental do ser humano”.

De acordo com Oleias (2003), este é o conceito de:

  • A. Lazer.
  • B. Lúdico.
  • C. Recreação.
  • D. Recreação e lazer.
  • E. Recreação e lúdico.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) no que se refere à definição de técnica de um desporto.

( ) Menor esforço desprendido por um atleta para a realização do gesto motor.

( ) Execução dos fundamentos do desporto.

( ) Todas as ações específicas do desporto integrado com a bola, sobre as quais constituem todos os elementos técnicos do jogo.

( ) Habilidade natural do atleta/aluno.

( ) Desenvolvimento da habilidade do atleta/ aluno.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima pra baixo.

  • A. V – V – F – F – V
  • B. V – V – F – F – F
  • C. V – F – V – F – V
  • D. F – V – F – V – F
  • E. F – F – V – V – V

No futsal, a ação individual com a bola que visa ludibriar, enganar o adversário, tentando ultrapassá-lo, é a definição de:

  • A. Finta.
  • B. Marcação.
  • C. Condução de bola.
  • D. Deslocamento.
  • E. Drible.

É o estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento e ambiente, e, particularmente, a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução de problemas surgidos desse relacionamento. Este é o conceito de:

  • A. Ergonomia.
  • B. Imobilidade.
  • C. Biomecânica.
  • D. Antropometria.
  • E. Qualidade de Vida.

Nas regras de handebol, no artigo 17, que se refere às punições, podemos afirmar que:

1. Uma exclusão (2 minutos) deve ser dada por uma falta de substituição ou entrada ilegal na quadra.

2. Uma advertência pode ser dada por uma falta de substituição ou entrada ilegal na quadra.

3. Uma desqualificação deve ser dada por faltas que coloquem em perigo a saúde do adversário.

4. Uma advertência pode ser dada por faltas e infrações similares contra um adversário, que não se encaixam na categoria de “punições progressivas”.

5. Uma desqualificação pode ser dada por conduta antidesportiva repetida de um jogador, dentro ou fora da quadra.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 2 e 5.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • E. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

O processo de aprendizagem e aperfeiçoamento técnico pode ser subdividido em partes relativamente independentes, porém interligadas e interdependentes.

Podemos destacar três etapas na preparação técnica do desportista. São elas:

  • A. Etapa de criação, aprendizagem aprofundada e etapa de concretização.
  • B. Etapa de criação, etapa de formação e fortalecimento e aperfeiçoamento.
  • C. Aprendizagem inicial, etapa de formação e etapa de alcance.
  • D. Aprendizagem inicial, etapa de estabilização e etapa de concretização.
  • E. Aprendizagem inicial, aprendizagem aprofundada e fortalecimento e aperfeiçoamento.

Analise o texto abaixo:

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.

  • A. (1) misto ; (2) exercícios isolados ; (3) iniciação ; (4) exercícios ; (5) jogos
  • B. (1) misto ; (2) exercícios combinados ; (3) iniciação ; (4) brincadeiras ; (5) pré-desportivos
  • C. (1) recreativo ; (2) exercícios isolados ; (3) aprendizagem ; (4) exercícios ; (5) jogos
  • D. (1) recreativo ; (2) exercícios isolados ; (3) aprendizagem ; (4) exercícios ; (5) jogos
  • E. (1) transfere ; (2) exercícios combinados ; (3) iniciação ; (4) exercícios ; (5) pré-desportivos
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...