Questões de Educação Física da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Soares et al. (2012), diversos jogos apresentam gestos e estruturas semelhantes à dos jogos desportivos.

Com base nesse ponto, assinale a afirmativa correta.

  • A. A transferência de gestos motores faz com que os jogos favoreçam o aprendizado seguinte.
  • B. Esses jogos devem ser utilizadas no desenvolvimento das habilidades dos jogos desportivos.
  • C. Essa abordagem representa a criação de classificações “pré-esportivas”, o que não é adequado.
  • D. Esses jogos são etapas na direção dos jogos esportivos.
  • E. As diferenças técnico-táticas, apesar das similaridades, impedem a transferência do aprendizado.

Neira e Nunes (2008) falam de um método dialético para a Educação Física, apresentado por Libaneo (1996) como um caminho para a compreensão da ligação entre a sociedade real e a Educação.

Sobre esse método, assinale a afirmativa incorreta.

  • A. A ressignificação dos saberes da cultura corporal no espaço escolar é um dos seus objetivos.
  • B. O conhecimento é um instrumento para compreensão e possível intervenção na sociedade.
  • C. A explicação da regra para o treino das habilidades deve ser o ponto de partida para, depois, jogar.
  • D. O processo de ensino é iniciado com a manifestação corporal no contexto da prática social.
  • E. A problematização é usada para incentivar a análise, a reflexão e a discussão sobre o conteúdo.

A esse respeito, analise as situações a seguir.

I. Em uma turma mista de futebol, o treinamento é realizado seguindo o modelo profissional, com foco no desempenho, sem contemplar, em suas atividades, as diferenças de habilidades.

II. Na escola, o professor conduz a aula de forma que os alunos apenas exibam as habilidades adquiridas em outros espaços, permitindo que joguem, dancem ou pratiquem o que desejarem, na forma como desejarem.

III. Para um dia de lazer, o professor faz uma enquete e decide que os meninos farão um torneio de futebol e, as meninas, aula de maquiagem.

Os momentos de distinção entre gêneros, durante uma aula de Educação Física, são representados

  • A. apenas na situação I.
  • B. apenas na situação II.
  • C. apenas na situação III.
  • D. apenas nas situações II e III.
  • E. em todas as situações.

A respeito da educação psicomotora, assinale a afirmativa correta.

  • A. Não apresenta uma especificidade própria da Educação Física.
  • B. Apresenta forte objetivo de desenvolvimento motor, em que o movimento é o que importa.
  • C. Faz uma abordagem crítica da cultura corporal desenvolvida.
  • D. Tem como objetivo a saúde física e mental do aluno.
  • E. Contextualiza a cultura corporal no processo de redemocratização.

Leia o fragmento a seguir.

“... visão epistemológica que concebe o conhecimento como constituído de informações e fatos a serem simplesmente transferidos do professor para o/a aluno/a. Nessa concepção, o conhecimento é algo que existe fora e independente das pessoas envolvidas no ato pedagógico.” (Adaptado de Neira e Nunes, 2008)

O fragmento acima se refere à

  • A. abordagem construtivista.
  • B. pedagogia do oprimido.
  • C. educação problematizadora.
  • D. educação física desenvolvimentista.
  • E. educação bancária.

Sobre o ensino do futebol na escola como conteúdo da Educação Física, analise as afirmativas a seguir.

I. O professor pode e deve levar o aluno a perceber o “jogo” que existe entre poder econômico e poder esportivo.

II. O professor deve demonstrar o poder do esporte enquanto fenômeno cultural que inebria as massas.

III. O professor deve apresentar, como um dos conteúdos principais, o futebol enquanto jogo, com suas normas, regras, táticas e fundamentos.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

A respeito do que Arroyo e Silva (2012) denominam de “Pedagogia da Infância”, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A expressão “ajustamentos primários” refere-se aos ajustes que a criança realiza no seu entorno durante a prática pedagógica a fim de satisfazer suas necessidades.

( ) A Pedagogia da Infância tem os conteúdos escolares como base do seu projeto educacional pedagógico.

( ) A dimensão que os conteúdos assumem na educação das crianças está vinculada aos processos gerais dessas crianças.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. V, V e V.
  • B. V, V e F.
  • C. V, F e V.
  • D. F, F e V.
  • E. F, F e F.

Assinale a opção que apresenta as quatro categorias corretas para esse conceito.

  • A. Pequena, média, grande e muito grande.
  • B. Verbal, gestual, expressiva e não-verbal.
  • C. Física, cognitiva, afetiva e psicossocial.
  • D. Grossa, fina, simples e complexa.
  • E. Íntima, pessoal, social e pública.

“Até a década de 1970, a legislação brasileira proibia que mulheres praticassem lutas de qualquer natureza, futebol, futebol de salão, futebol de praia, polo aquático, rugby e halterofilismo. Apenas em 1979 essa legislação deixou de existir.” (Altman, 2015).

Com base neste trecho, assinale a afirmativa incorreta.

  • A. A existência dessa legislação indica a falta de interesse das mulheres por estas práticas.
  • B. A inserção da mulher nestes esportes se deu de forma improvisada, em equipes masculinas.
  • C. O fim da legislação possibilitou a apropriação das atividades e o empoderamento das mulheres.
  • D. A suposta incapacidade física feminina sempre foi a base para aquelas restrições esportivas.
  • E. As limitações da legislação não impediram a prática das atividades por mulheres.

“O esporte é uma construção histórico-cultural que está subordinada aos códigos e significados impostos pela sociedade. Assim, o esporte pode ser considerado como uma forma de controle social pela adaptação do praticante aos valores e normas dominantes, defendidos para a funcionalidade e o desenvolvimento da sociedade.” (Soares et al. 2012)

Algumas características do processo que indicam essa reprodução estão listadas nas opções a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. A exigência de um rendimento máximo foca o esforço no desempenho e no mérito.
  • B. A regulamentação flexível permite a livre interpretação das regras e procedimentos.
  • C. A esportivização sem contextualizar cria a cultura da comparação e do valor em sobrepujar.
  • D. A racionalização dos meios e técnicas deixa pouco espaço para a criatividade e o questionamento.
  • E. O pressuposto de domínio dos elementos técnico-táticos para que possa obter o melhor desempenho.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...