Questões de Educação Física da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU)

Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma aluna da 6ª série de uma Escola Municipal de São Luís foi acometida de dengue e solicitou à direção da instituição dispensa das aulas de Educação Física. Qual o procedimento legal a ser adotado?

  • A. A aluna deverá ser dispensada das aulas de Educação Física e como compensação da ausência às aulas realizar exercícios domiciliares com acompanhamento da escola, sempre que compatíveis com o seu estado de saúde e as possibilidades do estabelecimento.
  • B. A aluna deverá ser dispensada das aulas de Educação Física e como compensação da sua ausência nessas aulas, lhe serão encaminhados exercícios domiciliares de outras disciplinas.
  • C. A aluna não poderá ser dispensada das aulas de Educação Física.
  • D. A aluna deverá ser dispensada das aulas de Educação Física e encaminhada a estabelecimento especializado para acompanhamento terapêutico.
  • E. A aluna poderá ou não ser dispensada pela direção da instituição, ficando a critério do professor de Educação Física e do Setor Pedagógico a decisão, considerando não haver regulamentação sobre a situação apresentada.

Leia as afirmações:

* Desde a implantação dos cursos de Educação Física no Brasil, os conteúdos que receberam maior atenção foram aqueles provenientes das Ciências Biológicas (Biologia, Anatomia e Fisiologia).

* Esse enfoque tinha como objetivo fortalecer o corpo do trabalhador por meio de exercícios físicos capazes de manter o organismo saudável e resistente às condições de trabalho requeridas, para o trabalhador taylorista-fordista, e compatíveis com a nova ordem político-econômica da primeira metade do século XX.

A esse respeito, pode-se concluir que:

  • A. a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
  • B. as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
  • C. as duas afirmações são falsas.
  • D. as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • E. as duas afirmações são falsas e a segunda não justifica a primeira.

Em relação ao ensino de danças populares na Educação Física, pode-se afirmar que:

I. ao resgatar, através do ensino, as danças populares de nossa cultura (bumba-meu-boi, coco, tambor de crioula), estaremos resgatando o que dizem ser a “cultura e identidade brasileiras”.

II. aprender danças populares de diversas regiões do Brasil, assim como danças populares de outros países, permite aos alunos a descoberta de outros modos de ver, pensar e agir corporalmente em sociedade, que muitas vezes são desconhecidos por eles.

III. uma postura crítica em relação às danças, que aprendemos e/ou criamos a partir da tradição dos povos, possibilita um outro tipo de olhar, um olhar não complacente e ingênuo frente às contribuições das etnias e culturas que formam o povo brasileiro.

IV. o conhecimento das danças populares nos permite perceber, nos processos pessoais e coletivos de criação em dança, que histórias carregamos, que povos representamos, que escolhas fazemos em relação às nossas vivências e atitudes em uma sociedade global.

V. facilitam e incentivam a aprendizagem de modelos de dança que vêm da mídia, por estarem na moda.

É CORRETO o que se afirma apenas nos itens

  • A. I, III, IV e V.
  • B. II, III e IV.
  • C. I, IV e V.
  • D. I, III e IV.
  • E. III, IV e V.

Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, considerando os princípios epistemológicos que têm fundamentado o conhecimento abordado pela Educação Física brasileira.

1. Princípio positivista.

2. Princípio fenomenológico.

3. Princípio histórico-crítico.

4. Princípio holístico.

5. Princípio hermenêutico.

( ) concepção de Educação Física que prioriza o resgate da totalidade humana no seu contexto social.

( ) concepção de Educação Física que prioriza os aspectos biofisiológicos.

( ) concepção de Educação Física a partir da interpretação dos referenciais clássicos.

( ) concepção de Educação Física que prioriza os aspectos biopsicológicos.

( ) concepção de Educação Física que prioriza a relação dos fenômenos naturais e sociais.

Assinale a alternativa que apresenta seqüência CORRETA das respostas:

  • A. 3, 1, 5, 2, 4
  • B. 5, 4, 3, 2, 1
  • C. 4, 1, 2, 3, 5
  • D. 1, 2, 3, 4, 5
  • E. 2, 4, 3, 1, 5

A determinação da via energética predominante de uma atividade física contribui para o planejamento do treinamento físico. Ao considerar as vias energéticas predominantes e o tempo (duração) de uma atividade, seguindo a classificação: Sistema a longo prazo (oxidativo) > 3 min; Sistema a curto prazo (ATP - CP + ácido lático) 1,5 min; Sistema imediato (ATP - CP) 10 seg; Sistema imediato (ATP) 4 seg, (McARDLE, W.D; KATCH, F. I.;KATCH, V. L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. 3. ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1992.), assinale a opção que apresenta CORRETAMENTE a via energética predominante em cada uma das modalidades esportivas indicadas, considerando a duração e a intensidade dos gestos técnicos respectivos.

  • A. Na corrida de maratona é o ATP-CP, pois apresenta baixa intensidade e curta duração.
  • B. No salto em altura é o sistema aeróbio, pois apresenta alta intensidade e curta duração.
  • C. No arremesso de peso é o ATP + ácido lático, pois apresenta alta intensidade e longa duração.
  • D. Na corrida de 800 metros é o ATP, pois apresenta baixa intensidade e longa duração.
  • E. No saque do tênis é o ATP, pois apresenta alta intensidade e curta duração.

Considerando a capoeira como conteúdo da Educação Física Escolar, analise os itens a seguir:

I. Os PCN classificam a Capoeira como um exemplo de conteúdo do jogo e especificam-na numa dimensão conceitual, atitudinal e procedimental.

II. A dimensão atitudinal pode ser tratada através das discussões geradas pelas vivências, vídeos e pesquisas que possibilitam a reflexão sobre as ressignificações da Capoeira, assim como as questões relativas às interferências políticas sofridas por esta.

III. Na dimensão conceitual do conteúdo, as informações referentes à origem da Capoeira podem ser discutidas pelos alunos, descobrindo-se as diversas manifestações e suas características, que podem ter sido ressignificadas na construção da Capoeira, considerando o processo histórico social, assim como as modificações sofridas desde sua criação até os dias de hoje.

IV. As discussões sobre a origem da Capoeira também podem ser utilizadas na dimensão procedimental do conteúdo, quando os alunos, após pesquisarem suas principais características (dança, ritual, brincadeiras), possam vivenciar cada uma dessas manifestações, tentando identificar características da Capoeira em cada uma delas (o jogo em duplas, a roda, a dança, os movimentos…).

É CORRETO o que se expressa apenas nos itens

  • A. I, II e IV.
  • B. I e III.
  • C. I, III e IV.
  • D. II, III e IV.
  • E. I, II e III.

Os macronutrientes têm um importante papel como combustível biológico, uma vez que fornecem a energia necessária para manter as funções corporais em repouso e em atividade física. São considerados macronutrientes:

  • A. carboidratos, vitaminas e sais minerais.
  • B. proteínas, gorduras e água.
  • C. carboidratos, gorduras e proteínas.
  • D. proteínas, vitaminas e carboidratos.
  • E. água, vitaminas e sais minerais.

Leia atentamente as proposições a seguir, julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a opção que apresenta a seqüência CORRETA.

( ) Historicamente, a origem da participação de pessoas que apresentam diferentes e peculiares condições na prática de atividades físicas ocorreu em programas denominados de ginástica médica, em Esparta, cerca de 3 mil anos a.C.

( ) Para Rosadas (1994) a Atividade Física Adaptada é uma área do conhecimento em Educação Física e Esportes que tem como objetivo privilegiar uma população caracterizada como portadora de deficiência ou de necessidades especiais, e desenvolve-se através de Atividades Psicomotoras, Esporte Pedagógico, Recreação e Lazer Especial e Técnicas de Orientação e Locomoção.

( ) O profissional de Educação Física, no contexto escolar, não deve incentivar a participação dos alunos com quaisquer tipos de deficiências em suas aulas, considerando as limitações impostas pelas deficiências e as dificuldades apresentadas por esses alunos para realizarem atividades físicas com o mesmo desempenho que os alunos considerados “normais”.

( ) Em uma aula de Educação Física para alunos que apresentam deficiência mental é recomendado que o professor forneça instruções claras, contendo grande quantidade de informações sobre a tarefa a ser realizada e utilize exemplos abstratos e demonstrações, bem como elogie as tentativas desses alunos para realizarem as atividades propostas, criando e estimulando desafios.

( ) A atuação do profissional de Educação Física em uma situação de inclusão implica em atitude de não-rejeição, com trocas interativas entre os colegas, valorização da diversidade, da autoimagem e da auto-estima do aluno.

  • A. V – F – V – V – F
  • B. F – V – F – F – V
  • C. V – V – F – F – V
  • D. V – F – V – F – F
  • E. F – V – V – V – F
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...