Questões sobre Higiene nos Procedimentos de Enfermagem

Lista completa de Questões sobre Higiene nos Procedimentos de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Verifique as assertivas e assinale a alternativa correta. I. As precauções-padrão representam um conjunto de medidas que devem ser seguidas para todos os pacientes independente da suspeita ou não de infecções. II. As precauções-padrão envolvem: higienização das mãos; luvas, avental, óculos e máscara quando aplicáveis; e o descarte apropriado de materiais e insumos, em recipientes apropriados, como a caixa pérfuro-cortante. III. As precauções de contato envolvem a higienização das mãos, avental, luvas e quarto privativo. Quando não houver disponibilidade de quarto privativo, a distância mínima entre dois leitos deve ser de um metro. IV. As precauções para gotículas incluem a higienização das mãos, a máscara cirúrgica (para o profissional), a máscara cirúrgica (para o paciente durante transporte) e quarto privativo. Quando não houver disponibilidade de quarto privativo, o paciente pode ser internado com outros infectados pelo mesmo microrganismo. A distância mínima entre dois leitos deve ser de um metro. V. As precauções para aerossóis envolvem a higienização das mãos, a máscara PFF2 (N-95) para o profissional, a máscara cirúrgica (para o paciente durante transporte) e quarto privativo. Quando não houver disponibilidade de quarto privativo, o paciente pode ser internado com outros pacientes com infecção pelo mesmo microrganismo. Pacientes com suspeita de tuberculose resistente ao tratamento não podem dividir o mesmo quarto com outros pacientes com tuberculose.

    A) Apenas as assertivas I, IV e V estão corretas.

    B) Apenas as assertivas II, III, IV e V estão corretas.

    C) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.

    D) As assertivas I, II, III, IV e V estão corretas.

A limpeza e aplicação de material sobre uma ferida para sua proteção, absorção e drenagem é um procedimento de enfermagem e este meio terapêutico é denominado (a):

    A) Higienização;

    B) Drenagem;

    C) Assepsia;

    D) Curativo;

A higiene das mãos (HM) é amplamente reconhecida como uma das principais estratégias para a prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde. De acordo com as Diretrizes da Organização Mundial de Saúde sobre higiene das mãos em serviço de saúde, quando a preparação alcóolica para as mãos está disponível, deve ser adotada como produto de escolha para a antissepsia rotineira das mãos. Assim, a fricção das mãos com preparação alcoólica deve seguir os seguintes passos, em ordem:

    A) Aplique a quantidade suficiente do produto em uma mão, em concha, cobrindo toda a superfície; friccione as palmas das mãos entre si; friccione a palma de cada mão contra o dorso, entrelaçando os dedos; friccione as palmas entre si com os dedos entrelaçados; friccione o dorso dos dedos de uma mão na palma da mão oposta; friccione, em movimento circular, o polegar com o auxílio da palma da mão; e friccione, em movimento circular, as polpas digitais e unhas da mão contra a palma da outra mão. Quando estiverem secas, suas mãos estarão seguras.

    B) Aplique pouca quantidade do produto em uma mão, cobrindo um terço da superfície; friccione as palmas das mãos entre si; friccione o dorso dos dedos de uma mão na palma da mão oposta; friccione, em movimento circular, as polpas digitais e unhas da mão contra a palma da outra mão; e friccione em movimento circular o polegar com o auxílio da palma da mão. Após 30 segundos, suas mãos estarão seguras.

    C) Aplique a quantidade suficiente do produto em uma mão, em concha, cobrindo um terço da superfície; friccione a palma de cada mão contra o dorso, entrelaçando os dedos; friccione o dorso dos dedos de uma mão na palma da mão oposta e friccione, em movimento circular, as polpas digitais contra a palma da outra mão. Quando estiverem secas, suas mãos estarão seguras.

    D) Aplique a quantidade suficiente do produto em uma mão em concha, cobrindo um terço toda a superfície; friccione as palmas entre si com os dedos entrelaçados; friccione o dorso dos dedos de uma mão na palma da mão oposta; friccione, em movimento circular, o polegar com o auxílio da palma da mão; e friccione, em movimento circular unhas da mão contra a palma da outra mão. Após 30 segundos, suas mãos estarão seguras.

As técnicas assépticas são utilizadas para eliminar e excluir patógenos como limpeza geral, lavagem frequente e completa das mãos, isolamento de pacientes infectados, desinfecção e esterilização. Assim, verifique as assertivas e assinale a correta.
I. A realização de sinais vitais é realizada na técnica de assepsia médica. II. O cateterismo vesical deve ser realizado na técnica de assepsia cirúrgica. III. A sondagem nasoenteral deve ser realizada na técnica de assepsia cirúrgica. IV. A mudança de decúbito deve ser realizada na técnica de assepsia médica.

    A) Apenas as assertivas I, III e IV são corretas.

    B) Apenas as assertivas II e III são corretas.

    C) Apenas as assertivas I e IV são corretas.

    D) Apenas as assertivas I, II e IV são corretas.

Antissepsia é a destruição de micro-organismos existentes nas camadas superficiais ou profundas da pele, mediante a aplicação de um agente germicida de baixa causticidade, hipoalergenico e passível de ser aplicado em tecido vivo, sobre o antisséptico clorohexedina ou clorhexedina assinale a alternativa CORRETAAntissepsia é a destruição de micro-organismos existentes nas camadas superficiais ou profundas da pele, mediante a aplicação de um agente germicida de baixa causticidade, hipoalergenico e passível de ser aplicado em tecido vivo, sobre o antisséptico clorohexedina ou clorhexedina assinale a alternativa CORRETA

    A) É um halogênio pouco solúvel em água, porém facilmente solúvel em álcool e em soluções aquosas de iodeto de potássio, é um agente bactericida com certa atividade esporicida.

    B) É um germicida do grupo das biguanidas, apresenta maior efetividade com um pH de 5 a 8, e age melhor contra bactérias Gram-positivas do que Gram-negativas e fungos. Tem ação imediata e tem efeito residual. Apresenta baixo potencial de toxicidade e de fotossensibilidade ao contato, sendo pouco absorvida pela pele integra.

    C) É um polímero muito usado para detoxicar e prolongar a atividade farmacológica de medicamentos e também como expansor plasmático. Além de conservar inalteradas as propriedades germicidas do iodo, apresenta as seguintes vantagens sobre as soluções alcoólicas e aquosas desse agente, pois não queima, não mancha tecidos, raramente provoca reações alérgicas, não interfere no metabolismo e mantém ação germicida residual.

    D) É bactericida, age coagulando a proteína das bactérias, fungicida e virucida para alguns vírus, razão pela qual é usado na composição de outros antissépticos. A ação bactericida dos álcoois primários está relacionada como seu peso molecular, e pode ser aumentada através da lavagem das mãos com água e sabão.

O Ministério da Saúde preconiza a higienização das mãos como uma medida primária no controle e na prevenção de infecções nos serviços de saúde. O profissional de enfermagem deve, necessariamente, higienizar suas mãos com preparação alcoólica

    A) sempre antes de iniciar o turno de trabalho.

    B) quando tiver resíduo nas mãos após o preparo de medicamentos.

    C) no momento que antecede a manipulação do cateter e do sistema de administração de medicamento intravenoso.

    D) após usar o banheiro.

    E) após calçar luvas de procedimento para realização de procedimentos invasivos.'

A higienização das mãos é uma medida de extrema importância para prevenir infecções na assistência à saúde. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

    A) As mãos, quando visivelmente sujas ou contaminadas, devem ser higienizadas somente com álcool em gel a 70%.

    B) A higienização antisséptica das mãos deve ser feita com polivinil pirrolidona iodo (PVPI) degermante, durante três a cinco minutos.

    C) O uso de luvas de procedimento torna facultativa a higienização das mãos durante a assistência.

    D) A higienização simples das mãos favorece a remoção mecânica de substâncias orgânicas e microrganismos.

    E) O uso obrigatório do álcool em gel a 70% restringe-se a procedimentos em que há possível contaminação por fluidos corporais.

O Técnico em Enfermagem atua nos serviços de saúde pública e privados também. Em 2013, o Ministério da Saúde estabeleceu o Protocolo para Prática de Higiene das Mãos em Serviços de Saúde. A higienização correta das mãos é medida primordial para a promoção da segurança do paciente. Sobre a prática de higienização das mãos é incorreto afirmar:

    A) Deve-se higienizar as mãos antes do contato com o paciente.

    B) Deve-se higienizar as mãos antes da realização de procedimentos.

    C) Deve-se higienizar as mãos após o contato com o paciente.

    D) Deve-se higienizar as mãos quando preencher o prontuário do paciente.

    E) Deve-se higienizar as mãos após o contato com as áreas próximas ao paciente.

Reconhecidamente, a prática da higienização das mãos reduz significativamente a transmissão de microrganismos e, consequentemente, diminui a incidência das infecções preveníveis, reduzindo a morbimortalidade em serviços de saúde.

Assinale a alternativa correta acerca dessa temática.

    A) As preparações alcoólicas são apropriadas mesmo quando as mãos estiverem visivelmente sujas ou contaminadas com material proteico.

    B) A higienização simples das mãos tem a finalidade de remover os microrganismos que colonizam as camadas superficiais da pele, assim como o suor, a oleosidade e as células mortas, retirando a sujidade propícia à permanência e à proliferação de microrganismos.

    C) Nos serviços de saúde, recomenda-se o uso de sabonetes em barra, devido ao baixo custo, facilidade de uso e menor risco de contaminação do produto.

    D) O sabonete comum contém agentes antimicrobianos, sendo o produto mais adequado para a higienização em ambientes hospitalares.

    E) A higienização das mãos deve ser realizada apenas quando o profissional de saúde entrar em contato direto com fluidos e secreções.

Leia o texto:


“As mãos de um profissional de saúde com onicomicose foram identificadas como fonte de um surto de infecção causada por K. pneumoniae produtora de ESBL descrito em uma unidade de neonatologia de um hospital brasileiro. A tipagem molecular evidenciou que a cepa identificada nas mãos desse profissional era idêntica àquela isolada dos recém-natos (BOSZCZOWSKIet al., 2005). Várias medidas foram implementadas para o controle do surto. Entretanto, ele apenas foi interrompido quando o profissional de saúde foi transferido da unidade.”

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasil, 2009.


Quanto aos fatores de contaminação via mãos do profissional de Saúde e sua higienização, leia as afirmativas a seguir e marquea alternativa CORRETA:


I. Na epidemiologia da transmissão de microrganismos multirresistentes, as mãos dos profissionais de saúde constituem a principal ponte entre o paciente colonizado e aquele que anteriormente não tinha tal status.

II. A higienização das mãos com resíduos proteicos deve ser feita exclusivamente com preparação alcoólica (sob a forma gel ou líquida com 1%-3% de glicerina), ou quando estas não estiverem visivelmente sujas.

III. Os vírus herpesvírus e vírus respiratórios como da influenza A e B, da síndrome respiratória aguda grave e influenza aviária, S. pyogenes, Clostridium difficile e meningococos são exemplos de outros patógenos que podem ser transmitidos pelo contato das mãos.

    A)

    Apenas as afirmativas I e II estão corretas.







    B) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

    C) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...