Questões sobre Sistema Único de Saúde (SUS)

Lista completa de Questões sobre Sistema Único de Saúde (SUS) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) contribui significativamente para a caracterização do enfermeiro, possibilitando o respectivo envolvimento nas atividades de planejamento, execução e avaliação das ações de enfermagem. Em relação à SAE, julgue os itens a seguir. O fator ansiedade é o menos presente no levantamento dos problemas dos pacientes, já que está diretamente ligado ao profissional de psicologia.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) contribui significativamente para a caracterização do enfermeiro, possibilitando o respectivo envolvimento nas atividades de planejamento, execução e avaliação das ações de enfermagem. Em relação à SAE, julgue os itens a seguir. No plano de cuidados elaborado pelo enfermeiro, o estímulo ao autocuidado não tem significância quando o paciente está parcialmente acamado, afinal este não terá condições de realizá-lo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) contribui significativamente para a caracterização do enfermeiro, possibilitando o respectivo envolvimento nas atividades de planejamento, execução e avaliação das ações de enfermagem. Em relação à SAE, julgue os itens a seguir. São classificações utilizadas para a realização da SAE: a NANDA international (NANDA I), que estabelece uma classificação de diagnósticos de enfermagem; a Nursing Interventions Classification (NIC), de intervenções de enfermagem; e a Nursing Outcomes Classification (NOC), de resultados de enfermagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) contribui significativamente para a caracterização do enfermeiro, possibilitando o respectivo envolvimento nas atividades de planejamento, execução e avaliação das ações de enfermagem. Em relação à SAE, julgue os itens a seguir. Os principais fatores que contribuem para a implantação da SAE são: o trabalho da enfermagem; os encontros de decisões acerca da temática; e, a conscientização da necessidade de mudança no processo de trabalho da equipe de enfermagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) contribui significativamente para a caracterização do enfermeiro, possibilitando o respectivo envolvimento nas atividades de planejamento, execução e avaliação das ações de enfermagem. Em relação à SAE, julgue os itens a seguir. Não é possível implementar a SAE na atenção primária, pois há grande dificuldade de envolver os diversos níveis da atenção pública no processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A atenção em saúde sexual e em saúde reprodutiva é uma das áreas de atuação prioritárias da Atenção Básica à Saúde. Deve ser ofertada observando-se como princípio o respeito aos direitos sexuais e aos direitos reprodutivos. Desenvolver esse trabalho não é tarefa simples, tendo em vista a alta complexidade que envolve o cuidado dos indivíduos e famílias inseridos em contextos diversos, em que é imprescindível realizar abordagens que considerem os aspectos sociais, econômicos, ambientais, culturais, entre outros, como condicionantes e (ou) determinantes da situação de saúde. Isso exige uma nova postura e qualificação profissional, com enfoque não só para o indivíduo, mas também para a família e a comunidade, lembrando que, no contexto atual, as famílias assumem diferentes conformações, não apenas aquela de grupo nuclear específico, formado por pai, mãe e filhos. Além disso, é importante compreender a família também como um espaço emocional e social, no qual podem se reproduzir as mais diversas formas de relações da sociedade. Considerando essas informações, em relação à Saúde Sexual e à Saúde Reprodutiva (Ministério da Saúde), julgue os itens a seguir. Contextualizando a priorização da saúde sexual e da saúde reprodutiva na Atenção Básica, vale ressaltar que entre os oito objetivos de desenvolvimento do milênio, definidos na Conferência do Milênio, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em setembro de 2000, quatro possuem relação direta com a saúde sexual e com a saúde reprodutiva: a promoção da igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; a melhoria da saúde materna; o combate ao HIV/Aids, malária e outras doenças; e, a redução da mortalidade infantil.

  • C. Certo
  • E. Errado

A atenção em saúde sexual e em saúde reprodutiva é uma das áreas de atuação prioritárias da Atenção Básica à Saúde. Deve ser ofertada observando-se como princípio o respeito aos direitos sexuais e aos direitos reprodutivos. Desenvolver esse trabalho não é tarefa simples, tendo em vista a alta complexidade que envolve o cuidado dos indivíduos e famílias inseridos em contextos diversos, em que é imprescindível realizar abordagens que considerem os aspectos sociais, econômicos, ambientais, culturais, entre outros, como condicionantes e (ou) determinantes da situação de saúde. Isso exige uma nova postura e qualificação profissional, com enfoque não só para o indivíduo, mas também para a família e a comunidade, lembrando que, no contexto atual, as famílias assumem diferentes conformações, não apenas aquela de grupo nuclear específico, formado por pai, mãe e filhos. Além disso, é importante compreender a família também como um espaço emocional e social, no qual podem se reproduzir as mais diversas formas de relações da sociedade. Considerando essas informações, em relação à Saúde Sexual e à Saúde Reprodutiva (Ministério da Saúde), julgue os itens a seguir. Entre os direitos sexuais se incluem: o direito de expressar livremente sua orientação sexual: heterossexualidade, homossexualidade, bissexualidade; o direito de ter relação sexual, independentemente da reprodução; o direito ao sexo seguro ou não para prevenção da gravidez e de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e Aids.

  • C. Certo
  • E. Errado

A atenção em saúde sexual e em saúde reprodutiva é uma das áreas de atuação prioritárias da Atenção Básica à Saúde. Deve ser ofertada observando-se como princípio o respeito aos direitos sexuais e aos direitos reprodutivos. Desenvolver esse trabalho não é tarefa simples, tendo em vista a alta complexidade que envolve o cuidado dos indivíduos e famílias inseridos em contextos diversos, em que é imprescindível realizar abordagens que considerem os aspectos sociais, econômicos, ambientais, culturais, entre outros, como condicionantes e (ou) determinantes da situação de saúde. Isso exige uma nova postura e qualificação profissional, com enfoque não só para o indivíduo, mas também para a família e a comunidade, lembrando que, no contexto atual, as famílias assumem diferentes conformações, não apenas aquela de grupo nuclear específico, formado por pai, mãe e filhos. Além disso, é importante compreender a família também como um espaço emocional e social, no qual podem se reproduzir as mais diversas formas de relações da sociedade. Considerando essas informações, em relação à Saúde Sexual e à Saúde Reprodutiva (Ministério da Saúde), julgue os itens a seguir. Fundado nos princípios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsável, o planejamento familiar é livre decisão do casal, competindo ao Estado propiciar recursos educacionais e científicos para o exercício desse direito, vedada qualquer forma coercitiva por parte de instituições oficiais ou privadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à assistência de enfermagem na atenção básica à gestante no pré-natal de baixo risco, julgue os itens a seguir. A Rede Cegonha, instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde, consiste em uma rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada na gravidez, no parto, no puerpério e nos casos de abortamento, bem como à criança o direito a nascimento seguro e a crescimento e desenvolvimento saudáveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

O servidor foi atendido no Ambulatório de Saúde do Trabalhador. O médico solicitou ao técnico de enfermagem para administrar dipirona por via endovenosa. O técnico de enfermagem preparou e administrou o medicamento com pressa, pois estava próximo do horário do almoço e precisava pegar o ônibus. Logo após a administração do medicamento, o servidor passou mal e apresentou uma parada cardiorrespiratória. Recebeu atendimento médico, mas acabou evoluindo para óbito. Após constatação médica, o profissional de enfermagem administrou o medicamento errado ao servidor. Considerando as implicações éticas, o profissional de enfermagem cometeu:

  • A. Infração administrativa.
  • B. Negligência.
  • C. Imperícia.
  • D. Imprudência.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...