Questões de Ética da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE)

Lista completa de Questões de Ética da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Tendo em vista o debate sobre o exercício da Ética e da Moral no Serviço Público, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

  • A. A moral pode ser constituída de manda-mentos ou normas, segundo o imperativo cate-górico.
  • B. A ética é imanente, privada ou de grupo, mas de abrangência universal.
  • C. A ética implica em agir segundo um pre-ceito que seja bom para todos.
  • D. É considerado como não relevante ao ser-viço público, devendo ser objeto de legislação específica.
  • E. Mais importante do que separar a ética da moral, é considerá-las como necessárias e in-dispensáveis ao correto e digno exercício do serviço público.

Assim como todo e qualquer trabalhador, o servidor público tem como obrigação manter um ambiente de trabalho pautado no respeito e na ética. Assinale a alternativa que se refere somente a condutas que devem ser adotadas pelo servidor público:

  • A.

    Intolerância, controle emocional, respeito, impaciência, bondade, atenção concentrada e inflexibilidade.

  • B.

    Responsabilidade, paciência, vontade, orgulho, rapidez, atenção e pontualidade.

  • C.

    Honestidade, humildade, responsabilidade, pontualidade, assiduidade, atenção e iniciativa.

  • D.

    Pontualidade, assiduidade, companheirismo, discrição, atenção, prepotência e impaciência.

Analise a conduta de quatro funcionários públicos durante o atendimento ao telefone e assinale a alternativa que indica a conduta correta:

  • A.

    Funcionário MC atende ao telefonema de um usuário que deseja falar com o Chefe do Setor, mas este está fora da repartição. O funcionário, sem saber com quem está falando, pede que a pessoa tente ligar mais tarde.

  • B.

    Funcionário JC atende ao telefonema de um usuário que necessita deixar um recado com informações sobre datas de entregas de produtos. O funcionário se prontifica a dar o recado mais tarde, mas não anota nada.

  • C.

    Funcionário AR atende a um telefonema, identifica a repartição, é cordial, transmite prontamente as informações solicitadas e anota o nome da pessoa que ligou, com data, horário e assunto.

  • D.

    Funcionário OS sabe que o telefone de repartição pública deve ser utilizado para assuntos e interesse da repartição, mas, sempre que possível, faz uso do telefone para resolver questões particulares.

Para garantir um bom clima de trabalho e o bemestar do grupo como um todo e do seu próprio sucesso pessoal e profissional, o funcionário público precisa considerar que:

  • A.

    A existência de "grupinhos" ou "panelinhas" entre os funcionários da repartição é considerada uma excelente solução para resolver problemas de relações humanas.

  • B.

    O estabelecimento do bom relacionamento humano no trabalho depende não só do seu próprio empenho e motivação, mas também do esforço das demais pessoas pertencentes à repartição.

  • C.

    O estabelecimento de um bom relacionamento humano no trabalho depende de treinamento, que deve ser proporcionado pela repartição.

  • D.

    Somente no ambiente de trabalho a pessoa consegue buscar a motivação suficiente para o estabelecimento de boas relações humanas.

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