Questões de Ética da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

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O código de ética funcional da Administração Pública proíbe ao servidor certas condutas, a fim de garantir uma conduta ética. Analise se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo, as quais tratam de proibições à conduta do servidor público.

( ) É facultado ao servidor público o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem.

( ) É possível ao servidor público, em casos específicos, usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material.

( ) É proibido ao servidor público pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua atribuição ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim.

( ) Em certos casos, cabe ao servidor público desviar outro servidor público para atendimento a interesse particular.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    V – F – V – F

  • B.

    F – F – V – F

  • C.

    F – V – F – V

  • D.

    F – F – V – V

  • E.

    V – V – F – F

Sobre ética no trabalho, é CORRETO afirmar que:

  • A.

    cabe ao servidor tratar todo cidadão com civilidade e consideração, respeitando sua dignidade, se assim ele fizer por merecer.

  • B.

    em situações excepcionais é permitido ao servidor divulgar informação sobre assunto médico de forma promocional ou de conteúdo não verídico.

  • C.

    não se deve revelar informações confidenciais obtidas quando do exame médico de trabalhadores, inclusive por exigência dos dirigentes de empresas ou de instituições, salvo se o silêncio puser em risco a saúde dos empregados ou da comunidade.

  • D.

    a finalidade precípua da administração pública deve ser prestar e atender, com qualidade, eficácia e democracia, os serviços e as demandas que lhe são legalmente requeridas pela sociedade, tanto em benefício próprio como da dignidade da pessoa humana.

  • E.

    valores muitas vezes esquecidos ou negligenciados, como gentileza, probidade, honestidade, generosidade, solidariedade, privilégio, pessoalidade e cordialidade devem ser enfatizados na conduta profissional de todo servidor público.

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