Questões sobre Farmacovigilância

Lista completa de Questões sobre Farmacovigilância para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com base na Portaria 2616/98, a Comissão de Controle de Infecções Hospitalares – CCIH deverá elaborar, implementar, manter e avaliar programa de controle de infecção hospitalar, adequado às características e necessidades da instituição, contemplando, no mínimo, ações relativas a/à:

    A) aplicação de normas e rotinas técnico-operacionais, visando à prevenção e ao tratamento das infecções hospitalares.

    B) uso racional de antimicrobianos, germicidas e materiais médico-hospitalares.

    C) casos diagnosticados ou suspeitos de outras doenças sob Vigilância epidemiológica (notificação compulsória).

    D) conselhos técnicos, independente da natureza da entidade mantenedora da instituição de saúde.

    E) infraestrutura necessária à correta operacionalização da CCIH.

Suspeitas de inefetividade terapêutica (SIT) ocorrem quando medicamentos não apresentam os efeitos que se esperam deles (Anvisa, 2008). Sobre as notificações de suspeita de inefetividade dos fármacos, analise os itens, abaixo:


I - A inefetividade pode ocorrer por redução ou por ausência do efeito esperado. Isso pode ocorrer por problemas com a qualidade do medicamento, interações medicamentosas, uso inadequado, resistência ou tolerância do paciente ao medicamento.


II - As notificações de suspeitas de inefetividade terapêutica são as mais complexas de ser investigadas, pois diversos são os fatores que podem influenciar a efetividade de um medicamento.


III - Na prática, há casos em que não se consegue comprovar a inefetividade do medicamento, já que, na maior parte das vezes, os laudos de controle de qualidade demonstram que o teor de princípio ativo está abaixo dos parâmetros estabelecidos, oficialmente.


Está incorreto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) II, apenas.

    C) I e II, apenas.

    D) III, apenas.

    E) I, II e III.

A procura por fórmulas manipuladas aumentou nos últimos anos. Isso porque vantagens como a maior possibilidade de personalização dessas soluções ganharam mais visibilidade no mercado. Entretanto, é importante destacar que as farmácias de manipulação precisam garantir um rígido controle da qualidade de medicamentos, a fim de garantir a segurança e a eficácia destes. A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) no 67/2007 da Anvisa é a principal lei que regulamenta a qualidade dos medicamentos manipulados.

Com relação ao exposto, julgue os itens a seguir. 
As farmácias que manipulam soluções para nutrição parenteral e enteral e concentrado polieletrolítico para hemodiálise (CPHD) são regulamentadas pela RDC no 67/2007.

A procura por fórmulas manipuladas aumentou nos últimos anos. Isso porque vantagens como a maior possibilidade de personalização dessas soluções ganharam mais visibilidade no mercado. Entretanto, é importante destacar que as farmácias de manipulação precisam garantir um rígido controle da qualidade de medicamentos, a fim de garantir a segurança e a eficácia destes. A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) no 67/2007 da Anvisa é a principal lei que regulamenta a qualidade dos medicamentos manipulados.

Com relação ao exposto, julgue os itens a seguir. 
Essa RDC regulamenta os requisitos mínimos exigidos para o exercício das atividades de manipulação de preparações magistrais e oficinais das farmácias, desde instalações, equipamentos e recursos humanos, aquisição e controle da qualidade da matéria-prima, armazenamento, avaliação farmacêutica da prescrição, manipulação, fracionamento, conservação, transporte e dispensação das preparações, até a atenção farmacêutica aos usuários ou os respectivos responsáveis, visando à garantia de qualidade, segurança, efetividade e promoção do uso seguro e racional.

Para centralizar as ações de farmacovigilância, foi desenvolvido o NOTIVISA, que recebe as notificações de incidentes, de eventos adversos (EA) e de queixas técnicas (QT) relacionadas ao uso de produtos e de serviços sob vigilância sanitária. Com relações ao NOTIVISA, assinale a alternativa correta.

  • A. A notificação de eventos adversos é compulsória a todos os profissionais de saúde.
  • B. A notificação de eventos adversos e de queixas técnicas deve ser efetuada apenas por profissionais de saúde.
  • C. A notificação de eventos adversos é entendida como qualquer notificação de suspeita de alteração/irregularidade de um produto/empresa, relacionada a aspectos técnicos ou legais, e que poderá ou não causar dano à saúde individual e coletiva.
  • D. A notificação de queixas técnicas é entendida como qualquer efeito não desejado, em humanos, decorrente do uso de produtos sob vigilância sanitária.
  • E. Os notificadores podem notificar casos confirmados ou suspeitos de incidentes, de eventos adversos e de queixas técnicas.

A respeito dos praguicidas organoclorados, analise as afirmativas abaixo e, na sequência, assinale a alternativa correta:

I. Os primeiros sintomas em uma exposição aguda a inseticidas organoclorados estão relacionados ao trato digestivo, com o surgimento de náuseas, vômitos, desconforto abdominal e diarreia.

II. A exposição crônica a inseticidas organoclorados pode levar à perda de peso, anorexia, debilidade muscular, ataxia, tremores, cefaléia, dor torácica, erupções cutâneas e anemia aplásica.

III. Segundo a portaria do Ministério da Agricultura no 329, de 2 de setembro de 1985, a comercialização, o uso e a distribuição de pesticidas organoclorados destinados à agropecuária estão proibidos no Brasil.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Estão corretas todas as afirmativas
  • B. Estão corretas apenas as afirmativas I e II
  • C. Estão corretas apenas as afirmativas I e III
  • D. Estão corretas apenas as afirmativas II e III
  • E. Está correta apenas a afirmativa II

Os praguicidas organofosforados foram usados até a década de 1960, quando estudos determinaram os problemas desses compostos, tendo destaque no estudo toxicológico. Referente aos praguicidas organofosforados, analise as afirmações.

I. Os praguicidas organofosforados contém, sem exceção, um átomo central de fósforo pentavalente, ao qual está ligado um átomo de oxigênio ou enxofre mediante dupla ligação.

II. Os pesticidas organofosforados são absorvidos pelo organismo humano através das vias oral, respiratória e dérmica, membranas e mucosas.

III. Os principais sintomas de intoxicação por pesticidas organofosforados ocorrem no sistema imunológico

. Assinale a alternativa correta.

  • A. Estão corretas todas as afirmativas
  • B. Estão corretas apenas as afirmativas I e II
  • C. Estão corretas apenas as afirmativas I e III
  • D. Estão corretas apenas as afirmativas II e III
  • E. Está correta apenas a afirmativa II

Em relação à farmacovigilância, pode-se afirmar que

  • A. são estudos realizados pela indústria farmacêutica a fim de obter aprovação para comercialização de medicamentos.
  • B. compreende detecção, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer outros possíveis problemas relacionados a medicamentos.
  • C. são estudos realizados paralelamente aos estudos de fase III, para identificar possíveis falhas no processo de avaliação de segurança e eficácia de produtos farmacêuticos.
  • D. consiste na vigilância de medicamentos no que tange à logística e logística reversa, para facilitar a identificação de medicamentos com problemas detectados após a distribuição no mercado.

De acordo com a definição de vigilância sanitária, estabelecida na Lei n. 8.080 de 19 de setembro de 1990, pode-se observar que está sob responsabilidade dessa área um amplo conjunto de atribuições. Acerca dos produtos que são alvo das ações desenvolvidas pela vigilância sanitária, assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) alimentos, inclusive bebidas, águas envasadas, seus insumos, suas embalagens, aditivos alimentares, limites de contaminantes orgânicos, resíduos de agrotóxicos e de medicamentos veterinários.

( ) medicamentos de uso humano, suas substâncias ativas e demais insumos, processos e tecnologias.

( ) saneantes destinados à higienização, desinfecção ou desinfestação em ambientes domiciliares, hospitalares e coletivos.

( ) equipamentos e materiais médico-hospitalares, odontológicos, hemoterápicos e de diagnóstico laboratorial e por imagem.

A sequência correta é

  • A. V, V, V, V.
  • B. V, F, V, F.
  • C. F, V, F, V.
  • D. F, F, F, V.

Considerando os conceitos apresentados, julgue os itens a seguir.

A farmacovigilância é o estudo indicado para o período de pós-comercialização de medicamentos, uma vez que estabelece, entre outras questões, o valor terapêutico daqueles.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...