Questões sobre Audiologia

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Assinale a alternativa que descreve, corretamente, o exame Ganho de Inserção:

    A) Avaliação dos potenciais evocados auditivos de longa latência: N1, P2, N2; P300 e Mismatch Negativity (MMN).

    B) Obtenção do potencial evocado miogênico vestibular (VEMP).

    C) Análise qualitativa e quantitativa do comportamento respiratório durante a produção de fala.

    D) Verificação ou mensuração in situ do ganho do aparelho de amplificação sonora medida com microfone e sonda.

No que diz respeito à Perda Auditiva Unilateral (PAUn), analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- A localização da fonte sonora é uma das principais queixas relatadas pelos indivíduos com PAUn. II- Longos períodos de privação sensorial, seja ela parcial ou completa, gerada pela não utilização da prótese auditiva na orelha com privação sensorial, podem ocasionar o fenômeno conhecido como privação auditiva. III- Indivíduos com PAUn podem descontinuar o uso da prótese auditiva, devido à falta de benefício ou desconforto gerado pela amplificação sonora.
É correto o que se afirma em:

    A) I, II e III.

    B) I, apenas.

    C) II, apenas.

    D) III, apenas.

    E) II e III, apenas.

Acerca do processo de seleção e adaptação de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI), identifique as afirmativas corretas:
I- A mensuração com microfone sonda é uma medida objetiva de verificação e permite avaliar o ganho para sinais de entrada de fraca, média e forte intensidade. II- O ganho funcional é uma medida objetiva, realizada em campo livre, utilizada para determinar o ganho para sons de forte intensidade. III- A amplificação do tipo linear é indicada para pacientes com lesão de células ciliadas externas. IV- O sistema de limitação por compressão é utilizado como uma das formas de controle de saída máxima da prótese auditiva.
É correto o que se afirma em:

    A) I e IV, apenas.

    B) II e IV, apenas.

    C) I e III, apenas.

    D) I, II e III, apenas.

    E) I, II, III e IV.

O Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) é um exame de curta latência muito utilizado clinicamente, pois apresenta reprodutibilidade e geradores bem definidos. Ao encontro disso, considere as afirmativas relacionadas ao PEATE e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) Para avaliar a integridade da via auditiva no tronco encefálico, é utilizada uma intensidade alta e não variável, geralmente em torno de 80 dBNA. ( ) Determina-se o limiar eletrofisiológico pelo menor valor de intensidade de estímulo, no qual se observa a presença da onda V. ( ) Para fins de neurodiagnóstico, o estímulo utilizado é o toneburst, pois apresenta um espectro amplo de frequências e favorece a estimulação de uma quantidade maior de fibras neurais. ( ) Ao interpretar traçados do PEATE de neonatos e lactentes, deve-se levar em consideração o efeito da maturação da via auditiva sobre as latências, amplitudes e morfologia das ondas. ( ) O PEATE é obtido entre zero e 50 milissegundos após a estimulação acústica, sendo captado desde os primeiros neurônios do sistema auditivo até o tronco encefálico.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) V – V – V – V – F.

    B) F – V – F – V – F.

    C) V – V – F – V – F.

    D) F – F – V – F – V.

    E) V – F – F – V – V.

A respeito dos reflexos acústicos, assinale a afirmativa correta:

    A) Nas perdas auditivas neurossensoriais, os reflexos acústicos sempre estarão presentes denotando a presença do recrutamento objetivo de Metz.

    B) A medida do reflexo acústico é realizada habitualmente nas frequências de 500, 2.000, 4.000 e 6.000 Hz.

    C) O reflexo acústico resulta em uma diminuição na impedância da orelha média.

    D) O reflexo acústico é uma contração involuntária dos músculos da orelha média, em resposta a um estímulo sonoro e pode ser investigado tanto por seu limiar quanto pela sua latência.

    E) A latência do reflexo acústico, no ser humano, varia de 50 a 100 ms para sons em níveis de 20 a 10 dB.

A sensação de distorção de intensidade, que pode ser definida como um aumento anormal da loudness para sinais em intensidades supralimiares, é denominada de:

    A) Balanceamento binaural.

    B) Adaptação patológica.

    C) Hiperacusia.

    D) Zumbido.

    E) Fenômeno do recrutamento.

São características comuns da avaliação auditiva de um indivíduo com perda condutiva as citadas abaixo, EXCETO:

    A) Teste de Rinne negativo e Weber com lateralização para a orelha pior.

    B) Curvas timpanométricas baixas e ausência do reflexo do músculo do estribo.

    C) Gráfico audiométrico apresentando uma curva ascendente, porém nas otites médias crônicas o perfil da curva pode ser plano.

    D) Índice de reconhecimento de fala sem alteração, sendo normalmente de 100%.

    E) Melhor conservação da audição para sons graves.

Quais são os testes que avaliam a integração e a separação binaural, ou seja, a habilidade do ouvinte para repetir tudo o que ouviu ou para dirigir a atenção para uma só orelha?

    A) Teste de Fala Filtrada e Teste com Escuta de Dígitos.

    B) Teste Pediátrico de inteligibilidade de fala e Teste de fala com ruído.

    C) Teste de identificação de sentenças sintéticas e Teste de fala filtrada.

    D) Teste de fala com ruído e Teste de Díssilabos Alternados e Sobrepostos.

    E) Teste com escuta de dígitos e Teste de Díssilabos Alternados e Sobrepostos.

O Transtorno de Processamento Auditivo (TPA) é um déficit em um ou mais processos auditivos centrais, sendo caracterizado por alterações na localização e lateralização sonora, discriminação e reconhecimento auditivo; aspectos temporais; resolução, mascaramento, integração e ordenação temporal. Na tentativa de minimizar as habilidades auditivas alteradas encontradas no indivíduo, alguns procedimentos são propostos, entre eles o Treinamento Auditivo (TA). Qual alternativa refere-se ao TA?

    A) O TA consiste na realização dos exames do processamento auditivo para diagnosticar as habilidades auditivas alteradas.

    B) O TA inclui terapia fonoaudiológica de linguagem, fala, voz, auditiva e estimulação de memória de curto e longo prazo, concomitantemente.

    C) O TA é um conjunto de estratégias utilizadas para desenvolver ou reabilitar as habilidades auditivas, as quais são necessárias para a compreensão da fala.

    D) O TA é um conjunto de procedimentos utilizadas para desenvolver a linguagem oral, utilizando os dispositivos de amplificação como o Aparelho de Amplificação Sonora (AASI) e o Implante Coclear (IC).

    E) O TA consiste em desenvolver ou devolver a capacidade de percepção auditiva ao indivíduo portador de deficiência auditiva com auxílio de dispositivos que possam amplificar o som, como o Aparelho de Amplificação Sonora (AASI) e o Implante Coclear (IC).

O processo de diagnóstico e intervenção em bebês e crianças pequenas deficientes auditivas coloca diante do fonoaudiólogo o desafio de estabelecer clinicamente a relação entre capacidade e desempenho auditivo. Portanto, preencha as lacunas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa CORRETA:
_________________________ é um conceito abstrato do potencial anatomofuncional de um sujeito, a partir de exames que avaliam a integridade e/ou funcionamento dos órgãos. Os exames objetivos da audição determinam as expectativas com relação às respostas auditivas das crianças e, consequentemente, o prognóstico quanto à aquisição da linguagem oral. _________________________ é aquilo que a criança “mostra” e está sujeito à influência de alguns fatores e da interação entre eles, uma vez que envolve comportamentos de diversas naturezas, que implicam não só ouvir, mas ter a possibilidade cognitiva e afetiva de demonstrar _________________________. Quanto melhor for a observação clínica do/da ________________________, melhor refletirá a/o _____________________________ da criança, já que sujeitos com exames idênticos podem apresentar características bastante diferentes na utilização desse potencial.

    A) Capacidade auditiva, Desempenho auditivo, Capacidade auditiva, Desempenho auditivo, Capacidade auditiva..

    B) Desempenho auditivo, Capacidade auditiva, Capacidade auditiva, Capacidade auditiva, Desempenho auditivo..

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    D) Desempenho auditivo, Capacidade auditiva, Capacidade auditiva, Capacidade auditiva, Desempenho auditivo.

    E) Capacidade auditiva, Desempenho auditivo, Desempenho auditivo, Desempenho auditivo, Capacidade auditiva..

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