Questões sobre Disfagia e Mastigação

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Em relação ao controle neurológico da deglutição, julgue as afirmações a seguir:
I. A deglutição pode ser disparada por diferentes centros nervosos acima do tronco cerebral. II. Três nervos encefálicos possibilitam o controle sensorial eferente da fase oral da deglutição: o Facial VII, o Hipoglosso XII e o Trigêmeo V. III. O controle motor dos componentes faríngeos da deglutição ocorre por meio dos seguintes pares de nervos encefálicos: Trigêmeo V, Facial XII, Glossofaríngeo VII e Hipoglosso X. IV. Os nervos encefálicos envolvidos na deglutição são: Trigêmeo V, Facial VII, Glossofaríngeo IX, Vago X, Hipoglosso XII e Acessório XI.
Estão CORRETAS as afirmações:

    A) apenas I e IV.

    B) apenas II e III.

    C) apenas I, III e IV.

    D) apenas II, III e IV.

A avaliação clínica é uma etapa fundamental no processo de diagnóstico dos distúrbios miofuncionais orofaciais, possibilitando a compreensão das relações entre as condições anatômicas e funcionais do sistema estomatognático, além de permitir estabelecer o raciocínio terapêutico e a necessidade de encaminhamentos, fornecendo, ainda, dados quanto ao prognóstico do caso. Em relação a esse processo avaliativo, foram feitas algumas afirmações. Classifique-as com V para as verdadeiras ou F para as falsas.
( ) Para diagnosticar uma alteração miofuncional orofacial, é preciso examinar os constituintes do sistema estomatognático e as funções orofaciais, identificando não mais que as alterações morfológicas. ( ) Além do exame presencial junto ao paciente, análises mais refinadas ou detalhadas podem ser realizadas por meio de fotos, no que diz respeito às estruturas estáticas, como também por meio de filmagens, para os aspectos dinâmicos. ( ) Assimetrias musculares podem estar relacionadas principalmente à mastigação unilateral crônica, cuja possível etiologia relaciona-se à presença de mordida cruzada posterior, dor nos dentes, falhas dentárias ou contato dentário prematuro. ( ) O frênulo lingual também deve ser avaliado, podendo ser classificado quanto à sua extensão e fixação. O indivíduo com frênulo curto pode apresentar dificuldade na mobilidade de língua, dificultando a lateralidade do bolo alimentar durante a mastigação, bem como na fala, principalmente na produção do fonema /r/.
A sequência CORRETA de classificação de cima para baixo é:

    A) F, V, V, F.

    B) V, V, V, F.

    C) F, V, V, V.

    D) F, F, V, V.

    E) V, F, V, F.

Dificuldades alimentares na infância são extremamente comuns. Estudos realizados em diferentes regiões do mundo mostram que a queixa de não comer está entre as principais situações, não apenas nos consultórios de pediatras como também na clínica de especialistas, como gastroenterologistas e fonoaudiólogos. O modo como uma mãe comunica com seu filho no momento de alimentá-lo, e a reação a cada mensagem que ele emitirá, fará a diferença no desenvolvimento da alimentação dessa criança. Para ofertar uma efetiva terapia, o fonoaudiólogo deve ter conhecimento sobre refeição e sobre a sua relação com aspectos físicos, sensoriais, de aprendizado e de comunicação. Para uma comunicação acontecer, é necessário sintonia entre os pares. Em um momento de refeição de uma criança, quando lhe é ofertado o alimento e ela chora, empurra a colher ou joga o alimento no chão, o que essa criança está querendo dizer?


I - “Doi quando eu como...” – provavelmente algumas crianças podem recusar alimentos muito específicos porque não se sentem bem fisicamente.

II - “Eu não consigo comer isso...” – isso pode ser devido a alguma alteração na motricidade orofacial.

III - Eu me sinto desconfortável com esse tipo de alimento...” – dificuldades sensoriais impactam a alimentação quando, por exemplo, a criança não processa a textura.

IV - Eu tenho medo de comer...” – nenhuma memória de desconforto vivenciada durante o ato de comer pode gerar mudança no comportamento como ansiedade e aversão àquela situação.

V - Eu não quero assim. Eu quero comer do meu jeito...” – a criança é aversa à imitação, prefere o seu jeito personalizado de ser.


Analisando a queixa da criança e a sua provável associação, podemos afirmar que estão CORRETAS as assertivas:

    A) II, III, IV, apenas.

    B) III, IV, V, apenas.

    C) I, V, V, apenas.

    D) I, II e III, apenas.

    E) I, III, V, apenas.

Depois de realizar várias anamneses, um fonoaudiólogo observou que a maioria dos seus pacientes encaminhados por dentistas apresentava as seguintes queixas:


- cansaço ou dor muscular ao mastigar;

- dores de cabeça com frequência;

- dor na nuca ou torcicolo;

- dores de ouvido ou na região próxima a ele;

- ruídos na região das articulações temporomandibulares (ATM) ao mastigar ou abrir a boca.


Diante disso, o profissional elaborou alguns planos de ação terapêutica para esses clientes. Nessa situação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I. O plano deve incluir massagens miorrelaxantes nos músculos levantadores da mandíbula e exercícios de abertura e fechamento de boca com guia de língua.

PORQUE

II. Os sintomas relatados são característicos de quadros de disfunção temporomandibular (DTM) e envolvem a hiperfunção dos músculos levantadores da mandíbula (masseteres, pterigoídeos mediais e temporais). Nesses casos, a lubrificação das ATM é importante, porém ela deve ser feita sob o maior controle possível, para evitar o deslocamento do disco articular.


A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.

    A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

    B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

    C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

    D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

    E) As asserções I e II são proposições falsas.

Uma criança de 5 anos e 6 meses, do sexo feminino, que faz uso de mamadeira e se alimenta preferencialmente de comidas mais macias, apresenta alteração nas funções estomatognáticas. Durante avaliação fonoaudiológica, pôdese observar hipotonia muscular, alteração de postura na musculatura orofacial e mordida aberta anterior. Em relação ao caso, o provável diagnóstico é

    A) distúrbio oral miofuncional e deglutição atípica.

    B) disturbio da articulação temporomandibular.

    C) distúrbio miofuncional orofacial e deglutição normal.

    D) distúrbio miofuncional orofacial e disfagia.

    E) distúrbio miofuncional orofacial e deglutição adaptada.

Considere a alternativa que descreve, corretamente, a função do músculo Platisma:

    A) tracionar o lábio inferior e o ângulo bucal, abrindo parcialmente a boca (expressão de espanto). Puxa a pele sobre a clavícula em direção a mandíbula.

    B) comprimir as bochechas contra os dentes, comprime as bochechas distendidas.

    C) tracionar (repuxar, puxar, mover) o lábio superior para cima.

    D) tracionar a orelha para cima e para frente.

    E) elevar a orelha.

É correto afirmar que o Músculo Masseter origina-se:

    A) na face lateral do ramo da mandíbula.

    B) no arco zigomático e processo maxilar do osso zigomático.

    C) no osso da fossa temporal e fáscia temporal.

    D) na metade lateral da linha nucal superior.

    E) no processo coroide da mandíbula e margem anterior do ramo da mandíbula.

O termo disfagia refere-se a um sistema relacionado com qualquer alteração no ato de engolir que dificulte ou impeça a ingestão oral segura, eficiente e confortável (Alves, 2003). Assinale a alternativa CORRETA quanto ao tema.

    A) A principal função das vias alternativas de alimentação é permitir ao paciente com problemas de deglutição por via oral que se mantenham em estado de alerta para realização de exercícios e manobras facilitadoras.

    B) As disfagias mecânicas podem ser decorrentes do câncer ou de seu tratamento, traumas, infecções, próteses orais mal adaptadas; já as disfagias neurogênicas estão relacionadas com alterações do sistema nervoso central ou periférico, podendo estar presentes como sequelas de acidente vascular cerebral, doença de Parkinson, traumatismo cranioencefálico, paralisia cerebral, doenças degenerativas, entre outras.

    C) A presença da traqueostomia é frequentemente encontrada nos pacientes com distúrbios da deglutição. Este recurso tem como principal finalidade, permitir ao paciente com disfagia a manutenção do seu estado nutricional.

    D) Alguns dos diversos materiais utilizados na avaliação clínica das disfagias são: luvas, espátulas, lanterna, estetóscopio, seringas de 10, 15 e 20 ml, e espessante de alimentos.

    E) A escolha da consistência principal para iniciar a avaliação clínica da deglutição e, posteriormente, o treino da alimentação por via oral, é preferencialmente a líquida.

Assinale a alternativa que contempla músculos mastigatórios que têm ação na elevação da mandíbula.

    A) Músculo masseter; músculo pterigoideo lateral; músculo pterigoideo medial e músculo temporal.

    B) Músculo masseter; músculo temporal e músculo pterigoideo lateral.

    C) Músculo temporal; músculo masseter e músculo pterigoideo medial.

    D) Músculo temporal; músculo pterigoideo lateral e músculo pterigoideo medial.

    E) Músculo pterigoideo lateral e músculo masseter.

O envelhecimento é um processo natural no qual há aumento da vulnerabilidade, pois cursa com o desenvolvimento de doenças e de condições que podem levar à incapacidade funcional. Constitui-se, portanto, em um desafio para produzir políticas de saúde que respondam às necessidades das pessoas idosas. Com base na Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, julgue os itens a seguir.
A condição de fragilidade do idoso pode envolver a falta de controle motor da deglutição na fase esofágica e ocorre por causa da disfunção do nervo vago, correspondente ao V par de nervos cranianos.

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