Questões sobre Geral

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Assinale a opção que apresenta os músculos levantadores da mandíbula.

  • A. pterigoideos laterais, supra-hioideos e miloioideo
  • B. pterigoideos laterais, infra-hioideos e miloioideo
  • C. masseteres, temporais e pterigoideos mediais
  • D. masseteres, supra-hioideos e pterigoideos laterais
  • E. masseteres, temporais e pterigoideos laterais

Assinale a alternativa que contém o principal Nervo Craniano envolvido na Paralisia Facial Periférica (PFP).

  • A. Troclear (IV).
  • B. Facial (VII).
  • C. Vago (X).
  • D. Glossofaríngeo (IX).
  • E. Abducente (VI).

Para chegar à descoberta do fonema, o aprendiz da escrita deverá desenvolver uma competência metalinguística que possibilita o acesso consciente ao nível fonológico da língua e a manipulação explícita das representações nesse nível. Essa competência é reconhecida como o fator de maior contribuição para o desenvolvimento das habilidades de leitura, além de ser considerada importante para o reconhecimento de palavras e de não palavras no sistema alfabético da escrita.

O texto precedente trata de

  • A. processador ortográfico.
  • B. pares mínimos.
  • C. processador contextual.
  • D. jargão.
  • E. consciência fonológica.

Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta.

“Do nascimento até o 3° mês de gestação, ocorre o __________________________ que é o padrão de sucção inicial do bebê caracterizado por anteriozação e posteriorização de língua. O bebê, nessa fase, não apresenta maturidade neurológica para movimentos refinados, e a língua preenche toda a cavidade oral.”

  • A. suckling
  • B. GAG
  • C. deglutição
  • D. phasic bite
  • E. protusão de língua

O transtorno específico de aprendizagem de origem neurológica que se caracteriza pela dificuldade de fluência correta na leitura e pela dificuldade na habilidade de decodificação e soletração resultantes de um déficit no componente fonológico da linguagem é conhecido como

  • A. agrafia.
  • B. dislexia do desenvolvimento.
  • C. afasia.
  • D. parafasias.
  • E. ecolalia.

Os estágios da deglutição são divididos em 4 fases que se subdividem em voluntária e involuntária. Relacione as fases e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Voluntária.

2. Involuntária.

( ) Preparatória Oral.

( ) Oral.

( ) Faríngea.

( ) Esofágica.

  • A. 1 – 1 – 1 – 2.
  • B. 2 – 2 – 2 – 1.
  • C. 2 – 2 – 1 – 1.
  • D. 1 – 1 – 2 – 2.
  • E. 1 – 2 – 1 – 1.

O diagnóstico das alterações de respiração, mastigação e deglutição é fundamental para determinar o planejamento e o prognóstico do tratamento fonoaudiológico. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A. O tamanho do bolo alimentar não influencia na mastigação, apenas a textura e a natureza dos alimentos.
  • B. Tratando-se de disfunções temporomandibulares, as funções estomatognáticas estão preservadas e a mastigação não está comprometida.
  • C. A avaliação da mastigação e da deglutição deve ser realizada de forma isolada.
  • D. O primeiro aspecto a ser considerado na avaliação da respiração é o diagnóstico médico, determinado pelo otorrinolaringologista.
  • E. Disfunções da articulação temporomandibular devem ser tratadas em momento posterior ao tratamento da mastigação.

Assinale a alternativa em que NÃO há correspondência do tipo de voz com a impressão transmitida pela mesma.

  • A. Voz fluida: sedução e tranquilidade.
  • B. Voz sussurrada: franqueza e falta de potência.
  • C. Voz comprimida: rigidez e emoções contidas.
  • D. Voz rouca: cansaço, esgotamento e fadiga.
  • E. Voz áspera: rigidez e tensão.

A mandíbula eleva-se em protrusão e apreende o alimento entre as bordas incisais, ocorrendo aumento da intensidade de contração muscular elevadora da mandíbula, o que determinará movimentos oscilatórios até o alimento ser cortado. Esse estágio da mastigação denomina-se

  • A. trituração.
  • B. pulverização.
  • C. oclusão.
  • D. mastigação bilateral.
  • E. incisão.

Na avaliação da escrita de uma criança de nove anos de idade, cursando o 3.º ano do ensino fundamental, observou-se a ocorrência de machugando, em vez de machucado; jurasco, em vez de churrasco; quera, em vez de guerra; vasia, em vez de vazia; dendê, em vez de dente.

As alterações ortográficas verificadas na escrita dessa criança são conhecidas como

  • A. substituições entre letras que representam os fonemas surdos e sonoros.
  • B. separação indevida de palavras envolvendo fonemas surdos e sonoros.
  • C. substituições de letras em razão da possibilidade de representações múltiplas.
  • D. acréscimo de letras em razão da possibilidade de representação do som por diferentes letras.
  • E. omissão de letras que representam os fonemas surdos.
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