Questões de Fonoaudiologia da Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP)

Lista completa de Questões de Fonoaudiologia da Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Avaliação Fonológica da Criança (AFC) é um instrumento proposto com objetivo de elicitar a amostra mais representativa da fala da criança. Nesse material, há cinco desenhos temáticos para a estimulação de 125 itens que formam a lista de palavras da AFC. Assinale a alternativa que corresponde à forma utilizada na AFC para chegar-se à produção linguística da criança.

  • A. Repetição.
  • B. Fala espontânea.
  • C. Nomeação espontânea.
  • D. Ditado.
  • E. Cópia.

Felipe, 4 anos, foi encaminhado pela escola para a clínica fonoaudiológica por apresentar uma fala incompreensível para a professora e para os colegas de sala. Após a AFC (Avaliação Fonológica da Criança) realizada pela Fonoaudióloga, observou-se as realizações descritas a seguir:

Assinale a alternativa que corresponda aos processos fonológicos descritos.

  • A. Apagamento da líquida final, anteriorização, plosivação, nasalização da líquida.
  • B. Apagamento da fricativa final, posteriorização, anteriorização, plosivação.
  • C. Apagamento da fricativa final, anteriorização, semivocalização de líquida, nasalização da líquida.
  • D. Apagamento da líquida final, anteriorização, plosivação, semivocalização da líquida.
  • E. Apagamento da fricativa final, anteriorização, plosivação, nasalização da líquida.

O processamento da linguagem escrita depende das representações: fonológicas, sintáticas, semânticas, ortográficas e lexicais, armazenadas no sistema de memória. Relacione os processadores com suas definições e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Contextual.

2. Semântico.

3. Ortográfico.

4. Fonológico.

( ) Base auditiva que analisa e armazena componente fonológico das palavras.

( ) Escolhe o melhor significado dentro do contexto.

( ) Acessa o significado das palavras.

( ) Base visual que analisa e armazena o componente gráfico.

  • A. 1 – 2 – 3 – 4.
  • B. 4– 3 – 2 – 1.
  • C. 4 – 1 – 2 – 3.
  • D. 2 – 4 – 1 – 3.
  • E. 1 – 2 – 4 – 3.

Menino de 10 anos, frequentando o 4º ano do Ensino Fundamental, foi encaminhado para avaliação fonoaudiológica por distúrbio de leitura e escrita. A fonoaudióloga solicitou que ele fizesse uma redação sobre as pipas. Segue o texto.

Assinale a alternativa que apresente o tipo de erro ortográfico, descrito por Zorzi (1998), das palavras “negosso” e “que ria”.

  • A. Correspondência múltipla, omissão e separação de palavras.
  • B. Omissão, separação e acréscimo.
  • C. Correspondência múltipla, junção e separação de palavras.
  • D. Correspondência múltipla, omissão e junção de palavras.
  • E. Confusão de letras visualmente parecidas, omissão e junção de palavras.

A Otoneurologia é o campo da Otorrinolaringologia e da Audiologia, que estuda o equilíbrio corporal, sendo que este não depende somente do labirinto. Essa área estuda o aparelho vestíbulo-coclear e suas relações com outros órgãos e sistemas. Assinale a alternativa que descreve os sistemas responsáveis pelo equilíbrio.

  • A. Visual, proprioceptivo e vestibular.
  • B. Orelha média, proprioceptivo e vestibular.
  • C. Visual, neurológico e proprioceptivo.
  • D. Orelha média, proprioceptivo e neurológico.
  • E. Nenhuma das alternativas anteriores.

Hungria (1991) relata que a exploração clínica do aparelho vestibular inclui o estudo de funções ligadas, direta ou indiretamente, ao equilíbrio, sendo importante estudar o equilíbrio estático e dinâmico, através de algumas provas. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma prova utilizada na avaliação do equilíbrio estático e dinâmico.

  • A. Prova de Romberg.
  • B. Prova de Impedanciometria.
  • C. Prova de Romberg – Barré.
  • D. Prova da Marcha.
  • E. Prova de Unteberg.

A atividade periférica tem a função de detecção e transmissão dos sons; a atividade central tem a função de discriminação, localização, reconhecimento do som, compreensão, atenção seletiva e memória auditiva. As estruturas que compõem o sistema auditivo, responsáveis pela atividade central, são: tronco encefálico, vias subcorticais, córtex auditivo, lobo temporal e corpo caloso. Segundo alguns autores, é possível associar determinadas funções a algumas estruturas do sistema auditivo central. Nesse sentido, relacione algumas estruturas responsáveis pela atividade central e sua função e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Núcleos cocleares.

2. Núcleos do complexo olivar superior.

3. Núcleos do colículo inferior.

4. Corpo geniculado medial.

5. Córtex auditivo.

( ) Iniciam a análise sensorial complexa e diminuem os sinais de ruído de fundo.

( ) É responsável pela análise de sons complexos; pela localização de sons; pela atenção seletiva para estímulos auditivos baseados na posição da fonte sonora; pela inibição das respostas motoras inapropriadas; pela identificação de estímulos; pela discriminação de padrões temporais; pela memória auditiva para sons em sequência; sendo, ainda, necessário para tarefas auditivas mais difíceis.

( ) Codificam a direção de um som no espaço, por meio da análise das diferenças de intensidade e tempo interaural, ou seja, são responsáveis pela localização sonora. Essa estrutura também faz parte do arco reflexo do reflexo acústico do músculo do estapédio.

( ) São responsáveis pela atenção ao estímulo sonoro. Também têm um papel importante nos reflexos auditivos como o startle (sobressalto) e também para o desenvolvimento de crises audiogênicas e respostas motoras, resultantes de hipersensibilidade auditiva causada pela privação sensorial, desde muito cedo, na vida do indivíduo.

( ) A sua divisão ventral é a única especificamente auditiva.

  • A. 1 – 2 – 3 – 4 – 5.
  • B. 1 – 4 – 2 – 3 – 5.
  • C. 5 – 4 – 3 – 2 – 1.
  • D. 2 – 3 – 4 – 5 – 1.
  • E. 3 – 4 – 2 – 1 – 5.

O desenvolvimento das habilidades auditivas ocorre nos primeiros anos de vida e depende da sua interação com o ambiente acústico da criança. Essas habilidades envolvidas na organização das informações auditivas são o Processamento Auditivo Central ou Habilidades Auditivas Perceptuais (PEREIRA, 1993). As habilidades auditivas constituemse em uma hierarquia e, embora sigam uma sequência de desenvolvimento, são, no fundo, indissociáveis entre si. Assinale a alternativa que corresponde à seguinte habilidade auditiva: “ Capacidade de separar figura do fundo, ou seja, informações (estímulo-alvo) e ruído (estímulo competitivo)”.

  • A. Fechamento Auditivo.
  • B. Integração Binaural.
  • C. Localização.
  • D. Figura – Fundo.
  • E. Resolução Temporal.

Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta. “________________________ é um distúrbio da fluência em que os segmentos da conversação do falante na sua língua nativa são percebidos como muito rápido, irregular, ou ambos”.

  • A. Afasia
  • B. Disartria
  • C. Apraxia
  • D. Taquifemia
  • E. Disfagia

A Gagueira tem sido amplamente estudada por diferentes áreas do conhecimento dada sua complexidade e possibilidades de interpretação. Teorias, terminologias e conceituações são bastante diversificadas, fundamentando-se em diferentes correntes do pensamento científico e direcionando o olhar dos estudiosos da gagueira para teorias orgânicas, psicológicas e sociais, o que permite uma infinidade de leituras do “mesmo” objeto de estudo. Relacione, as quatro principais abordagens sobre a Gagueira com os seus respectivos autores e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Abordagem Psicolinguística da Fluência.

2. Abordagem Neurolinguística e Motora da Gagueira.

3. Abordagem na Vertente Contextualizada – Análise de Discurso.

4. Abordagem Fenomenológica da Fluência.

( ) Claudia Regina Furquim de Andrade.

( ) Ana Maria Schiefer.

( ) Isis Meira.

( ) Silvia Friedman.

  • A. 2 – 1 – 4 – 3.
  • B. 2 – 3 – 4 – 1.
  • C. 1 – 2 – 3 – 4.
  • D. 4 – 3 – 2 – 1.
  • E. 1 – 4 – 2 – 3.
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