Questões de História

Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As bandeiras do século XVII eram expedições formadas por colonos pobres e índios. Quais os tipos de bandeiras que existiam

  • A. De caça ao índio, de contrato e de mineração.
  • B. De caça ao escravo, de posse de terra e de manutenção de território.
  • C. De caça ao índio, de caça ao escravo e de caça a portugueses criminosos.
  • D. De busca a pedras preciosas, de manutenção de território e de expansão de território.

Uma corrente filosófica teve grande influência nos movimentos que antecederam e sucederam a independência do Brasil. Essa corrente foi o

  • A. Epicurismo.
  • B. Iluminismo.
  • C. Confucionismo.
  • D. Meitismo.

Na guerra do Paraguai ( 1865/1870 ), o comando geral das forças aliadas coube ao Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, todavia, no final da guerra, esse comando foi passado para

  • A. Conde D´Eu.
  • B. Almirante Tamandaré.
  • C. General Osório.
  • D. Marechal Rondon.

O governo Dutra (1946/1951) adotou qual política econômica ?

  • A. Não-intervenção do Estado na economia, dando total liberdade ao capital estrangeiro.
  • B. Intervenção do Estado na economia e proibição de capital estrangeiro.
  • C. Intervenção do Estado na economia e controle de capital nacional.
  • D. Total intervenção em todas as atividades econômicas.

Ato Institucional, editado pelos governos militares, era

  • A. ato de tornar nulos ou sem efeito os direitos políticos ou de cidadania.
  • B. disposição que discordava das idéias de um indivíduo, grupo ou regime político.
  • C. disposição legal baixada pelo governo que não necessitava passar pela aprovação do Congresso.
  • D. ato que referendava a eleição indireta do Presidente.

No século XIX, a História buscou afirmar-se como saber científico e, para tanto:

  • A.

    confirmou seu vínculo com a Filosofia, tida como necessária à análise crí-tica dos acontecimentos.

  • B.

    procurou afastar-se da Filosofia com o objetivo de banir a subjetividade e a metafísica do conhecimento.

  • C.

    estreitou seus laços com a Filosofia Iluminista, considerada suporte para a elaboração do método crítico.

  • D.

    rejeitou os princípios abstratos da Filosofia e, com êxito, eliminou a inter-ferência do sujeito na produção do conhecimento.

"Não é a consciência dos homens que determina o seu ser, mas, ao contrário, é o seu ser social que determina sua consciência."(MARX, Karl. Prefácio de Para a crítica da Economia Política)

Nessa afirmativa, Karl Marx condensa um princípio fundamental de seu pen-samento. Assinale a alternativa que melhor traduz esse princípio expresso na citação.

  • A.

    A adoção de um ponto de vista materialista para a compreensão da vida em sociedade.

  • B.

    A definição da ideologia como forma de expressão abstrata e distorcida das relações sociais de produção.

  • C.

    A compreensão, extraída da filosofia de Hegel, do papel determinante da consciência sobre o ser social.

  • D.

    A perspectiva dialética para compreensão da dinâmica existente no interi-or da superestrutura.

Segundo José Carlos Reis, "a mudança substancial que o programa dos An-nales realizou pode ser chamada de revolução científica (...)". (REIS, J. C. A História, entre a filosofia e a ciência, p. 63)

Essa "revolução científica" promovida pelos Annales, no momento de sua fun-dação, é verificada:

  • A.

    na mudança dos objetos de pesquisa que passam a priorizar temas da história política e militar.

  • B.

    na aproximação da história com as "ciências auxiliares" para averiguação da autenticidade documental.

  • C.

    na mudança do conceito de tempo histórico, que consiste na superação estrutural do evento.

  • D.

    na abolição do realismo historiográfico pela crença na impossibilidade da compreensão objetiva do passado.

Nos últimos anos do século XX, afirmou-se uma concepção irracionalista do conhecimento histórico que reproduz traços e características da chamada "so-ciedade pós-moderna". Nessa visão pós-moderna, as fontes históricas:

  • A.

    são valorizadas como prova do passado e garantia da objetividade do co-nhecimento.

  • B.

    são tomadas como necessárias a uma análise quantitativa das realidades passadas.

  • C.

    são interpretadas como textos e representações sobre as experiências do passado.

  • D.

    ampliam-se em função da maior capacidade de arquivamento de dados pelos computadores.

O ensino e o ensino de História em particular têm sofrido significativas trans-formações, redefinido seus objetos, conteúdos e métodos. Dentre essas trans-formações, destacam-se, EXCETO:

  • A.

    a tentativa de superação da passividade do aluno diante do conhecimento, estimulando sua autonomia e reflexão.

  • B.

    a busca do abandono de práticas empiristas baseadas na simples trans-missão e memorização de conteúdos.

  • C.

    a utilização da pesquisa como princípio educativo, valorizando-se os conteúdos como instrumentais para a solução de questões propostas.

  • D.

    a transmissão do saber acadêmico para o currículo escolar anulando-se as diferenças entre o conhecimento universitário e o saber escolar.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...