Questões de História

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O ensino de História é muitas vezes criticado por ser excessivamente preso aos "fatos, grandes personagens e datas". Entretanto, muito se tem inovado na abordagem e tratamento dos conteúdos históricos, sendo a discussão sobre o tempo aspecto fundamental dessa renovação. Nos dias de hoje, são propostas significativas para o trabalho com a dimensão de tempo no ensino de História, EXCETO:

  • A.

    o abandono da dimensão do tempo cronológico.

  • B.

    a percepção da dimensão do tempo como duração.

  • C.

    a identificação da continuidade e descontinuidade da vida coletiva.

  • D.

    a abordagem dos diferentes ritmos presentes nas ações individuais e sociais.

A relação entre História e Memória tem sido bastante discutida entre os histo-riadores. Na situação descrita abaixo, há uma manifestação concreta dessa relação. Leia-a atentamente.

Assinale a alternativa que estabelece a relação História e Memória expressa na situação acima descrita:

  • A.

    A História é um segmento da memória que possui uma esfera de atuação e uma influência social relativamente limitadas.

  • B.

    Os historiadores, produtores de memória, preocupam-se mais em agradar ao seu público e, muitas vezes, distorcem o passado.

  • C.

    A história nega a memória na medida em que se utiliza da erudição e pro-cedimentos científicos, que apagam a espontaneidade da memória coletiva.

  • D.

    A história, fixando o que deve ser lembrado e esquecido, participa das relações de poder inscritas na sociedade, ao promover a manipulação da memória coletiva.

"As novas gerações de alunos habituaram-se à presença das novas tecnolo-gias de comunicação, especialmente o rádio e a televisão, que se expandiram como importantes canais de informação e de formação cultural. Entrava palas portas das escolas uma realidade que não poderia ser mais ignorada." (Parâ-metros Curriculares Nacionais: História. p. 27)

Diante dessa nova realidade, os Parâmetros Curriculares Nacionais sugerem que os professores de História:

  • A.

    confirmem a autoridade do livro didático como fonte objetiva e segura de informações sobre o passado.

  • B.

    orientem os alunos no sentido de diminuírem o tempo em que se dedicam à televisão para poderem se ocupar mais com os estudos.

  • C.

    questionem as informações extraídas dos meios de comunicação para revelar a falsificação da realidade nelas existentes.

  • D.

    utilizem dessas diferentes fontes de informação como recurso didático para revelar tradições e discursos variados sobre um mesmo tema.

No quadro da administração colonial portuguesa, era o órgão de poder consti-tuído de membros da sociedade. Sobretudo até meados do século XVII, passa a ser controlado pela classe dominante dos proprietários rurais expressando seus interesses. Graças ao seu enraizamento na sociedade, foi o único órgão que sobreviveu por inteiro e até se reforçou, após a Independência.

Esse órgão da administração colonial portuguesa no Brasil foi:

  • A.

    o Governo Geral.

  • B.

    a Ouvidoria.

  • C.

    a Câmara Municipal.

  • D.

    o Governo das Capitanias.

O escravo negro foi, fundamentalmente, a mão-de-obra predominante da eco-nomia brasileira entre os séculos XVI e XIX. São aspectos que caracterizam a escravidão de origem africana, no Brasil, EXCETO:

  • A.

    a condição de mercadoria do escravo, que fazia com que seu preço osci-lasse conforme a idade, sexo e habilidade para o trabalho.

  • B.

    as condições de exploração e violência a que eram submetidos os escra-vos, o que leva a Igreja Católica a condenar a escravidão africana.

  • C.

    a diversidade cultural existente entre os escravos em função de muitos se originarem de diferentes regiões, tribos e reinos africanos.

  • D.

    as diferentes formas de reação construídas pelo escravo, como fugas in-dividuais ou em massa, agressões a senhores e feitores e formação de quilombos.

Na América Latina de colonização espanhola, no século XIX, "o Estado que começava a se organizar depois de atingida a independência, assumiu como tarefa destruir a velha ordem colonial." (PRADO, Maria Lígia. A formação das nações latino-americanas. p.17)

Dentre as iniciativas implementada pelos Estados das novas nações latino-americanas visando alcançar o objetivo expresso na citação acima, encon-tram-se, EXCETO:

  • A.

    a destruição do regime de monopólios, restrições e privilégios comerciais.

  • B.

    a supressão dos favores econômicos e políticos anteriormente concedi-dos aos espanhóis

  • C.

    a separação entre Igreja e Estado, subordinando a primeira ao poder maior do Estado laico.

  • D.

    a superação da exclusão política e econômica antes impostas aos índios e camponeses.

Durante os primeiros anos do Império brasileiro, no século XIX, organizou-se o Estado Nacional que, como afirma Roberto Da Matta, realizou uma "combina-ção curiosa (...) entre o igualitarismo individualista cívico importado, combina-do a uma organização social personalista e hierárquica."

Na organização do Estado Nacional brasileiro, no período mencionado, ex-pressa a combinação descrita acima:

  • A. a divisão igualitária entre poderes existente na Constituição de 1824 con-vivendo com a ação autoritária do Imperador.
  • B. a definição, pela Constituição de 1824, de um regime político representa-tivo numa sociedade estruturada sobre o trabalho escravo.
  • C. a adoção de uma monarquia centralizada que se combinava com um re-gime parlamentarista que reduzia o poder do Imperador.
  • D.

    a afirmação de um Estado leigo ao lado da persistência do Padroado e Beneplácito que conferiam poder político à Igreja Católica.

Na citação acima, o golpe militar de 1964 é visto como diferente de outras in-tervenções militares na política brasileira. Assinale a alternativa que NÃO con-tém uma dessas intervenções militares.

  • A. A "Revolução" de 1930 que levou Getúlio Vargas ao poder.
  • B. A deposição do ditador Getúlio Vargas em 1945.
  • C. O "contragolpe preventivo" liderado pelo general Lott em 1955, que garan-tiu a posse de JK.
  • D. A manobra militar que garantiu a aprovação do Pacote de Abril, em 1977.

Dentre os legados da Grécia Antiga, destaca-se a Democracia ateniense que tinha como uma de suas características:

  • A.

    estender o direito de cidadania a toda a população livre, inclusive mulheres e estrangeiros.

  • B.

    negar ao escravo, cujo trabalho era a base econômica da sociedade, qualquer direito político.

  • C.

    espalhar-se pelas demais cidades-estados gregas, atingindo a plenitude em Esparta.

  • D.

    excluir setores médios da sociedade de participarem do sistema eleitoral.

Leia atentamente a citação abaixo, que traz parte de material de propaganda utilizado em importante episódio da história recente do Brasil.

Assinale a alternativa que indica corretamente o episódio para o qual essa propaganda foi utilizada.

  • A.

    O plebiscito de janeiro de 1963 no qual a população se definiu entre o Presidencialismo e o Parlamentarismo.

  • B.

    A campanha das Diretas-Já, realizada em 1984, na qual a população exi-gia o direito de escolher o Presidente.

  • C.

    A campanha pelo "impeachment" do Presidente Collor, em 1992, acusado de corrupção no exercício de suas funções.

  • D.

    O plebiscito realizado em 1993 no qual a população se posicionou entre a Monarquia e a República, e entre o Parlamentarismo e o Presidencialis-mo.

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