Questões de História do ano 2020

Lista completa de Questões de História do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere às revoltas de escravizados no século XIX, assinale a opção correta.

    A) Essas revoltas contribuíram para o enfraquecimento da defesa irrestrita dos direitos de proprietários sobre escravizados.

    B) Essas revoltas eram espontâneas e sem direcionamento político, pois as ideias abolicionistas estavam restritas aos círculos mais letrados.

    C) Revoltas que pediam o fim da escravidão, a exemplo do Quebra-quilos e Ronco da Abelha, se destacaram pela sua hierarquizada organização política interna.

    D) Essas revoltas forçaram o movimento abolicionista a incorporar como política principal da causa a reparação social e econômica dos prejuízos causados aos escravizados.

    E) Tais rebeliões de escravizados não foram vitoriosas em um contexto global, o que foi decisivo para que o Brasil fosse o último país da América a abolir a escravidão.

Não podemos concluir que, porque uma montanha parece tomar diferentes formas de acordo com os diversos ângulos de visão, não tem objetivamente ou nenhuma forma em absoluto ou uma infinidade de formas. Não podemos concluir que, porque a interpretação desempenha um papel necessário no estabelecimento dos fatos da história e porque nenhuma interpretação é completamente objetiva, qualquer interpretação é tão boa quanto outra e que os fatos da história não são, em princípio, responsáveis pela interpretação objetiva.
E. H. Carr. O que é história? 7.ª reimp. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996, p. 62.
Considerando o texto do historiador Edward H. Carr, que usa a metáfora da montanha para rebater críticas e estabelecer alguns pontos teóricos sobre o ofício do historiador, assinale a opção correta.

    A) A subjetividade do historiador não possui influência sobre a interpretação do fato histórico.

    B) As fontes históricas não devem ser questionadas, a fim de evitar a formação de opiniões divergentes sobre o fato histórico.

    C) Inexistem fatos históricos, já que os pontos de vista historiográficos sobre o passado são múltiplos.

    D) A história-problema defende a interpretação argumentativa, rejeitando opiniões desprovidas de base documental.

    E) As fontes garantem que a subjetividade não interfira na descrição dos acontecimentos do passado.

Após a segunda guerra, norte-americanos e britânicos, preocupados com a recuperação econômica de um mundo devastado pelo conflito bélico, convocaram a conferência de Bretton Woods em 1944 onde forma constituídos dois organismos:

    A) O Acordo Geral de Tarifas e Comércio (Gatt) e a Organização Mundial do Comércio (OMC).

    B) o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

    C) Fundo IBAS para o alívio da fome e da pobreza e os objetivos de desenvolvimento do milênio.

    D) O Plano Colombo e o Plano Marshall.

Entre os anos de 1904 e 1905, uma série de derrotas militares do Império Russo em guerra contra o Japão abalou a já fragilizada base do governo czarista de Nicolau II. Essas derrotas pioraram ainda mais as condições de vida da maioria da população pobre e miserável. No dia 22 de janeiro de 1905, trabalhadores russos organizaram uma manifestação pacífica para reivindicar melhores salários e redução da jornada de trabalho. O czar ordenou que os guardas imperiais reprimissem os manifestantes, matando centenas de homens, mulheres e crianças. Esse episódio ficou conhecido como:

    A) Domingo Sangrento.

    B) Revolução Vermelha.

    C) Revolução Branca.

    D) Revolução soviete.

No início do século XX, a Marinha do Brasil possuía alguns dos navios de guerra mais modernos do mundo. Apesar disso, os marinheiros permaneciam submetidos a leis herdadas do período escravista. Uma das leis mais ultrajantes era a que permitia chibatadas como punição aos marinheiros. Essa insatisfação crescente motivou um grupo de marinheiros a articular um movimento que ficou conhecido como Revolta da Chibata liderada pelo marinheiro:

    A) Marcelino Rodrigues.

    B) Antônio Conselheiro.

    C) João Cândido.

    D) Carlos Julião.

Uma das principais manifestações heréticas foi o movimento dos cátaros, que se expandiu principalmente pelo sul da França. Esse movimento:

    A) Era formado por clérigos que acreditavam na existência de um Deus principal e seu irmão gêmeo e opositor. Cada pessoa poderia escolher entre o Bem e o Mal.

    B) Era formado tanto por clérigos como por leigos que sustentavam uma doutrina dualista, acreditavam na existência de duas divindades: a do Mal seria responsável pela criação de todo o universo material, e a do Bem, responsável pelo mundo espiritual.

    C) Era formado por leigos que sustentavam o politeísmo, isto é, a crença em vários deuses. Os deuses eram seres poderosos que controlavam a chuva e a seca, o dia e a noite, a vida e a morte, entre outras coisas. Acreditavam que essas divindades sentiam vontades semelhantes às dos seres humanos, sendo necessário oferendas de comidas e bebidas.

    D) Era formado por clérigos e leigos que sustentavam a existência de seres superiores relacionados a elementos da natureza como plantas, animais, sol e lua. Quando descontentes com as atitudes humanas, eles puniam a população de acordo com seu elementos relacionado.

A capital do Império Bizantino, que chegou a ter cerca de um milhão de habitantes, era uma das maiores cidades do mundo medieval onde viviam pessoas de diferentes lugares como gregos, romanos, árabes, genoveses e venezianos. Além desses moradores, viajantes de outras regiões se dirigiam à cidade a fim de vender e comprar diversas mercadorias. Ficava localizada na divisa entre a Europa e a Ásia, em uma região por onde passava grande parte das rotas de comércio marítimo e terrestre. Trata-se de:

    A) Constantinopla.

    B) Antioquia.

    C) Alexandria.

    D) Niceia.

Sobre os povos das américas, pode-se afirmar que:

    A) Os incas foram uma civilização que viveu entre os séculos III e V, principalmente na região da península de Yucatán e em seus entornos. Atualmente nessas regiões se localizam os países da Guatemala, Belize, Honduras, El Salvador e parte do México. Os incas construíram grandes estruturas urbanas, que continham centros cerimoniais e edifícios diversos, entre eles as conhecidas pirâmides incas. Sua base econômica era a prática da agricultura. Desenvolveram técnicas para observação do céu e dos astros conseguindo criar um calendário conhecido como haab.

    B) Marcados por uma tradição guerreira, os tapajoaras tinham costume de conquistar outros povos, passando a cobrar-lhes tributos. A principal cidade asteca era Tenochtitlán, fundada no lago Texcoco. Os códices eram uma importante forma de registro para os tapajoaras, também em relação às práticas comerciais.

    C) Os maias vivam na região andina, mais especificamente no vale do Cuzco. Eram governados de modo centralizado, existia um governante que tinha poderes soberanos, o chamado Sapa Maia (imperador). Os maias organizaram um sistema de comunicação bastante eficiente, que envolvia o trabalho dos chasquis.

    D) Algumas populações que habitavam o litoral brasileiro ou regiões fluviais há milhares de anos construíram sambaquis, estruturas que formavam uma espécie de monte com resquícios diversos: conchas, rochas, mariscos, ostras, ossos, fragmentos de cerâmica entre outros.

Vários povos habitaram a Mesopotâmia. Eles travavam muitas guerras para domínio da região e exerceram influências culturais uns sobre os outros. Assinale a alternativa INCORRETA:

    A) De 3500 a.C. a 2340 a.C. a região mesopotâmica teve domínio sumério. Eles fundaram as primeiras cidades. Também foram os inventores da escrita cuneiforme, que mais tarde seria adotada pela maioria dos povos mesopotâmicos.

    B) De 2000 a.C. a 1550 a.C. sob o comando do rei Hammurabi, os babilônios invadiram e dominaram toda a região mesopotâmica. Constituíram um estado unificado e fundaram o primeiro Império Babilônico. Criaram um dos primeiros códigos de leis escritas da história.

    C) De 1550 a.C. a 1300 a.C. os assírios dominaram a Mesopotâmia. Assimilaram a cultura suméria e adotaram sua escrita e religião. Fundaram cidades como Agade e Sippar.

    D) De 612 a.C. a 539 a.C., logo após dominarem a Mesopotâmia, os caldeus conquistaram outras regiões como a Síria e a Palestina, estendendo seus domínios até a fronteira com o Egito. O domínio caldeu teve fim com a invasão persa.

Em janeiro de 2020 completaram 75 anos da libertação do Campo de Concentração nazista de Auschwitz-Birkenau, que contou com a participação de sobreviventes, que entraram usando gorros e lenços listrados de azul e branco, simbolizando os uniformes dos prisioneiros do campo. O referido campo pertence ao território:

    A) Polonês.

    B) Alemão.

    C) Russo.

    D) Belga.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...