Questões de História do ano 2021

Lista completa de Questões de História do ano 2021 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando aspectos relevantes acerca do Distrito Federal, desde distintos contextos históricos à realidade atual, julgue o item seguinte.
A ocupação das áreas vizinhas à nova capital, inaugurada em 1960, em larga medida acompanhou a experiência de planejamento urbano que presidiu a construção de Brasília. Daí a facilidade de implantação da Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE), que minimiza ao extremo as pressões por emprego e por serviços essenciais das populações do Entorno sobre o Distrito Federal.

O projeto para o país do segundo governo de Getúlio Vargas foi pautado pelo ideário do nacional-desenvolvimentismo. Para executar seus programas de industrialização, Getúlio concentrou-os em duas instâncias: o Ministério da Fazenda e a Assessoria Econômica.
Internet: <memorialdademocracia.com.br> (com adaptações).
O nacional-desenvolvimentismo foi iniciado por Getúlio Vargas, embora tenha tido seu salto maior no governo de Juscelino Kubitschek. Desde sua primeira passagem pelo governo federal, o governo Vargas já tinha elementos desenvolvimentistas. Uma das marcas mais fortes dos dois governos de Getúlio Vargas foi a

    A) associação com o capital externo, para o crescimento econômico.

    B) democratização política para a condução econômica do país

    C) intervenção estatal em áreas consideradas de interesse nacional.

    D) ditadura política, para que houvesse o desenvolvimento econômico.

    E) flexibilização das leis trabalhistas, para o aumento do vínculo empregatício.

Em 20 de abril de 2020, o portal RBA (Rede Brasil Atual), publicou reportagem com a seguinte manchete: “PGR pede investigação sobre organização de atos que pedem novo AI5”.
Fonte: <https://www.redebrasilatual.com.br/politica/2020/04/pgr-pede-investigacao-sobre-organizacao-de-atos-que-pedem-novo-ai-5/>
Muito se tem discutido acerca do tema AI-5 nos últimos anos, principalmente com manifestações em todo o país, tanto a favor quanto contra. A respeito do contexto, características e impactos históricos em torno do Ato Institucional Nº 5 (AI-5), decretado em 13 de dezembro de 1968, analise as afirmativas a seguir:
I. O AI-5 concedeu ao governo poderes para decretar a intervenção em estados e municípios, fechar o Congresso Nacional, as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais; cassar mandatos e suspender direitos políticos, dentre outras prerrogativas. II. O governo decretou o AI-5 como forma de repressão às diversas organizações clandestinas surgidas no Estado Novo, como o MR-8 (Movimento Revolucionário Oito de Outubro) e a VAR-Palmares (Vanguarda Armada Revolucionária Palmares), que atuavam por meio da guerrilha rural e urbana. III. O AI-5 autorizou a dissolução de todos os partidos políticos então existentes e estabeleceu a eleição indireta para a presidência da República e Governadores dos Estados. IV. A partir do AI-5, em nome da segurança nacional, tida como indispensável ao desenvolvimento do país, o governo passou a poder legislar por decretos e, combinado a outros dispositivos jurídicos, julgar crimes políticos em tribunais militares, além de promover o combate à ação de grupos políticos com posições divergentes e a censura aos meios de comunicação e artísticos.
É correto o que se afirma

    A) em I, II, III e IV.

    B) apenas em I e IV.

    C) apenas em I, II e III.

    D) apenas em II, III e IV.

A bandeira de um país é um símbolo que o representa. Diversas bandeiras foram usadas de maneira não oficial no Brasil, até que depois da independência foi criada a primeira bandeira oficial do país. Atualmente, a bandeira do Brasil é composta por uma base verde em forma de retângulo, sobreposta por um losango amarelo e um círculo azul, no meio do qual está atravessada uma faixa branca com o lema nacional, em letras maiúsculas verdes. O Brasil adotou oficialmente este projeto para sua bandeira nacional em 19 de novembro de 1889, substituindo a bandeira do Império do Brasil. Sobre esse tema, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

    A) O lema “Ordem e Progresso” é inspirado pelo lema do positivismo de Auguste Comte: “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”, em versão traduzida do francês.

    B) As estrelas, cuja posição na bandeira refletem o céu visto na capital Rio de Janeiro em 15 de novembro de 1889, representam as Unidades Federativas - cada estrela representa um Estado específico, além do Distrito Federal.

    C) Em 19 de novembro de 1889 havia 15 estrelas na bandeira do Brasil, pois representavam as 15 capitanias hereditárias e seus 12 donatários (uma vez que uns receberam mais que uma porção de terra e as Capitanias do Maranhão e São Vicente foram divididas em duas porções). O número de estrelas da Bandeira do Brasil foi atualizado apenas em 1988, com a Constituição, na atual configuração em Estados.

    D) A bandeira é um dos símbolos nacionais brasileiros, ao lado do Laço Nacional, do Selo Nacional, do Brasão de Armas e do Hino Nacional.

No feudalismo existiam várias formas de obrigações dos servos para com os senhores, sendo uma delas a banalidade assinale a alternativa CORRETA:

    A) Taxa paga pelos servos para a utilização de certos instrumentos do feudo pertencentes aos senhores feudais, inclusive quando produziam nas terras desses senhores. Tais equipamentos eram o moinho, o celeiro, o forno e o lagar, aonde se fazia vinho.

    B) Imposto por cabeça (per capita) pago pelos servos por cada integrante de sua família. Assim, quanto maior a família do servo, mais caro seria o imposto a pagar.

    C) Entrega de parte da produção dos servos ao senhor feudal, ou seja, de alimentos produzidos pelos servos em seus lotes de terras, o Manso Servil.

    D) Taxa em dinheiro ou espécie produtos da terra paga somente pelos vilões, uma forma de utilizarem alguns lotes do feudo para seu próprio sustento.

Assinale a alternativa que corresponde a alguns fatos da primeira etapa da revolução francesa:

    A) Convenção Nacional, Coligações contra a França Revolucionária, Revolta da Vendeia

    B) Constituição do Ano I, Comitê de Salvação Pública, Comitê de Segurança Nacional.

    C) Tribunal Revolucionário, Lei do Preço Máximo, Golpe do 18 brumário.

    D) Assembleia Nacional, Constituição Civil do Clero, Declaração de Pilnnitz.

Roma durante a Antiguidade foi dividida em três grandes períodos: monarquia, república e império: São características da república EXCETO:

    A) Predomínio do senado, guerras púnicas, expansionismo militar, Roma como superpotência, revoltas de escravos.

    B) Auge da dominação romana, problemas fronteiriços com bárbaros, divisão do império.

    C) Domínio etrusco ,conflitos plebeus-patrícios, formação das estruturas sociais e políticas romanas.

    D) Queda de Roma, Pax romana, a Assembleia era um conselho militar formado por jovens líderes guerreiros, que decidiam sobre a guerra ou paz.

No período regencial a Assembleia Geral elegeu a Regência Trina Provisória para governar o Brasil, de acordo com a Constituição de 1824, alguns liberais moderados dominaram a política e promoveram ações ,analise as afirmativas abaixo sobre Regência Trina Provisória: I-Criação da Guarda Nacional, tendo cidadãos com função policial. II-O padre Diogo Antônio Feijó foi eleito regente em 1835, defendendo a descentralização. III-Aprovação do Código de Processo Criminal, que fixou normas para aplicação da justiça e deu poder aos juízes de paz das províncias. IV-Mudanças na Constituição de 1824 por meio do Ato Adicional.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

    A) I, II, III e IV.

    B) II , III e IV.

    C) I, III e IV.

    D) II e IV.

Os governos de Castelo Branco, Costa e Silva ,Médici ,Geisel e Figueiredo constituíram o regime militar no período de 1964 a 1985. Assinale a alternativa que corresponde ao governo Costa e Silva:

    A) Deu início à promulgação dos Atos Institucionais. Entre as medidas mais importantes, destacam-se: suspensão dos direitos políticos dos cidadãos; cassação de mandatos parlamentares; eleições indiretas para governadores; dissolução de todos os partidos políticos e criação de duas novas agremiações políticas: a Aliança Renovadora Nacional (Arena), que reuniu os governistas, e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que reuniu as oposições consentidas

    B) Enfrentou a reorganização política dos setores oposicionistas, greves e a eclosão de movimentos sociais de protesto, entre eles o movimento estudantil universitário. Também neste período os grupos e organizações políticas de esquerda organizaram guerrilhas urbanas e passaram a enfrentar a ditadura, empunhando armas, realizando sequestros e atos terroristas. O governo, então, radicalizou as medidas repressivas, com a justificativa de enfrentar os movimentos de oposição.

    C) Acelerou o processo de liberalização política e, em seu governo houve a aprovação da Lei da Anistia, que permitiu o retorno ao país de milhares de exilados políticos. o pluripartidarismo foi restabelecido. A Arena mudou a sua denominação e passou a ser PDS (Partido Democrático Social); o MDB passou a ser PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro). Surgiram novas siglas, como o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Democrático Trabalhista (PDT

    D) Dispôs de um amplo aparato de repressão policial-militar e de inúmeras leis de exceção, sendo que a mais rigorosa era o AI-5. Por esse motivo, seu mandato presidencial ficou marcado como o mais repressivo do período da ditadura. Exílios, prisões, torturas e desaparecimentos de cidadãos fizeram parte do cotidiano de violência repressiva imposta à sociedade.

A escravidão, no Brasil, teve início, no século XVI, durante o Período Colonial, e consistiu no uso da mão-de-obra forçada de mulheres e homens africanos. Essas pessoas foram retiradas a força dos muitos grupos étnicos dos quais faziam parte, no continente africano, e trazidas ao Brasil. Sobre a escravidão no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:

    A) A escravidão foi uma prática que perdurou, por longos anos, tornando-se uma estrutura que até os dias de hoje influencia a formação do Brasil, em sua política, economia, cultura e sociedade.

    B) O surgimento do tráfico negreiro foi posterior ao início da escravidão, no Brasil.

    C) O Brasil foi o primeiro país a abolir a mão-de-obra escrava e exerceu papel fundamental na pressão pelo fim do tráfico de escravizados africanos.

    D) Nenhuma das alternativas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...