Questões sobre Educação em História

Lista completa de Questões sobre Educação em História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que diz respeito aos tratamentos das fontes, os autores consideram importante no ensino da história e no ofício do historiador,

  • A. a compreensão do passado para entender o presente e projetar o futuro.
  • B. o abandono da incessante comparação entre as gerações passadas e as atuais.
  • C. o entendimento de que cada época produz fontes sobre o passado que desconhece.
  • D. o exercício da crítica às representações, do passado e do presente.
  • E. o estímulo aos jovens para que valorizem a história e formulem suas próprias representações.

Em sala de aula, o professor de História pode explorar com os alunos a análise de documentos

  • A. imagéticos, se tiverem sido produzidos no período estudado, visto que imagens de outras épocas que remetem a tempos passados não possuem a confiabilidade necessária para serem tomadas como documentos históricos.
  • B. escritos, uma vez que a interpretação de textos é a única forma de problematização de um documento ao alcance de alunos que ainda não possuem instrução e ferramentas para compreender historicamente outras linguagens.
  • C. materiais, pois o manuseio de objetos e utensílios tornam a experiência de interpretação histórica algo concreto e não requer conhecimento e preparação do professor para lidar com esse tipo de docume
  • D. oficiais, preferencialmente produzidos pelo Estado e já usados em pesquisas historiográficas, por se mostrarem os mais confiáveis e virem acompanhados de interpretações seguras.
  • E. orais, na medida em que sejam contextualizados e problematizados segundo os princípios que orientam metodologicamente a história oral, incluindo suas especificidades e a possível complementação com outros tipos de documentos.

Um professor ao propor o estudo do texto do historiador Fernando Novais, sobre a crise do sistema colonial, em sala de aula, tem como objetivo que os alunos compreendam que

  • A. o surgimento de uma nova divisão internacional do trabalho, gerada pela industrialização, estimulou as disputas entre as principais potências pelas colônias em áreas de dominação portuguesa, gerando a crise do Antigo Sistema Colonial.
  • B. o desenvolvimento da colonização na América portuguesa, a partir da descoberta de metais e pedras preciosas e da constituição da sociedade mineradora, culmina nas tensões do final do século XVIII e na crise do Antigo Sistema Colonial.
  • C. a crise do Antigo Sistema Colonial está diretamente relacionada com o interesse do capitalismo em incentivar a autonomia da colônia para a nova nação continuar fornecendo matérias-primas e importando produtos industrializados europeus.
  • D. a crise mais geral da sociedade europeia, resultante da desestruturação do mercado mundial, articulou-se à crise do Antigo Sistema Colonial e à instabilidade econômica e política gerada pelo desenvolvimento da industrialização na Inglaterra.
  • E. a crise está diretamente relacionada com o modo de produção capitalista, cujas exigências não poderiam ser atendidas pelos mecanismos básicos do Antigo Sistema Colonial, já que este fora o instrumento do capital comercial.

A estratégia utilizada pelo professor de História de solicitar a exploração de todas as informações contidas num documento, como o de Joel Rufino dos Santos, além de reforçar o conhecimento já aprendido,

  • A. possibilita o desenvolvimento da capacidade de explicação, caracterização, conceituação e síntese histórica do aluno.
  • B. significa trabalhar e estudar conteúdos reais que dizem respeito a vida pública e privada, individual ou coletiva do aluno.
  • C. ensina o aluno a tomar os conteúdos da disciplina como referência e aproximá-los, de forma mais ou menos motivadora.
  • D. contribui para a criação, no aluno, de capacidades de memorizar, comparar e localizar os conhecimentos históricos.
  • E. ajuda o aluno a observar as mudanças e as permanências, a construir enunciados, os conceitos e as hipóteses históricas.

A utilização de documentos escritos com os alunos, em sala de aula, como o texto de João Luís Fragoso e Francisco Carlos Teixeira da Silva, é indispensável como fundamento do método de ensino, principalmente porque

  • A. comunica ao aluno um suporte informativo e mostra os acontecimentos tal qual se sucederam no país.
  • B. transmite ao aluno um conjunto de fatos, que compuseram o passado da história política do Brasil.
  • C. ensina a História para explicar a genealogia da nação brasileira, desde a origem até a atualidade.
  • D. permite o diálogo do aluno com realidades passadas e desenvolve nele o sentido da análise histórica.
  • E. serve de comprovação do fato histórico estudado e legitima a aula narrada pelo professor de História.

O ensino da história está presente nas escolas brasileiras desde o século XIX. Naquela época, tinha entre seus principais objetivos, estudar a formação da nação e desenvolver uma identidade nacional. Isto se dava, dentre outras formas, através da valorização dos heróis e acontecimentos considerados marcos da história do país. À medida que o tempo foi passando, outros objetivos foram preconizados pelo estudo da história. Após a década de 1930, por exemplo,

  • A. a principal função da história, tanto como disciplina, quanto ciência nascente, era transmitir a história das civilizações ocidentais, das quais o Brasil se originara, tendo a Europa como centro referencial e modelo a ser seguido.
  • B. o ensino da história passou a defender, entre outras coisas, a necessidade da relação dos conteúdos com o presente e a utilização do método biográfico (vida de grandes homens, heróis e condutores de homens, e nacionalidade).
  • C. o principal objetivo era transmitir o conhecimento puro, pragmático e científico, baseado nas comprovações acadêmicas e ligado especificamente às áreas tecnológicas e empreendedoras do estado-nação em franca evolução.
  • D. a história deveria garantir a exposição temática e crítica dos conteúdos, baseados especificamente no desenvolvimento de habilidades e competências, formando cidadãos participativos, porém conscientes de suas obrigações políticas.

Acerca dessa questão da ideologia na escola, analise as afirmativas a seguir.

I. À medida que a relação pedagógica se estreita e ganha transparência, é desejável que tanto o docente quanto os estudantes possam expor – civilizadamente – suas convicções pessoais.

II. O importante é não colocar a própria visão como a única correta e aprender a separar as coisas. Ter militância é um direito do professor, mas a sala de aula não é um lugar adequado para exercê-la.

III. É possível fazer uma interpretação 100% marxista da história e isso se faz necessário, uma vez que a teoria da história é parte integrante dos currículos.

IV. É necessário o compromisso de ser intelectualmente honesto e deixar claro que existem outros pontos de vista, igualmente legítimos, além daquele que eventualmente será mostrado com mais detalhe.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. I, II e IV.
  • D. II, III e IV.

  • A.

    a memorização do conteúdo essencial para progredir na seriação da vida escolar.

  • B.

    a promoção de um ambiente lúdico e relaxado, sem cobranças.

  • C.

    a livre manifestação do saber do aluno por intermédio de instrumentos propostos por ele.

  • D.

    a verificação do rendimento e a eficiência do ensino de forma técnica e neutra.

  • E.

    a análise da capacidade de apreensão do que foi ensinado e das maneiras de ensinar.

A nova identidade atribuída ao ensino médio define-o como a etapa conclusiva da educação básica. Desse modo, essa etapa do ensino tem como objetivo preparar o educando para o exercício da cidadania e para sua inserção qualificada no mundo do trabalho. Nessa perspectiva, o ensino de história

  • A.

    deve ser articulado com outras disciplinas para oferecer aos alunos possibilidades de desenvolver competências que lhes permitam participar criticamente no mundo social, cultural e do trabalho.

  • B.

    deve ser desenvolvido sem o estudo dos fatos ou acontecimentos, sendo voltado para a análise das grandes estruturas e para a compreensão das mudanças que, ao longo do tempo, conferem sentido à vida das sociedades.

  • C.

    deve ser desenvolvido autonomamente, visto que a interdisciplinaridade não possibilita a percepção da ambiência e da temporalidade das ações humanas.

  • D.

    deve ser pautado pela prevalência dos pressupostos teóricometodológicos sobre a seleção e a organização dos conteúdos a serem ministrados, a fim de afastar a visão positivista comum a essa disciplina.

  • E.

    deve ser fundamentado na busca do desenvolvimento de competências socioafetivas, em detrimento de competências cognitivas, as quais incentivam a exacerbação do individualismo e a competitividade.

Uma categoria central do conhecimento histórico é a dimensão da temporalidade. Levar o aluno a compreender que o tempo histórico não é homogêneo, que comporta durações variadas, é uma importante competência para evitar o anacronismo, que consiste em

  • A.

    utilizar conceitos elaborados para determinada época.

  • B.

    estabelecer critérios particulares para o estudo de uma sociedade.

  • C.

    avaliar épocas distintas com critérios e conceitos distintos.

  • D.

    enfatizar a ação do indivíduo no transcurso do processo histórico.

  • E.

    atribuir às sociedades do passado nossos próprios sentimentos e razões.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...