Questões sobre História Geral

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Antissemitismo

(Vera S. Regert, em 2007, adaptado)

No período medieval, o antissemitismo apresentou um cunho diferenciado daquele de que temos notícia no século XX. Os judeus eram responsabilizados pelos mais diversos males e calamidades, acusados de serem o povo que “assassinou Jesus” e que fechou os ouvidos à “Boa nova” que Ele veio trazer ao mundo.

Entretanto, a influência "maléfica" atribuída aos judeus na Idade Média era entendida de forma periférica por aqueles que cultivavam esse preconceito, estando situada nas bordas sociais e espaciais e sendo relacionada diretamente com o aspecto teológico da cristandade em oposição ao judaísmo. Uma prova de que essa discriminação tinha um caráter exclusivamente religioso era a permissão para conversão religiosa de um judeu se ele se submetesse ao batismo cristão e renunciasse à sua "pervertida" religião. Esses motivos de aversão aos judeus, além de serem potencializados na Modernidade, vão ser acrescidos de outros fatores que inviabilizam a relação daqueles com os alemães no século XX: a raça como critério determinante de divisão entre esses dois povos (alemães e judeus). Ora, a raça é um elemento intrínseco ao povo judeu e, independentemente de quaisquer fatores, é imutável, pois está relacionada à descendência de cada indivíduo, à sua linhagem familiar.

Assim, os judeus, que jamais poderiam se tornar alemães, são considerados a causa central da desordem e da decadência da Alemanha pós-Primeira Guerra, que só poderá ser “salva” mediante o extermínio desses invasores e traidores. Essas ideias, na verdade, funcionaram como álibis e argumentos para justificar a perseguição aos judeus e convencer a sociedade da “necessidade” de seu sacrifício no Holocausto.

O antissemitismo não foi apenas uma manifestação isolada no espaço e tempo germânicos modernos, mas é, historicamente, desde a Idade Média até o Século das Luzes, uma ideia compartilhada tanto pela elite e pessoas importantes quanto pelas comuns. Alguns pesquisadores classificam o antissemitismo como um modelo cognitivo de “crenças, pontos de vista e valores que estruturam a conversação da sociedade, que, edificado socialmente, constituiu um aspecto integrante da cultura germânica e foi transmitido de geração a geração através das instituições responsáveis pela educação (família e demais entidades ligadas à socialização). Esse modelo cognitivo foi confirmado continuamente através dos contos folclóricos, da literatura, da imprensa popular, dos panfletos políticos e das caricaturas que forneciam uma imagem depreciativa sobre os judeus.

(Fonte: https://bit.ly/3nO37dK).

Nota: o presente texto possui a finalidade exclusiva de ser objeto de análise para a resolução de questões neste instrumento avaliativo. As informações ou opiniões aqui descritas não refletem a opinião do Instituto ADM&TEC. 
Leia o texto 'Antissemitismo' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. No período medieval, o antissemitismo apresentou um cunho semelhante àquele de que temos notícia no início do século XX, pois em ambos os casos se construiu um sentimento de ódio contra o povo judeu exclusivamente por motivos religiosos, conforme pode ser percebido a partir da leitura cuidadosa das informações do texto.
II. No início do século XX, os judeus foram considerados a causa central da desordem e da decadência da Alemanha pós-Primeira Guerra, que só poderia ser “salva” mediante o extermínio desses “invasores e traidores”, como se pode concluir a partir da análise das informações do texto.
III. Na Idade Média, os judeus eram responsabilizados pelos mais diversos males e calamidades, acusados de serem o povo que “assassinou Jesus” e que fechou os ouvidos à “Boa nova” que Ele veio trazer ao mundo, como se pode concluir a partir da leitura cuidadosa das informações do texto.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas

    D) Todas as afirmativas estão corretas

Sobre a divisão que se faz entre História e Pré-História, é correto afirmar que essa divisão:

    A) Trata-se de um processo interno ao conhecimento histórico que, não podendo compreender sociedades sem escrita, deixa a tarefa para outros cientistas.

    B) Trata-se de uma distinção social, indicando que as sociedades sem Estado e sem escrita estão fora da história.

    C) Trata-se de uma distinção cientifica que procura diferenciar as sociedades estáticas e imutáveis das sociedades dinâmicas e transformadoras.

    D) Trata-se de uma divisão convencional que utiliza a escrita como critério para distinguir as sociedades humanas para efeito do estudo da história.

Os Eupátridas, os Metecos e os Escravos são classes sociais pertencentes a:

    A) Constantinopla, no domínio do comércio mediterrâneo.

    B) Esparta, no auge do militarismo.

    C) Atenas, no período democrático.

    D) Roma, no período de expansão republicana.

Um professor de História que deseja desenvolver a temática “o período entre guerras” com os alunos deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:

    A) O fascismo italiano e as ditaduras do pós-guerra.

    B) As repercussões das conquistas romanas.

    C) O Islão e seu contato com o Ocidente.

    D) A economia do Segundo Reinado: o café.

Assinale a alternativa correta sobre a estrutura econômica da Europa Feudal:

    A) A propriedade coletiva da terra era a base da economia feudal e ela assim foi mantida pelos camponeses até o término das Cruzadas.

    B) A indústria e o comércio foram as principais atividades econômicas durante a Idade Média.

    C) A sociedade feudal era, essencialmente, agrária e a terra, sua principal fonte de riquezas.

    D) A produção econômica estava mais concentrada nas cidades e nos monastérios do que nos próprios feudos.

Durante o Império Romano, o espetáculo dos gladiadores, assistido, nos anfiteatros, não se restringia à promoção de uma violência ilimitada, cujo fim fosse a morte dos combatentes. Nesse contexto, esse espetáculo:

    A) Homenageava o Imperador, associando-o à honra e à coragem do gladiador

    B) Favorecia a criação de uma elite guerreira que era utilizada para reprimir as revoltas nas províncias.

    C) Punia os criminosos utilizando a humilhação pública como método.

    D) Fundava o poder popular como princípio ao conceder as decisões ao público.

O Filósofo grego ________ nasceu em 384 a.C., na cidade antiga de Estagira, e morreu em 322 a.C. (aos 62 anos). Seus pensamentos filosóficos e ideias sobre a humanidade tem influências significativas na educação e no pensamento ocidental contemporâneo. Este filósofo é considerado o criador do pensamento lógico. Suas obras influenciaram também na teologia medieval da cristandade. Assinale a alternativa correta que preencha corretamente a lacuna que se apresenta no texto:

    A) Protágoras.

    B) Anaxágoras.

    C) Sócrates.

    D) Aristóteles.

Várias foram as formas de resistência de países africanos e asiáticos ao Imperialismo Europeu nos séculos XIX e XX. Dentre eles, destaca-se a Conferência de Bandungue. Qual alternativa contém uma afirmação incorreta sobre os princípios da conferência:

    A) reconhecimento da igualdade de todas as raças e nações;

    B) solução de todos os conflitos internacionais por meios pacíficos;

    C) respeito pela justiça e obrigações internacionais;

    D) aproximação do socialismo;

    E) estímulo aos interesses mútuos de cooperação.

Inúmeras foram as guerras realizadas na história da humanidade. Umas curtas, outras longas, umas com poucos mortos, outras com milhões. Com certeza, a maior no quesito mortes foi a segunda Guerra Mundial. Indique a alternativa que não é considerada uma de suas causas:

    A) Tratado de Versalhes;

    B) Corrida Armamentista;

    C) Revanchismo Francês frente a Alemanha;

    D) Imperialismo Italiano;

    E) o desejo do Japão em ter o domínio sobre a Ásia.

Em 2010 a humanidade assistiu perplexa a explosão de levantes populares que se iniciaram na África e se espalharam pelos países vizinhos e pelo Oriente Médio. Como a imprensa denominou esses levantes?

    A) Primavera de Praga;

    B) Primavera Islâmica;

    C) Primavera Árabe;

    D) Primavera Africana;

    E) Primavera Insular.

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