Questões sobre Teoria em História

Lista completa de Questões sobre Teoria em História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que concerne às noções de tempo histórico e de periodização, julgue os itens subsecutivos. A tradicional divisão da história humana em Idade Antiga, Idade Média e Idade Moderna surgiu com os eruditos renascentistas, mas a Idade Contemporânea surgiu apenas no século XIX, com a reorganização do ensino de história na França.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne às noções de tempo histórico e de periodização, julgue os itens subsecutivos. Considerando-se que a história é o conhecimento do passado, é correto afirmar que discutir o presente ou o futuro é uma questão de menor importância para a historiografia.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne às noções de tempo histórico e de periodização, julgue os itens subsecutivos. Em uma concepção mítica, comum na Antiguidade, a história é entendida como uma progressão linear em direção ao futuro, enquanto a historiografia científica, surgida a partir do século XIX, entende a trajetória temporal do homem como um círculo que retorna ao mesmo ponto após um determinado período.

  • C. Certo
  • E. Errado

“Tudo tem história”, afirmou Haldane. Assim, tudo tem um passado que pode ser reconstruído. Com base nessa afirmativa, analise as proposições abaixo sobre a Nova História e marque a resposta correta.

I. A Nova História, herdeira direta do marxismo, nasceu como opositora ao paradigma historiográfico tradicional.

II. O movimento conhecido por “história vista de baixo” atribui importância decisiva à participação de pessoas comuns quando da reconstituição do passado.

III. Devido à sua aproximação com outras ciências sociais, a Nova História inaugurou uma escrita despreocupada com os problemas de método e de interpretação.

  • A. Somente I está correta;
  • B. Somente II está correta;
  • C. Somente III está correta;
  • D. Somente I e II estão corretas;
  • E. Somente I e III estão corretas.

Sobre a História Social, analise as afirmativas e marque a opção correta.

I. No âmbito do conceito, o termo social tem sido empregado na perspectiva de contemplar a diversidade das ações humanas, sobretudo no que se refere aos usos, aos costumes e à vida cotidiana.

II. A história social surgiu para referir-se às classes inferiores e aos seus movimentos.

III. A história social é um compartimento da história e seus objetos de estudos devem ser analisados isoladamente.

  • A. Somente I é verdadeira.
  • B. Somente II é verdadeira.
  • C. Somente III é verdadeira.
  • D. Somente I e II são verdadeiras.
  • E. Somente II e III são verdadeiras.

Tendo o texto acima como referência inicial, é correto afirmar que a história, como disciplina,

  • A.

    resgata a verdade acerca do passado.

  • B.

    inventa a cultura social.

  • C.

    constrói o futuro.

  • D.

    dá sentido ao passado das sociedades humanas.

  • E.

    determina as identidades dos indivíduos.

Ainda com relação ao texto apresentado, e considerando a História como disciplina, assinale a opção correta.

  • A.

    Com relação aos direitos humanos, a narrativa da História permite comprovar um desrespeito milenar.

  • B.

    Sobre o meio ambiente, a narrativa da História mostra a insensibilidade dos antepassados com relação à sua preservação.

  • C. Do ponto de vista dos regionalismos, a narrativa da História tem a capacidade de alimentar os separatismos.
  • D.

    Sobre a diversidade étnico-racial, a narrativa da História constitui a possibilidade de erradicar o racismo no presente.

  • E.

    No que se refere às questões de gênero, a narrativa da História deve explicar as origens da discriminação.

Direitos sociais, humanos, civis e políticos são importantes para o desenvolvimento do trabalho do professor de história em sala de aula, o que fortalece um conceito básico dessa disciplina denominado

  • A.

    memória.

  • B.

    cultura.

  • C.

    poder.

  • D.

    trabalho.

  • E.

    cidadania.

A moderna concepção de história e a sua inserção na educação escolar subordinam-se à ideia de que

  • A.

    o objeto da história são as relações humanas no tempo e no espaço.

  • B.

    as bases teóricas e os procedimentos metodológicos superam o domínio cognitivo.

  • C.

    textos analíticos e interpretativos reduzem a capacidade de aprendizado na educação básica.

  • D.

    os processos históricos são determinados por forças externas às ações humanas.

  • E.

    a escrita é a linguagem que possibilita a construção do conhecimento.

No que se refere às cidades na Europa ocidental entre a Idade Média e a Modernidade, julgue os itens a seguir.

A centralização do poder real no fim da Idade Média ocorreu concomitantemente à ampliação da burocracia, fenômeno que obrigou o monarca a fixar a máquina do Estado em um local específico e contribuiu para o surgimento da noção de cidade capital.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...