Questões sobre Teoria em História

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Com relação à historiografia moderna, considere as seguintes afirmações.

I. Leopold von Ranke, um dos principais expoentes do historicismo alemão no século XIX, considerava a história uma forma de ciência ocupada em relatar o passado tal como efetivamente ocorreu, desconsiderando os elementos artísticos em sua narrativa.

II. Jules Michelet, pertencente à chamada "escola metódica" francesa iniciada na Terceira República, preconizava a distância entre passado e presente e o apagamento dos traços subjetivos do historiador na elaboração do seu relato histórico.

III. Estudioso da história da civilização na Inglaterra, Henry Thomas Buckle defendia a incorporação de elementos das ciências naturais no estudo da história por considerar a influência exercida pelas “leis físicas” sobre a organização das sociedades.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas III.
  • D. Apenas I e II.
  • E. Apenas II e III.

Sobre a historiografia brasileira nos séculos XIX e XX, assinale a alternativa correta.

  • A. Criado no mesmo ano de fundação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), o Arquivo Público do Império atuava, desde sua criação, na organização e na guarda exclusiva dos documentos históricos coletados pelos membros do IHGB.
  • B. Com a instituição da Academia Brasileira de Letras, estabeleceu-se no Brasil a distinção de campos disciplinares entre a história e a literatura, obrigando historiadores e literatos a fazerem parte da agremiação mais condizente com sua atuação letrada.
  • C. A tradição do ensaio histórico nas primeiras décadas do século XX reforçou os padrões da crítica documental estabelecidos pela historiografia imperial, em detrimento de uma abordagem sintética sobre o processo de formação histórica do Brasil.
  • D. Na década de 1930, a criação das universidades e a concomitante implementação de Programas de Pós- Graduação em História contribuíram para a consolidação e para o desenvolvimento teórico da disciplina.
  • E. A produção historiográfica sul-rio-grandense pode ser caracterizada pela distinção entre uma matriz platina, que situa o Rio Grande do Sul dentro do processo histórico na região do Prata, e uma matriz lusitana, que enfatiza a influência da cultura portuguesa.

Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmações, relativas à historiografia no século XX.

( ) Fundado em 1929 por Marc Bloch, Lucien Febvre e Fernand Braudel, o movimento historiográfico ligado à revista Annales d'histoire économique et sociale propunha uma abordagem na qual dialogassem diversos campos das ciências sociais, como a economia, a geografia, a sociologia e a psicologia social.

( ) Nova história é o termo utilizado para se referir ao grupo de historiadores norte-americanos que no começo do século XX procurou renovar os estudos historiográficos a partir da ampliação dos temas de pesquisa para além da história política e constitucional.

( ) A chamada Escola de Cambridge, tendo como expoente teórico o historiador Quentin Skinner, caracteriza-se como uma corrente da história intelectual voltada para o estudo das ideias filosóficas, considerando-as como ideias perenes independentes dos autores que as elaboraram.

( ) A preocupação com as variações na escala de observação dos objetos históricos, bem como a consideração do caráter irredutível da ação individual em relação às regras sociais e a atenção ao papel das contradições sociais que engendram mudanças na sociedade são características da Microhistória de origem italiana.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  • A. V – V – V – F.
  • B. V – V – V – F.
  • C. V – F – F – V.
  • D. F – V – F – V.
  • E. F – F – V – V.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente os elementos imprescindíveis para a pesquisa histórica contemporânea.

  • A. Elaboração de projeto, aprovação em comitê de ética, designação de equipe.
  • B. Localização de fontes históricas, recorte cronológico, definição de um problema de pesquisa.
  • C. Delimitação temática, autorização jurídica, aprovação de financiamento.
  • D. Registro em universidade, enumeração dos objetivos, levantamento bibliográfico.
  • E. Crítica documental, elaboração de hipótese, fontes manuscritas.

No bloco superior, abaixo, estão listados cinco nomes de abordagem historiográfica ou de técnica de pesquisa; no inferior, a descrição de quatro delas. Associe adequadamente o bloco superior ao inferior.

1. Paleografia

2. Cliometria

3. Heurística

4. Prosopografia histórica

5. Demografia histórica

( ) Pesquisa quantitativa de séries econômicas a partir de modelos matemáticos.

( ) Localização e organização do acervo de fontes históricas.

( ) Estudo das formas antigas de escrita, considerando sua datação e decifração.

( ) Investigação a partir de análises de carreira ou de biografias coletivas.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  • A. 2 –3 – 1 – 4.
  • B. 2 –3 – 1 – 5.
  • C. 3 –1 – 4 – 5.
  • D. 3 –2 – 1 – 4.
  • E. 4 –1 – 3 – 2.

Com relação à noção de documento histórico, à noção de arquivo e aos espaços de atuação dos historiadores no Brasil contemporâneo, considere as seguintes afirmações.

I. Assim como os métodos e técnicas de pesquisa são historicamente definidos, a compreensão do que é um documento histórico depende do contexto e da sociedade em que o historiador atua.

II. A noção de arquivo histórico é restrita ao acervo no qual são conservados documentos de caráter público produzidos há pelo menos 30 anos, desde que seu acesso seja garantido pela legislação referente ao acesso à informação.

III. A atuação dos historiadores em arquivos não é recomendada em função de interdições legais que exigem a formação em Arquivologia para o trabalho de organização e manutenção de acervos.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas III.
  • D. Apenas I e II.
  • E. Apenas I e III.

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta referente às relações entre história, historiografia e cidadania no Brasil atual.

  • A. O projeto de Lei n.º 4.699/2012, que regulamenta a profissão do historiador, procura também garantir aos portadores de diploma em História o livre acesso aos documentos guardados sob sigilo institucional.
  • B. A multiplicação dos temas de pesquisa em história é um obstáculo ao processo de construção da cidadania, a qual depende de uma abordagem unificadora que privilegie o tema da identidade nacional.
  • C. A Associação Nacional de História (ANPUH) é a entidade máxima que define os parâmetros éticos e legais da conduta dos historiadores atuantes no território brasileiro.
  • D. As formas de atuação dos historiadores fora das instituições de ensino não pressupõem atividades de coleta, organização e manutenção de acervos históricos.
  • E. O debate em torno de ações afirmativas como a adoção de cotas raciais nas universidades valeuse do conhecimento histórico acerca da escravidão no Brasil.

Em sua obra “Uma Introdução à História”, Cardoso (1982) coteja duas perspectivas filosóficas, importantes ao longo do século XIX e até as primeiras décadas do século XX, que tiveram forte influência sobre o fazer historiográfico: o Positivismo, de Auguste Comte, e o Historicismo, de Wilhelm Windelband, Rickert e Dilthey. As repercussões do Historicismo sobre a produção do conhecimento histórico, segundo o autor, foram:

  • A. o predomínio de uma perspectiva idealista dos fatos históricos que serviu como uma espécie de freio para a construção da história como ciência
  • B. o crescimento de um realismo ontológico que ocasionou uma valorização extrema da história documental, baseada em documentos ofi ciais escritos
  • C. o desenvolvimento de uma abordagem da evolução humana pautada por etapas fixas e estanques – um período teológico, um metafísico e outro positivo
  • D. a difusão da ideia da inexistência de fronteiras estritas entre as ciências sociais e o respeito as especificidades históricas de cada época e sociedade
  • E. a afirmação da necessidade de uma síntese global que explique, ao mesmo tempo, as articulações entre os níveis que fazem da sociedade humana uma totalidade estruturada e às especificidades no desenvolvimento de cada nível

Em sua discussão acerca da cientificidade do conhecimento histórico, Cardoso (1982) aponta duas perspectivas diametralmente opostas sobre o tema: a do neopositivista Colin Patterson e a do materialismo histórico e dialético, de Marx e Engels. A visão de Patterson, de acordo com o autor, sobre a questão da história como ciência é:

  • A. A História é uma ciência, mas com baixíssimo grau de cientificidade, se comparada à Física ou à Biologia.
  • B. A História não é e nem pode ser uma ciência.
  • C. A História é a rainha das ciências antropológicas.
  • D. A História é menos científica do que a Física, mas mais científica do que a Biologia.
  • E. O método dialético aplicado à História deu ao conhecimento histórico o caráter de um saber estruturado em moldes científicos.

Em relação ao século XVIII, julgue os itens seguintes. Na historiografia, é comum encontrar qualificativos para o Iluminismo em Portugal, como iluminismo católico, ilustração de compromisso, iluminismo de Estado ou mesmo luzes mitigadas e fraco iluminismo. Isso se deve à ênfase de alguns filósofos franceses — matrizes de uma interpretação genérica do Iluminismo — identificados com o anticlericalismo e a oposição ao absolutismo, o que não ocorreu no país ibérico.

  • C. Certo
  • E. Errado
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