Questões de Jornalismo da COPESE / UFPI

Lista completa de Questões de Jornalismo da COPESE / UFPI para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Dentre as Teorias da Comunicação e do Jornalismo expostas abaixo, apenas uma pressupõe que as notícias assumem um formato em função da lógica industrial e empresarial que as conformam, levando em conta as rotinas empregadas na produção jornalística. Sobre esse assunto, marque a opção que se refere à teoria comentada.

    A) Agenda Setting.

    B) Teoria Empírico-Experimental.

    C) Teoria do Espelho.

    D) Teoria Hipodérmica.

    E) Newsmaking.

Na visão do professor Antônio Fausto Neto, em entrevista que concedeu para a IHU On-Line (2009), a midiatização pode ser conceituada como “a emergência e o desenvolvimento de fenômenos técnicos transformados em meios, que se instauram intensa e aceleradamente na sociedade, alterando os atuais processos sócio-técnico-discursivos de produção, circulação e de recepção de mensagens”. Ele considera que a midiatização produz mutações na ambiência, nos processos, nos produtos e nas interações entre os indivíduos, na organização e nas instituições sociais. Assim, segundo Fausto Neto (2009), “trata-se de ascendência de uma determina realidade que se expande e se interioriza sobre a própria experiência humana, tendo como referência a própria existência da cultura e da lógica midiáticas”.
Conforme o pensamento do autor citado, marque a opção CORRETA.

    A) A midiatização é um processo que trata exclusivamente do excesso de divulgação de notícias pela mídia.

    B) A midiatização impõe uma referência das práticas midiáticas sobre o conjunto da sociedade.

    C) A midiatização requer habilidades e competências dos indivíduos que só são adquiridas em cursos universitários.

    D) A midiatização não tem relação com o conjunto das práticas sociais, políticas e culturais.

    E) A midiatização é um processo passageiro que diz respeito ao uso de mídias sociais em campanhas eleitorais.

Em uma época marcada pela profusão de Fake News, cada vez mais se torna importante observar o que determina o Artigo 12 do Código de Ética do Jornalista. Com base nisso, marque a opção abaixo que NÃO reflete um dever do jornalista.

    A) Ressalvadas as especificidades da assessoria de imprensa, ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, o maior número de pessoas e instituições envolvidas em uma cobertura jornalística, principalmente aquelas que são objeto de acusações não suficientemente demonstradas ou verificadas.

    B) Buscar provas que fundamentem as informações de interesse público.

    C) Informar claramente à sociedade quando suas matérias tiverem caráter publicitário ou decorrerem de patrocínios ou promoções.

    D) Acatar alterações nas imagens captadas, não informando ao público o eventual uso de recursos de fotomontagem, edição de imagem, reconstituição de áudio ou quaisquer outras manipulações.

    E) Promover a retificação das informações que se revelem falsas ou inexatas e defender o direito de resposta às pessoas ou organizações envolvidas ou mencionadas em matérias de sua autoria ou por cuja publicação foi o responsável.

Marque a definição abaixo que se aplica a uma web-reportagem multimídia.

    A) É um produto informacional que agrega elementos das mídias tradicionais num só suporte e que se configura como um reflexo da influência das tecnologias de comunicação na produção jornalística atual.

    B) É a mera transposição da reportagem dos meios tradicionais para a web.

    C) É a produção de textos em série, para publicação em diversos veículos.

    D) É a publicação de notícias diversas sobre um mesmo assunto, elaboradas por diferentes jornalistas.

    E) É uma reportagem produzida para um house-organ, com participação de todos que integram a equipe da assessoria de imprensa.

De acordo com o Artigo 6º do Código de Ética do Jornalista, marque a única opção que corresponde a um dever desse profissional.

    A) Acatar o autoritarismo, a censura e a opressão, bem como ignorar os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, quando isso for justificado pelo Governo.

    B) Divulgar os fatos e as informações de interesse público.

    C)

    Combater a livre manifestação de pensamento e de expressão, em casos de calamidade pública.



    D) Não denunciar quaisquer formas de corrupção, em especial quando exercidas com o objetivo de controlar a informação.

    E) Ignorar o direito à intimidade, à privacidade, à honra e à imagem do cidadão que está passando por investigação policial.

Marque a opção abaixo que NÃO corresponde a um podcast.

    A) Podcast é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet.

    B) O conteúdo do podcast pode ser variado, normalmente com o propósito de transmitir informações.

    C) Qualquer usuário da internet pode criar um podcast.

    D) Todo podcast é opinativo e só pode ser acessado no momento em que é publicado nas redes digitais.

    E) Um podcast é parecido com um programa de rádio, mas a diferença está no fato de ser disponibilizado na internet.

Marque a opção abaixo que corresponde a um gênero do jornalismo que confere extensão e aprofundamento à notícia, com maior rigor na apuração de dados, na consulta às fontes, no planejamento e na redação do texto. Esse mesmo gênero possibilita o uso de extensa série de recursos editoriais e a humanização da narrativa, podendo se concentrar em determinadas pessoas, situações ou aspectos das histórias, quebrando o fluxo linear da construção jornalística tradicional.

    A) Entrevista.

    B) Nota.

    C) Reportagem.

    D) Coluna.

    E) Artigo.

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, de 06 de novembro de 2019, o historiador Robert Darnton, da Universidade Harvard, afirma que as notícias falsas são relatadas pelo menos desde a Idade Antiga. Ele se refere ao Século VI, quando o historiador bizantino Procópio escreveu um texto contendo inverdades sobre o Imperador Justiniano e sobre outros Imperadores. Contudo, apesar de não traduzir um fenômeno novo, Fake News é um termo atual, usado para se referir a informações falsas publicadas como se fossem matérias jornalísticas e, sobretudo, divulgadas em redes sociais. Os efeitos nocivos da divulgação de Fake News provocou a criação, nos últimos anos, de agências com propósitos de verificar se uma notícia é verdadeira ou falsa.
Marque a opção correspondente às agências especializadas em checar a veracidade de notícias suspeitas e de boatos.

    A) Agência de propaganda

    B) Truth Agency

    C) Fact-checking

    D) Agência de informação

    E) News Market

De forma geral, a notícia é conceituada como um relato jornalístico de acontecimentos considerados relevantes para a compreensão do cotidiano. Nesse escopo conceitual, é importante frisar que uma notícia passa necessariamente por critérios jornalísticos que definem sua redação e sua publicação. Marque a opção abaixo que NÃO corresponde a um critério de definição da notícia.

    A) Atualidade

    B) Universalidade

    C) Proximidade

    D) Proeminência

    E) Falseabilidade

Giovanni Battista Líbero Badaró era um jornalista, político e médico formado pelas universidades de Turim e Pávia, na Itália. Ele chegou ao Brasil em 1826, estabelecendo-se em São Paulo, filiou-se à corrente liberal e participou de lutas políticas ligadas à independência. Líbero Badaró, que foi assassinado em 20 de novembro de 1830, publicou um jornal que defendia a liberdade de imprensa, lançava críticas ao Bispo, ao Ouvidor e ao Presidente da Província. Dentre as opções abaixo, marque aquela que corresponde ao periódico publicado pelo jornalista citado.

    A) O Observador Paulistano.

    B) Folha Paulistana.

    C) O Sentinela.

    D) O Observador Constitucional.

    E) Farol de São Paulo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...